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No hall do departamento de música: uma etnografia com estudantes de graduação em música da UDESC

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dc.contributor.advisor Cambria, Vincenzo
dc.contributor.author Pomar, Nira Azibeiro
dc.date.accessioned 2021-05-07T21:39:54Z
dc.date.available 2021-05-07T21:39:54Z
dc.date.issued 2020-10
dc.identifier.citation Pomar, Nira Azibeiro. No hall do departamento de música: uma etnografia com estudantes de graduação em música da UDESC. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13164
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title No hall do departamento de música: uma etnografia com estudantes de graduação em música da UDESC pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Cambria, Vincenzo
dc.contributor.referee Silva, José Alberto Salgado e
dc.contributor.referee Muller, Vânia Beatriz
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Music pt_BR
dc.subject.en Ethnomusicology pt_BR
dc.subject.en Ethnography pt_BR
dc.subject.en Undergraduate Courses in Music pt_BR
dc.description.abstracten This thesis is the result of a Master's research on exclusions in higher education in Music and presents the results of the ethnography carried out during the second semester of 2019 with undergraduate students in Music at the State University of Santa Catarina - Udesc, in order to identify what their musical practices on campus indicate in relation to the music that have access and space within the University, and in relation to the music that does not enter or does not find space. Structured in three main parts, the work is permeated by the concepts of coloniality, by Anibal Quijano, epistemicide, by Boaventura de Sousa Santos, and symbolic violence, by Pierre Bourdieu, which have in common the relations of domination and power. The first part encompasses the idea of the university as a space for experimentation, creation, encounters, exchanges, construction and legitimation of knowledge. The intermediate chapter deals with music at the university, the disputes and negotiations of power within the undergraduate courses, addresses the issue of coloniality and epistemicides in music education, hierarchies, differences and musical diversity at the university. The last part is about ethnic-racial, socioeconomic and gender issues, as well as the relationship between these issues with the exclusions and the musical knowledge produced, recognized and legitimized by universities. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação é fruto de uma pesquisa de Mestrado sobre exclusões no ensino superior de Música e apresenta os resultados da etnografia realizada durante o segundo semestre de 2019 com estudantes de graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc, com o objetivo de identificar o que suas práticas musicais no campus apontam em relação às músicas que têm acesso e espaço dentro da Universidade e em relação às músicas que não entram ou não encontram espaço. Estruturado em três partes principais, o trabalho é permeado pelos conceitos de colonialidade, de Anibal Quijano, epistemicídio, de Boaventura de Sousa Santos, e violência simbólica, de Pierre Bourdieu, que têm em comum as relações de dominação e poder. A primeira parte engloba a ideia da universidade como espaço de experimentação, criação, encontros, trocas, construção e legitimação do conhecimento. O capítulo intermediário trata da própria música na universidade, das disputas e negociações de poder na graduação, aborda a questão da colonialidade e epistemicídios no ensino de música, as hierarquizações, diferenças e diversidade musical na universidade. A última parte é sobre as questões étnico-raciais, socioeconômicas e de gênero e a relação entre essas questões com as exclusões e o conhecimento musical produzido, reconhecido e legitimado pelas universidades. pt_BR
dc.subject.pt Música pt_BR
dc.subject.pt Etnomusicologia pt_BR
dc.subject.pt Etnografia pt_BR
dc.subject.pt Graduação em Música pt_BR


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