dc.contributor.advisor |
Cambria, Vincenzo |
|
dc.contributor.author |
Pomar, Nira Azibeiro |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-07T21:39:54Z |
|
dc.date.available |
2021-05-07T21:39:54Z |
|
dc.date.issued |
2020-10 |
|
dc.identifier.citation |
Pomar, Nira Azibeiro. No hall do departamento de música: uma etnografia com estudantes de graduação em música da UDESC. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13164 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
No hall do departamento de música: uma etnografia com estudantes de graduação em música da UDESC |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Cambria, Vincenzo |
|
dc.contributor.referee |
Silva, José Alberto Salgado e |
|
dc.contributor.referee |
Muller, Vânia Beatriz |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ethnomusicology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ethnography |
pt_BR |
dc.subject.en |
Undergraduate Courses in Music |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis is the result of a Master's research on exclusions in higher education in Music and presents the results of the ethnography carried out during the second semester of 2019 with undergraduate students in Music at the State University of Santa Catarina - Udesc, in order to identify what their musical practices on campus indicate in relation to the music that have access and space within the University, and in relation to the music that does not enter or does not find space. Structured in three main parts, the work is permeated by the concepts of coloniality, by Anibal Quijano, epistemicide, by Boaventura de Sousa Santos, and symbolic violence, by Pierre Bourdieu, which have in common the relations of domination and power. The first part encompasses the idea of the university as a space for experimentation, creation, encounters, exchanges, construction and legitimation of knowledge. The intermediate chapter deals with music at the university, the disputes and negotiations of power within the undergraduate courses, addresses the issue of coloniality and epistemicides in music education, hierarchies, differences and musical diversity at the university. The last part is about ethnic-racial, socioeconomic and gender issues, as well as the relationship between these issues with the exclusions and the musical knowledge produced, recognized and legitimized by universities. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação é fruto de uma pesquisa de Mestrado sobre exclusões no ensino superior de Música e apresenta os resultados da etnografia realizada durante o segundo semestre de 2019 com estudantes de graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc, com o objetivo de identificar o que suas práticas musicais no campus apontam em relação às músicas que têm acesso e espaço dentro da Universidade e em relação às músicas que não entram ou não encontram espaço. Estruturado em três partes principais, o trabalho é permeado pelos conceitos de colonialidade, de Anibal Quijano, epistemicídio, de Boaventura de Sousa Santos, e violência simbólica, de Pierre Bourdieu, que têm em comum as relações de dominação e poder. A primeira parte engloba a ideia da universidade como espaço de experimentação, criação, encontros, trocas, construção e legitimação do conhecimento. O capítulo intermediário trata da própria música na universidade, das disputas e negociações de poder na graduação, aborda a questão da colonialidade e epistemicídios no ensino de música, as hierarquizações, diferenças e diversidade musical na universidade. A última parte é sobre as questões étnico-raciais, socioeconômicas e de gênero e a relação entre essas questões com as exclusões e o conhecimento musical produzido, reconhecido e legitimado pelas universidades. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Etnomusicologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Etnografia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Graduação em Música |
pt_BR |