dc.contributor.advisor |
Quaranta, Daniel Eduardo |
|
dc.contributor.author |
David, Pedro Leal |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-07T21:39:59Z |
|
dc.date.available |
2021-05-07T21:39:59Z |
|
dc.date.issued |
2021-01 |
|
dc.identifier.citation |
David, Pedro Leal. Trago notícias de outro lugar: produção de sentido na composição de uma peça de música-teatro. 2021. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13165 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Trago notícias de outro lugar: produção de sentido na composição de uma peça de música-teatro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Quaranta, Daniel Eduardo |
|
dc.contributor.referee |
Gubernikoff, Carole |
|
dc.contributor.referee |
Catanzaro, Tatiana |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
composition |
pt_BR |
dc.subject.en |
Artistic Research in Music |
pt_BR |
dc.subject.en |
production of meaning |
pt_BR |
dc.subject.en |
music-theater intertextuality |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation presents the results of a theoretical-practical investigation in composition that aimed to consider the production of meaning in music, in the elaboration of a music-theater piece. Based on the methodology termed “Artistic Research” in music, a cycle of production-investigation was created among theoretical study, compositional practice and reflection on the composite material from which a toolbox was extracted, coherent with the expressive objectives of the piece. These tools tested both in analysis, and in composition and theoretical reflection, are concepts from the field of musical semiotics that treat the production of meaning in music beyond formalism and structuralism, in dialogue with other fields of knowledge, such as literary and intertextuality studies. Among these concepts, the musical sign and its operation as a symbol, icon and index stand out. Between these concepts, the one of musical sign stands out, articulates also to the concepts of diagram and sign world, both proposed by Difference Philosophy of Giles Deleuze. It is not a question of thinking about music exclusively as a series of signs, but of mapping and creating a dynamic of meaning with which a compositional poetics can be structured, establishing relationships between music and other artistic expressions. Along these lines, the process of scriptwriting and dramaturgy of the piece was mapped, which has as its origin in the life and work of the Sergipe-born engraver Manuel Messias dos Santos. I bring news from elsewhere was composed for violin, electronics and voice and intended to be presented with sound, images and scenery, but in the context of the new coronavirus pandemics, a 33-minutes, 33-seconds audiovisual version was created and presented. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação teórico-prática em composição que teve por objetivo pensar a produção de sentido em música na criação de uma peça de música-teatro. Tendo por base metodológica a Pesquisa Artística em Música, foi criado um ciclo de produção-investigação entre estudo teórico, prática composicional e reflexão sobre o material composto, do qual se extraiu uma caixa de ferramentas coerente com os objetivos expressivos da peça. As ferramentas desta caixa, testadas na composição e reflexão teórica, são conceitos oriundos do campo da semiótica musical que pensam a produção de sentido em música para além do formalismo e do estruturalismo, em diálogo com outros campos do conhecimento, como os estudos literários e de intertextualidade. Entre estes conceitos, destaca-se o de signo musical, que foi articulado também aos conceitos de diagrama e à ideia de mundo sígnico proposto pela filosofia da diferença de Gilles Deleuze. Não se trata de pensar a música exclusivamente como uma cadeia de signos, mas de mapear e criar uma dinâmica de significação com a qual se pode estruturar uma poética composicional e estabelecer relações entre a música e outras expressões artísticas. Neste percurso, foi também produzido um mapeamento do processo de roteirização e dramaturgia da peça, que tem por tema a vida e a obra do gravurista sergipano Manuel Messias dos Santos. Trago notícias de outro lugar foi composta para violino, eletrônica e vozes, para ser apresentada ao vivo, com som, imagens e cena, mas no contexto da pandemia do novo coronavírus, foi criada e exibida uma versão audiovisual do trabalho, com 31 minutos e 33 segundos de duração. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Composição |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pesquisa Artística em Música |
pt_BR |
dc.subject.pt |
produção de sentido em música |
pt_BR |