dc.contributor.advisor |
Orrico, Evelyn Goyannes Dill |
|
dc.contributor.author |
Monteiro, Francisco Daniel da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-12T21:44:30Z |
|
dc.date.available |
2021-05-12T21:44:30Z |
|
dc.date.issued |
2021-04-29 |
|
dc.identifier.citation |
MONTEIRO, Francisco Daniel da Silva. Fake News: Estratégias discursivas e de Memória utilizadas nas Redes Sociais durante o embate político-eleitoral no Brasil de 2018. 120 f. 2021. Dissertação (Mestrado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13174 |
|
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Fake news: Estratégias discursivas e de memória utilizadas nas redes sociais durante o embate político-eleitoral no Brasil de 2018 |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Fake news: discursive and memory strategies used in social networks during the political-electoral fight in Brazil 2018 |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Orrico, Evelyn Goyannes Dill |
|
dc.contributor.referee |
Farias, Francisco Ramos de |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Silmara Dela |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.en |
Discourse |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Fake News |
pt_BR |
dc.subject.en |
Post-Truth |
pt_BR |
dc.subject.en |
Elections |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The term fake news was popularized in Brazil during the nation’s 2018 presidential election. At that time, the spread of news through social networks grew markedly and proved to be a powerful instrument of provocation and incitement for mass political debate. As a result, much is speculated about the capacity of fake news to influence people and on the possibility of fake news being decisive to the result of the election itself. This dissertation on Social Memory focuses on investigating incidents of fake news that occurred in the run up to the election in 2018, in order to determine whether this fake news can be characterized as a problem to the memory, by creating new collective and individual memories and affecting the construction and reconstruction processes of memory. In addition, the work seeks to understand why certain untruthful news stories become fake news, and others, which are equally untruthful, do not; and furthermore, to understand the discursive formation of a fake news article and to identify its discursive elements. The theoretical and methodological framework of this research paper is
based on the discourse analysis, by the French academic Pêcheux, analyzing fake news
discourses, in order to identify in which networks of discursive meanings they are inserted, and to extract, from these discourses, recurring elements that help to determine the main
characteristics of these fake news articles disseminated during the election campaign. This research paper reveals the way the authors of the fake news constructed a discourse of immoralities that were anchored to the discursive formation of the archetypal Brazilian
Christian family. It concludes that fake news produces a sensory effect within a perceived
symbolism, pertaining to communal understanding; In general, fake news works as a sense manipulation system in order to influence opinions and reinforce beliefs. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O termo fake news se popularizou no Brasil durante o período de eleições presidenciais de 2018. Durante esse período, o ato de se espalharem notícias com auxílio das redes sociais cresceu exponencialmente e demonstrou ser um poderoso instrumento de provocação e incitação para o debate político em massa. Com isso, muito se especula sobre a capacidade de convencimento dessas fake news e sobre a possibilidade de terem sido determinantes para o resultado final no pleito eleitoral presidencial. Este trabalho de dissertação em Memória Social preocupou-se em investigar os casos de fake news ocorridos durante o período eleitoral em 2018, a fim de determinar se essas fake news podem se caracterizar como um problema à memória, capazes de criar novas memórias coletivas e individuais e afetar os processos de construção e reconstrução
da memória. Além disso, o trabalho procurou compreender o porquê de determinadas notícias mentirosas se tornarem fake news e outras, igualmente mentirosas, não; e ainda depreender a formação discursiva de uma fake news e identificar seus elementos discursivos. O marco teórico-metodológico deste trabalho se pautou pela análise de discurso (AD) de vertente francesa pecheutiana, analisando os discursos de fake news, a fim de identificar em que redes de sentidos discursivos se inserem e extrair, desses discursos, elementos recorrentes que ajudem a determinar as principais características dessas fake news disseminadas durante o período eleitoral. A pesquisa revelou a construção de uma formação discursiva das imoralidades ancorada em outra formação discursiva, da família cristã Brasileira. Constatou-se que essas fake news produzem seus efeitos de sentido em imaginário simbólico já conhecido, constituindo o senso comum. De modo geral, as fake news funcionam como um sistema de manipulação de sentidos a fim de influenciar opiniões e reforçar crenças. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Discurso |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fake News |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pós-verdade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Eleições |
pt_BR |