dc.contributor.advisor |
Lima, Marcelo Carneiro de |
|
dc.contributor.author |
ROCHA, Pitter Gabriel Maciel |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-19T19:42:40Z |
|
dc.date.available |
2021-05-19T19:42:40Z |
|
dc.date.issued |
2021-02 |
|
dc.identifier.citation |
ROCHA, P. G. M.. O som afrofuturista: elaboração da ficção sônica Impactitos por Disco Duro. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13177 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O som afrofuturista: elaboração da ficção sônica Impactitos por Disco Duro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lima, Marcelo Carneiro de |
|
dc.contributor.referee |
Diaz, Bryan Holmes |
|
dc.contributor.referee |
Freitas, Kênia Cardoso Vilaça de |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
afrofuturism |
pt_BR |
dc.subject.en |
afrodiasporic music |
pt_BR |
dc.subject.en |
creative process |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Studies concerning the afrofuturist sound reinforce, in music and sound art fields, the black diaspora struggles in the American continent in support to its cultural, social, political and humane recognition. Takes the diversities into account while locating its productions and statements. Intending to contribute to the afrofuturists sound studies, this thesis, starting from the discussions towards the thoughts, dynamics, and productions in afrofuturist scope. This dissertation investigates the relationship between sound and Afrofuturism, from the initial discussions that relate both terms. These discussions present the afrofuturistic sound as an open set of afrodiasporic sound practices in the 20th century, where fictional, technological, cultural dimensions and the experience of black life are intertwined in the works of the artists, proposing a counter-history of modern music, where developments and technical, technological and black musical language developments were ignored by traditional western musicology. This thesis aims both to contribute to the sound studies in music and sound art in the scope of afrofuturism, presenting a theoretical reflection that places it in time and space and the development of an artistic production entitled Impactitos in the artistic performance called Disco Duro. Supported by the discussions, the bibliography, films, and music around the afrofuturist sound Supported by discussions about afrofuturistic sound and the concept of sonic fiction, we relate the creative process of “Impactitos”, a sonic fiction elaborated from the “Manifesto Terracosmista” which explored the use of techniques and sound signatures of the afrodiasporic music that we had contact during the research, through readings and listening to discographies. At the end all those discussed and studied topics are reviewed in relation to the place they occupy today in our society. Conclude researche like this one have social-artistc and political functions that are essentials for nowadays society where antiracists, justice and equality practices are a pressing matter. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Os estudos a respeito do som afrofuturista vêm reforçar, no campo das artes sonoras e da música, as lutas contínuas da diáspora negra no continente americano em prol da sua afirmação cultural, política, social e humana. Considera as diversidades ao mesmo tempo em que localiza as produções e os discursos. Intencionando contribuir para os estudos do som afrofuturista, esta dissertação o investiga, a partir das discussões que relacionam o som com as reflexões, as dinâmicas e as produções afrofuturistas. Esta dissertação investiga a relação entre o som e o afrofuturismo, a partir das discussões que relacionam ambos os termos. Essas discussões apresentam o som afrofuturista como um conjunto aberto de práticas sonoras afrodiaspóricas no século XX, onde dimensões ficcionais, tecnológicas, culturais e da experiência da vida negra estão imbricadas nas obras dos artistas, propondo uma contra-história da música moderna onde desenvolvimentos e elaborações técnicas, tecnológicas e da linguagem musical negra foram ignoradas pela musicologia tradicional ocidental. Esta pesquisa visa contribuir para os estudos do som em produções musicais e artes sonoras no âmbito do afrofuturismo, produzindo tanto uma reflexão teórica que o situa no tempo e no espaço quanto uma produção artística denominada Impactitos que se dá na esfera de produção e performance autodenominada Disco Duro. Amparados pelas discussões, bibliografia, filmes, e músicas acerca do som afrofuturista relatamos o processo criativo de “Impactitos”, ficção sonora elaborada a partir do “Manifesto Terracosmista”, que explorou o uso de técnicas e assinaturas sonoras das músicas afrodiaspóricas que tivemos contato durante a pesquisa, através de leituras e escuta de discografias. Ao final, fazemos um balanço dos pontos estudados e discutidos em relação ao lugar que hoje ocupam na sociedade. Conclui que a importância de pesquisas acerca do som afrofuturista têm funções artístico-sociais e políticas imprescindíveis para a sociedade de hoje, cuja urgência de práticas antirracistas, de justiça e igualdade se fazem premente. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
afrofuturismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
música afrodiaspórica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
processo criativo |
pt_BR |