DSpace Repository

“Bota o tambor pra tocar/geral no embalo, esse batuque é funk”: processos afrodiaspóricos de organização sonora no funk carioca

Show simple item record

dc.contributor.advisor Palombini, Carlos
dc.contributor.author Moutinho, Renan Ribeiro
dc.date.accessioned 2021-05-19T19:42:53Z
dc.date.available 2021-05-19T19:42:53Z
dc.date.issued 2020-12
dc.identifier.citation Moutinho, Renan Ribeiro. “Bota o tambor pra tocar/geral no embalo, esse batuque é funk”: processos afrodiaspóricos de organização sonora no funk carioca. 2020. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pos-Graduacao em Musica, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13179
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title “Bota o tambor pra tocar/geral no embalo, esse batuque é funk”: processos afrodiaspóricos de organização sonora no funk carioca pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Facina, Adriana
dc.contributor.referee Palombini, Carlos
dc.contributor.referee Facina, Adriana
dc.contributor.referee Quaranta, Daniel
dc.contributor.referee Carneiro, Marcelo
dc.contributor.referee Novaes, Dennis
dc.contributor.referee Lopes, Adriana Carvalho
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Carioca funk pt_BR
dc.subject.en Afrodiasporic musical genres pt_BR
dc.subject.en Sound organization processes pt_BR
dc.subject.en Bantuisms pt_BR
dc.description.abstracten This thesis aims to elucidate the initial years of the creative organization process sound that originated the funk carioca. The corpus for analysis consists of musical genres enjoyed in suburban dances from the 1960s and the musical elements from Afro-Brazilian cultural manifestations such as capoeira and maculelê, which influenced this same circuit of musical production from the beginning of the 1990s. I use as sources principals a set of semi-structured interviews conducted with DJs, MCs, and music producers of the funk dance circuit as well as historical ethnography. The strategies methodologies enabled extensive data collection on discs, music genres, dances, equipment, and music production processes of the analyzed period. This made it possible to relate the sonorities (cultural inventory) present in suburban balls from 1969 with the beginning of musical production (common denominators and reinterpretation) of what became funk carioca (assimilation). The research allowed us to identify that the process of sound organization of the funk carioca musical genre keeps aesthetic and structural relationships with musical expressions of African diaspora related mainly to electro-funk, at first and with musical expressions of Bantu origin innovated in Brazil such as the rhythmic cycle of congo and the touch maculelê, in a second moment. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente tese tem por objetivo elucidar os anos iniciais do processo criativo de organização sonora que originou o funk carioca. O corpus para análise é constituído pelos gêneros musicais fruídos nos bailes suburbanos a partir da década de 1960 e pelos elementos musicais oriundos de manifestações culturais afro-brasileiras como a capoeira e o maculelê, que influenciaram esse mesmo circuito de produção musical a partir do início da década de 1990. Utilizo como fontes principais um conjunto de entrevistas semiestruturadas realizadas com DJs, MCs e com produtores musicais do circuito dos bailes funk além de etnografia histórica. As estratégias metodológicas possibilitaram extensa coleta de dados sobre discos, gêneros musicais, bailes, equipamentos e processos de produção musical do período analisado. Isso permitiu relacionar as sonoridades (inventário cultural) presentes nos bailes suburbanos a partir de 1969 com o início da produção musical (denominadores comuns e reinterpretação) do que veio a se tornar o funk carioca (assimilação). A pesquisa permitiu identificar que o processo de organização sonora do gênero musical funk carioca guarda relações estéticas e estruturais com expressões musicais da diáspora africana relacionadas principalmente com o electro-funk, em um primeiro momento e com expressões musicais de origem banto inovadas no Brasil como o ciclo rítmico do congo e o toque maculelê, em um segundo momento. pt_BR
dc.subject.pt Funk carioca pt_BR
dc.subject.pt Gêneros musicais afrodiaspóricos pt_BR
dc.subject.pt Processos de organização sonora pt_BR
dc.subject.pt Bantuísmos pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|