dc.contributor.advisor |
Requião, Luciana Pires de Sá |
|
dc.contributor.author |
Cotrim, Ricardo Murtinho Braga |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-07T21:22:58Z |
|
dc.date.available |
2021-06-07T21:22:58Z |
|
dc.date.issued |
2020-12 |
|
dc.identifier.citation |
Cotrim, Ricardo Murtinho Braga. Práticas Pedagógicas Criativas Musicais em Ambiente de Estúdio Eletroacústico: Experiência e Polisonia em sala de aula. 2020. Tese (Doutorado em música) - Programa de Pós-graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13185 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Práticas Pedagógicas Criativas Musicais em Ambiente de Estúdio Eletroacústico: Experiência e Polisonia em sala de aula |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Requião, Luciana Pires de Sá |
|
dc.contributor.referee |
Fernandes, José Nunes |
|
dc.contributor.referee |
Beltrame, Juciane Araldi |
|
dc.contributor.referee |
Marton, Silmara Lídia |
|
dc.contributor.referee |
Guedes, Alexandre Brasil de Matos |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Active music education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Eletroacoustic Studio |
pt_BR |
dc.subject.en |
Experience |
pt_BR |
dc.subject.en |
Polisonia |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research deals with music education mediated by audio production technologies. Its general objective is to investigate what creative musical pedagogical practices in an electroacoustic studio environment can contribute to the field of active music education in the classroom. The main objectives are focused on delimiting a specific field of music education mediated by audio production technologies, observing how students behave with the technical issues involved in creative processes in an electroacoustic studio environment, analyzing issues related to creative pedagogical processes in the classroom environment and verify the feasibility of a discipline aimed at teacher training in a music degree course. The empirical field of research consists of two classes in this course, where a program was applied to the object of the education process of this work: the creative musical pedagogical practices in an electroacoustic studio environment. These two classroom experiences provided the necessary data that this research proposes. Experience is a key word for the analysis of the creative pedagogical processes carried out, in the light of ideas of educational philosophers John Dewey and Jorge Larrosa, where we will seek to observe the potential of a confluence of ideas for contemporary music education. As a result of this research, the idea of Polisonia is presented, as a synthesis concept to deal with two fundamental dimensions of the issues raised here: the network of interactions established in the pedagogical process in the classroom and the possible functional structures of these processes, with also take the in the form of a graphic device, an analytical result of the experiments carried out in the classroom. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa trata de uma educação musical mediada por tecnologias de produção de áudio. Tem como objetivo geral investigar o que as práticas pedagógicas criativas musicais em ambiente de estúdio eletroacústico trazem de novo para o campo da educação musical ativa na sala de aula. Os objetivos específicos estão concentrados em delimitar um campo particular da educação musical mediada por tecnologias de produção de áudio, observar como os estudantes se comportam com as questões técnicas envolvidas nos processo criativos em ambiente de estúdio eletroacústico, analisar questões relativas aos processos pedagógicos criativos em sala de aula e verificar a viabilidade de uma disciplina voltada para a formação de professores em um curso de licenciatura em música. O campo empírico da pesquisa é composto por duas turmas deste curso, onde foi aplicado um programa voltado para o objeto de processo educacional deste trabalho: as práticas pedagógicas criativas musicais em ambiente de estúdio eletroacústico. Estas duas experiências em sala de aula forneceram os dados necessários para a investigação que esta pesquisa se propôs a fazer. Experiência é uma palavra chave para a análise dos processos pedagógicos criativos realizados, a luz de ideias dos filósofos da educação John Dewey e Jorge Larrosa, onde buscaremos observar potencialidades de uma confluência de ideias para uma educação musical contemporânea. Como resultado desta pesquisa é apresentada a ideia de Polisonia, como conceito-síntese para tratar de duas dimensões fundamentais das questões aqui levantadas: a rede de interações estabelecidas nos processos pedagógicos em sala de aula e as possíveis estruturas funcionais destes processos, que tomam também a forma de um dispositivo gráfico, resultado analítico das experiências realizadas em sala de aula. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação musical ativa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estúdio eletroacústico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Experiência |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Polisonia |
pt_BR |