dc.contributor.advisor |
Vetromilla, Clayton Daunis |
|
dc.contributor.author |
Berbert, Álisson Carvalho |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-07T21:28:36Z |
|
dc.date.available |
2021-06-07T21:28:36Z |
|
dc.date.issued |
2020-04 |
|
dc.identifier.citation |
Berber, Álisson Carvalho. Marcos Salles, Flausino Valle e Nicolo Paganini: análise comparativa entre caprichos e prelúdios para violino sol. Tese (Doutorado em música) - Programa de Pós-graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13187 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Marcos Salles, Flausino Valle e Nicolo Paganini: análise comparativa entre caprichos e prelúdios para violino sol |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Vetromilla, Clayton Daunis |
|
dc.contributor.referee |
Salles, Mariana Isdebski |
|
dc.contributor.referee |
Bosísio, Paulo Gustavo |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Edson Queiroz de |
|
dc.contributor.referee |
Lückman, Paulo Egídio |
|
dc.contributor.referee |
Berbert, Álisson Carvalho |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Comparative analysis |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical performance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Violin |
pt_BR |
dc.subject.en |
Nicolò Paganini’s 24 Caprices |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The violin’s autonomy was explored by several composers in the history of western classical music, such as Johann Paul von Westhoff (1656-1705), Heinrich Ignaz Franz von Bieber (1644-1704), Pietro Locatelli (1695-1764) e Johann Sebastian Bach (1685-1750). It was, however, with Nicolò Paganini (1782-1840) that instrumental virtuosity was elevated to much higher levels. Published in 1820, his 24 Caprices are considered an watershed in the violin history, influencying not only the music of the Romanticism, but also generations of violinists until today. In Brazil, the first known Brazilian collections of solo violin works are Marcos Salles’ (1885-1965) Caprichos para violino (1907-1909) and Flausino Vale’s (1894-1954) 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para violino só (1922-194?). Due to the similarity in form, virtuosity and in the titles – caprices and preludes –, and also to the familiarity with the paganinian repertoire by Salles and Vale, this research has as its main objective to investigate how Paganini’s technical features are present in this repertoire. As a strategy for verifying the presence of these elements in the Brazilian works, we comparatively analyze the elected compositions, having the procedures used by Paganini as reference. Still, we elaborated a table containing basic information of each studied piece, such as time and key signature, tempo, besides the topics under analysis and “other considerations” for labeling additional information, presenting, finally, a table that outlines all the collected data and the established correlations. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A autonomia do violino foi explorada por diversos compositores na história da música erudita ocidental, tais como Johann Paul von Westhoff (1656-1705), Heinrich Ignaz Franz von Bieber (1644-1704), Pietro Locatelli (1695-1764) e Johann Sebastian Bach (1685-1750). Foi, entretanto, a partir de Nicolò Paganini (1782-1840) que o virtuosismo instrumental se elevou a um patamar consideravelmente mais alto. Publicados em 1820, seus 24 Caprichos são considerados um divisor de águas na história do violino, influenciando não somente a música do Período Romântico, mas também gerações de violinistas até nossos dias. No Brasil, as primeiras coleções de obras para violino solo compostas por brasileiros de que temos ciência são os Caprichos para violino solo (1907-1909) de Marcos Salles (1885-1965) e os 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para violino só (1922-194?) de Flausino Vale (1894-1954). Devido à similaridade quanto à forma, o tratamento virtuosístico e os títulos – caprichos e prelúdios –, e também pela vivência com o repertório paganiniano por parte de Salles e Vale, a presente pesquisa tem como objetivo principal investigar de que maneira os traços técnico-violinísticos de Paganini estão presentes no repertório dos citados compositores-violinistas. Como estratégia para averiguar a presença destes elementos nas obras brasileiras, procede-se a uma análise comparativa das composições selecionadas, tendo como referência os procedimentos utilizados por Paganini. Ainda, elaborou-se uma tabela contendo informações básicas sobre cada peça estudada, como compasso, andamento e tonalidade, além dos tópicos em análise e “outras considerações” para o registro de informações adicionais, apresentando, por fim, um quadro que sintetiza as informações coletadas e as correlações estabelecidas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
24 Caprichos de Nicolò Paganini |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Caprichos para violino solo de Marcos Salles |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise comparativa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Práticas interpretativas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Violino |
pt_BR |