dc.contributor.advisor |
Tavares, Joana Ribeiro da Silva |
|
dc.contributor.author |
Duarte, Agatha Mendonça |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-07T21:29:35Z |
|
dc.date.available |
2021-06-07T21:29:35Z |
|
dc.date.issued |
2021-02 |
|
dc.identifier.citation |
Duarte, Agatha Mendonça. O Sistema de Chacras na Preparação Corporal: Da Sala de aula à cena profissional. 2021. 152 p. Dissertação (Mestrado). Centro de Letras e Artes. Programa de Pós Graduação em Arte Cênicas. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13189 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O Sistema de Chacras na Preparação Corporal: Da sala de aula à cena profissional |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Tavares, Joana Ribeiro da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Copeliovitch, Andrea |
|
dc.contributor.referee |
Keiserman, Nara Waldemar |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Practicing |
pt_BR |
dc.subject.en |
body preparation |
pt_BR |
dc.subject.en |
chakra system |
pt_BR |
dc.subject.en |
body/mind |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study aims options to a work for integration of an actor performer’s body/mind. This paper comes through a theoretical/practicing by following the chakra system as the guiding thread of investigations, during processes of body preparation in the performing arts – From the classroom to a professional scene. The theory of scholars such as Jerzy Grotowski, Antonin Artaud, Cassiano Sidow Quilici, Angel Vianna, and Klauss Vianna crossed with the thoughts and experiences of the preparers/researchers as Nara Keiserman, Cláudia Mele and Daniella Visco, constitute the basis for the research to continued practices for the scenic artist. From the notion of "self-care" (FOUCAULT,2006), a laboratory practicing with actors and students of scenic performance was carried out in Escola de Teatro Unirio. The dissertation comprises statements of the body preparers mentioned above and a critical approach of their performances which received, during the rehearsals, the chakra system in the preparation of the cast. Thus, by exploring different forms of perception, the developed research identified the preparation from the chakra system as a powerful tool for the development of the awareness of the processes that involve artistic creation. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação propõe caminhos para um trabalho de integração corpo/mente do ator-performer. A pesquisa se dá por um viés teórico/prático tendo o sistema de chacras como fio condutor das investigações, durante processos de preparação corporal nas artes cênicas - da sala de aula à cena profissional. As teorias de estudiosos como Jerzy Grotowski, Antonin Artaud, Cassiano Sidow Quilici, Angel Vianna e Klauss Vianna entrecruzadas com pensamentos e vivências das preparadoras/pesquisadoras Nara Keiserman, Cláudia Mele e Daniella Visco constituem a base para a pesquisa de práticas continuadas para o artista cênico. A partir da noção do “cuidado de si” (FOUCAULT,2006), uma prática laboratorial com atores e estudantes de atuação cênica foi realizada na Escola de Teatro Unirio. A dissertação compreende depoimentos das preparadoras corporais supracitadas e abordagem crítica de seus espetáculos que receberam, durante os ensaios, o sistema de chacras na preparação do elenco. Deste modo, ao explorar diferentes formas de percepção, a pesquisa desenvolvida identificou a preparação a partir do sistema de chacras como uma ferramenta potente para o desenvolvimento de uma consciência dos processos que envolvem a criação artística. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
treinamento |
pt_BR |
dc.subject.pt |
preparação corporal |
pt_BR |
dc.subject.pt |
sistema de chacras |
pt_BR |
dc.subject.pt |
corpo/mente |
pt_BR |