dc.contributor.advisor |
Reis, Angela de Castro |
|
dc.contributor.author |
Cunha, Arnaldo Marques da |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-07T21:29:51Z |
|
dc.date.available |
2021-06-07T21:29:51Z |
|
dc.date.issued |
2019-11 |
|
dc.identifier.citation |
Cunha, Arnaldo Marques da. A Comunidade (MAM-RJ,1968-1971): do saldo moderno para o salto experimental na cena carioca. 2019. 163 p. Dissertação (Mestrado). Centro de Letras e Artes. Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13190 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A Comunidade (MAM-RJ,1968-1971): do saldo moderno para o salto experimental na cena carioca |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Reis, Angela de Castro |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Daniel Marques da |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Elza Maria Ferraz de |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Modern Theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
Experimentalism |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theater in Rio |
pt_BR |
dc.subject.en |
A Comunidade |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study aims to explain the theatrical context in Rio de Janeiro, Brazil, during the second half of the 1960s. At this time, a renewal, which modernized the theatrical language already consolidated in Rio, faces the adoption of a radical experimentalism as an aesthetic requirement for theatrical creation, in the staging processes developed by the newly-formed company A Comunidade. This Rio-based company, located at the Exhibition Halls of The Museum of Modern Art of Rio de Janeiro (MAM-RJ), created its original productions in this given empty space, including classical and Brazilian contemporary plays. Also at the Exhibition Halls, the company produced four plays in the short period from its foundation in 1968 to the first months of 1971. This narrative provides a descriptive explanation of the importance of this particular Rio-based theatre group. To this end, this study will seek to explore the innovative scenic conceptions created by this artistic company based on collective collaboration. At the same time, it will also try to assess the effective legacy left by this early work produced in Brazil at the time. The experimental character inherent to the contemporary staging process, established itself in Brazilian theatre history in the last half-century. The academic elaboration of a historiographical narrative focusing on the story of A Comunidade, however, remains an open and attractive proposition. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este estudo trata da dinâmica teatral em vigor no Rio de Janeiro durante a segunda metade da década de 1960. Nesta época, uma renovação já sedimentada na cidade, modernizadora da linguagem cênica, vai se defrontar com a adoção radical do experimentalismo, enquanto requisito estético para a criação cênica, nos processos de encenação desenvolvidos pelo grupo teatral recém-constituído A Comunidade. Sediado em Salões de Exposição do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), esta companhia cênica carioca criou, neste espaço não convencional cedido, suas montagens originais a partir de textos da dramaturgia clássica bem como brasileira contemporânea. Ali também cumpriu temporadas dos quatro espetáculos teatrais produzidos neste curto período desde a estreia, em 1968, até o começo de 1971. Este relato pretende contribuir para um detalhamento descritivo da relevância desta companhia teatral carioca ímpar. Para tanto buscará inserir, na paisagem cultural histórica da cidade, propostas cênicas inovadoras assumidas por este coletivo de artistas. Em paralelo procurará, ainda, contextualizar o efetivo legado deixado por este trabalho precursor desenvolvido em nosso país naquela ocasião. O caráter experimentalista inerente à encenação contemporânea se inscreve em nosso passado cênico recente de meio século atrás para cá. A elaboração acadêmica de uma narrativa historiográfica focando a trajetória cumprida por A Comunidade, porém, ainda se encontra em aberto e atraente como uma história à espera de ser contada. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Modernidade cênica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Experimentalismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro carioca |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Comunidade |
pt_BR |