dc.contributor.advisor |
Coutinho, Marina Henriques |
|
dc.contributor.author |
Barbosa, Caroline da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-07T21:30:19Z |
|
dc.date.available |
2021-06-07T21:30:19Z |
|
dc.date.issued |
2020-07 |
|
dc.identifier.citation |
Barbosa, Caroline da Silva. #OCUPATUDO!: teatro e resistência nas ocupações estudantis. 2020. 238 p. Dissertação (Mestrado). Centro de Letras e Artes. Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13192 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
#OCUPATUDO!: teatro e resistência nas ocupações estudantis |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Coutinho, Marina Henriques |
|
dc.contributor.referee |
Franzoni, Tereza Mara |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Elza Maria Ferraz de |
|
dc.contributor.referee |
Merisio, Paulo Ricardo |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pedagogy of the Theatre |
pt_BR |
dc.subject.en |
Occupations |
pt_BR |
dc.subject.en |
Students protest movements |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research presents reflections about theather experience during the high school occupations that occured inside Rio de Janeiro’s public schools in 2016. When invited by the occupants to develop theatrical workshops in Angra dos Reis and Rio de Janeiro cities, I wondered what would be the possibilities of working within that occupied space and how, through theatre pedagogy, I could dialogue and contribute to the student mobilization. Authors such as Augusto Boal, John Holloway and Paulo Freire were bases for these reflections and, from semi-structured interviews conducted with student and teachers who experienced the ocuppation, I point out possible paths to be thought and experienced in spaces of social mobilization. The research also reflects on the need of theatre in the formation of subjects inserted in basic education, since, depending on the way it is approached, it enables the expression, reflection and perception of individuals about themselves and the world, and may break wtih anesthetic aesthetic and be a weapon against the social oppression, as suggest by Augusto Boal. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente pesquisa apresenta reflexões a respeito da experimentação do teatro nas ocupações estudantis que ocorreram nos Colégios Estaduais do Rio de Janeiro em 2016. Ao ser convidada pelos ocupantes para desenvolver oficinas teatrais nas cidades de Angra dos Reis e do Rio de Janeiro, perguntei-me quais seriam as possibilidades de trabalho dentro daquele espaço ocupado e de que maneira, através da pedagogia do teatro, poderia dialogar e contribuir para a mobilização estudantil. Autores como Augusto Boal, John Holloway e Paulo Freire foram bases para essas reflexões e, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes e professores que vivenciaram a experiência da ocupação, aponto possíveis caminhos a serem pensados e experimentados em espaços de mobilização social. A pesquisa também reflete sobre a necessidade do teatro na formação de sujeitos inseridos na educação básica, visto que, dependendo da forma como é abordado, possibilita a expressão, reflexão e percepção dos indivíduos sobre eles mesmos e o mundo, podendo romper com uma estética anestésica e ser uma arma contra as opressões sociais, como sugere Augusto Boal. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pedagogia do teatro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ocupação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Movimento estudantil |
pt_BR |