DSpace Repository

Ubu Rei e os avatares de uma personagem cênica

Show simple item record

dc.contributor.advisor Machado, Leonardo Ramos Munk
dc.contributor.author Nunes, Livia Monteiro Guedes
dc.date.accessioned 2021-06-07T21:31:14Z
dc.date.available 2021-06-07T21:31:14Z
dc.date.issued 2020-09
dc.identifier.citation Nunes, Livia Monteiro Guedes. Ubu Rei e os avatares de uma personagem cênica [dissertação]. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13194
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Ubu Rei e os avatares de uma personagem cênica pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Machado, Leonardo Ramos Munk
dc.contributor.referee Ribeiro, Martha de Mello
dc.contributor.referee Rabetti, Maria de Lourdes
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en King Ubu pt_BR
dc.subject.en Alfred Jarry pt_BR
dc.subject.en grotesque pt_BR
dc.subject.en cruelty pt_BR
dc.subject.en parody pt_BR
dc.subject.en Atores de Laura pt_BR
dc.subject.en Geoff Dunbar pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation examines the reasons why King Ubu, Alfred’s Jarry most famous character, could remain alive in so many stage performances throughout the years, considering that its first appearance dates back to 1896. I initially study how the material presence of Ubu affects his audience and which mechanisms allow the character to be re-created within different contexts and places. I also analyze why the character is set to be so powerful on stage, and why his whims and actions are at the same time bewitching and repulsive. I further argue that Ubu’s audience is extremely likely to identify with him on a not conscious level. Lastly, I examine two stage performances and one short-length animation film that feature Ubu as their main character. The first two are Ubu and the Truth Commission, by the Handspring Puppet Company, from 1997, Ubu Rei, by Companhia dos Atores de Laura, from 2017, and the third is the animated film Ubu, by Geoff Dunbar, released in 1978. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho tem o propósito não apenas de investigar as possíveis razões para a permanência através dos tempos da personagem de Ubu, criação do francês Alfred Jarry, em contextos cênicos diversos, como também de examinar alguns de seus avatares, cuja existência deixa transparecer a relevância e vitalidade desta personagem de 1896. Estudamos, primeiramente, presença cênica de Ubu e a análise dos possíveis mecanismos que lhe permitem viver e ser revivido em contextos e espaços diversos daquele de sua origem. Também procuramos entender os ímpetos e ações do protagonista e como estes são ao mesmo tempo fascinantes e repulsivos. Examinamos, igualmente, os mecanismos velados de identificação do espectador com o herói vilão de Jarry. Por fim, analisamos três montagens dos séculos XX e XXI que trazem a personagem de volta à cena, duas delas teatrais e uma delas em vídeo: Ubu and the Truth Commission, da Handspring Puppet Company, de 1997, Ubu Rei, da Companhia dos Atores de Laura, de 2017, e a animação Ubu, de Geoff Dunbar, de 1978. pt_BR
dc.subject.pt Ubu Rei pt_BR
dc.subject.pt Alfred Jarry pt_BR
dc.subject.pt grotesco pt_BR
dc.subject.pt paródia pt_BR
dc.subject.pt crueldade pt_BR
dc.subject.pt agressividade pt_BR
dc.subject.pt estranho pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|