dc.contributor.advisor |
Machado, Leonardo Ramos Munk |
|
dc.contributor.author |
Nunes, Livia Monteiro Guedes |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-07T21:31:14Z |
|
dc.date.available |
2021-06-07T21:31:14Z |
|
dc.date.issued |
2020-09 |
|
dc.identifier.citation |
Nunes, Livia Monteiro Guedes. Ubu Rei e os avatares de uma personagem cênica [dissertação]. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13194 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Ubu Rei e os avatares de uma personagem cênica |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Machado, Leonardo Ramos Munk |
|
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Martha de Mello |
|
dc.contributor.referee |
Rabetti, Maria de Lourdes |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
King Ubu |
pt_BR |
dc.subject.en |
Alfred Jarry |
pt_BR |
dc.subject.en |
grotesque |
pt_BR |
dc.subject.en |
cruelty |
pt_BR |
dc.subject.en |
parody |
pt_BR |
dc.subject.en |
Atores de Laura |
pt_BR |
dc.subject.en |
Geoff Dunbar |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation examines the reasons why King Ubu, Alfred’s Jarry most famous character, could remain alive in so many stage performances throughout the years, considering that its first appearance dates back to 1896. I initially study how the material presence of Ubu affects his audience and which mechanisms allow the character to be re-created within different contexts and places. I also analyze why the character is set to be so powerful on stage, and why his whims and actions are at the same time bewitching and repulsive. I further argue that Ubu’s audience is extremely likely to identify with him on a not conscious level. Lastly, I examine two stage performances and one short-length animation film that feature Ubu as their main character. The first two are Ubu and the Truth Commission, by the Handspring Puppet Company, from 1997, Ubu Rei, by Companhia dos Atores de Laura, from 2017, and the third is the animated film Ubu, by Geoff Dunbar, released in 1978. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho tem o propósito não apenas de investigar as possíveis razões para a permanência através dos tempos da personagem de Ubu, criação do francês Alfred Jarry, em contextos cênicos diversos, como também de examinar alguns de seus avatares, cuja existência deixa transparecer a relevância e vitalidade desta personagem de 1896. Estudamos, primeiramente, presença cênica de Ubu e a análise dos possíveis mecanismos que lhe permitem viver e ser revivido em contextos e espaços diversos daquele de sua origem. Também procuramos entender os ímpetos e ações do protagonista e como estes são ao mesmo tempo fascinantes e repulsivos. Examinamos, igualmente, os mecanismos velados de identificação do espectador com o herói vilão de Jarry. Por fim, analisamos três montagens dos séculos XX e XXI que trazem a personagem de volta à cena, duas delas teatrais e uma delas em vídeo: Ubu and the Truth Commission, da Handspring Puppet Company, de 1997, Ubu Rei, da Companhia dos Atores de Laura, de 2017, e a animação Ubu, de Geoff Dunbar, de 1978. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ubu Rei |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Alfred Jarry |
pt_BR |
dc.subject.pt |
grotesco |
pt_BR |
dc.subject.pt |
paródia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
crueldade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
agressividade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
estranho |
pt_BR |