dc.contributor.advisor |
Bernardes, Aline Caetano da Silva |
|
dc.contributor.author |
Silva, Tainá Lopes da |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-08T21:29:25Z |
|
dc.date.available |
2021-06-08T21:29:25Z |
|
dc.date.issued |
2021-01-12 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Tainá Lopes da. O ensino da Álgebra nos anos iniciais: uma proposta de curso de formação continuada à luz das ideias da BNCC. 2020. 224f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13196 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O ensino da Álgebra nos anos iniciais: uma proposta de curso de formação continuada à luz das ideias da BNCC |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of algebra in the early years: a course proposal for continuing education in the light of BNCC ideas |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Liao, Tarliz |
|
dc.contributor.referee |
Bernardes, Aline Caetano da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Liao, Tarliz |
|
dc.contributor.referee |
Martarelli, Luzia da Costa Tonon |
|
dc.contributor.referee |
Oliveira, Lucíola Castilho |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Continuing education |
pt_BR |
dc.subject.en |
BNCC |
pt_BR |
dc.subject.en |
Algebra |
pt_BR |
dc.subject.en |
Algebric thinking |
pt_BR |
dc.subject.en |
Investigative activities |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The main objective of this dissertation is to present a proposal of a course for a continuing
education to teachers in the early years of elementary school, prepared in the light of the ideas of the BNCC and focusing on Algebra. For the first few years, the BNCC brings this thematic unit as a novelty. Until then, Algebra was approached as a constituent part of another section: the Block of Numbers and Operations. BNCC explores some of the best concepts that were previously only deepened in the final years of elementary school. This change came to collaborate with a new perspective on continuing the education of teachers. To develop a course that meets the needs brought by BNCC, theoretical references were selected, to develop ideas that were aligned with this document and that could, in some way, contribute to the research. Based on these theoretical references, a hybrid course proposal was elaborated, with the objective of providing moments of reflection and exchange of experiences on the teaching of Algebra and the development of algebraic thinking. The course is permeated with investigative activities, organized according to the skills of the Algebra thematic unit of the early years. Based on the studies carried out and the course elaboration, we seek to reflect on the importance of developing a constant reflexive posture in the teacher, which can contribute to improving the quality of teaching. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação tem por objetivo principal apresentar uma proposta de curso de formação
continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, elaborado à luz das
ideias da BNCC e tendo como foco a Álgebra. Para os primeiros anos, a BNCC traz essa
unidade temática como novidade. Até então, a Álgebra era abordada como parte constituinte de uma outra seção: o Bloco de Números e Operações. A BNCC explora melhor alguns conceitos que antes só eram aprofundados nos anos finais do Ensino Fundamental. Essa mudança veio colaborar com uma nova perspectiva da formação continuada de professores.Para elaborar um curso que atendesse às necessidades trazidas pela BNCC foram selecionados referenciais teóricos, cujas ideias estivessem em consonância com este documento e que pudessem, de alguma forma, contribuir com a pesquisa. Fundamentados nesses referenciais teóricos, uma proposta de curso híbrido foi elaborada, com o objetivo de propiciar momentos de reflexão e de trocas de experiências sobre o ensino da Álgebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico. O curso é permeado de atividades investigativas, organizadas de acordo com as habilidades da unidade temática Álgebra dos anos iniciais. A partir dos estudos realizados e da elaboração do curso, busca-se refletir sobre a importância de desenvolver no professor uma postura reflexiva constante, a qual pode contribuir para a melhoria da qualidade de ensino. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject.pt |
BNCC |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Álgebra |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pensamento algébrico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Atividades investigativas |
pt_BR |