dc.contributor.advisor |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.author |
Machado, Raphael Lee Pinheiro |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-09T23:45:09Z |
|
dc.date.available |
2021-06-09T23:45:09Z |
|
dc.date.issued |
2021-02-11 |
|
dc.identifier.citation |
MACHADO, Raphael Lee Pinheiro. Ressignificando o ensino e a aprendizagem da matemática: a sala de aula como parte do cotidiano. 2020. 55f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13197 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Ressignificando o ensino e a aprendizagem da matemática: a sala de aula como parte do cotidiano. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.referee |
Martarelli, Luzia da Costa Tonon |
|
dc.contributor.referee |
Lins, Luiz Felipe |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mathematical teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
MathTASK |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching reframing |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
My experience as a teacher in the final grades of Elementary School II led me to reflect
on the representativeness of the teacher in the daily achievements of his students, mainly
from the impact that his didactic choices have on his students. Then came the desire to
develop and share projects that can inspire other teachers to modify their teaching
practices, finding strategies that arouse students' interest in mathematics. In this work,
some suggestions are presented for the use of games in the classroom as a playful learning
tool that favors the construction and fixation of mathematical concepts. The experience
gained from conducting a Thematic Workshop with 7th grade elementary school students
is reported. In addition, inspired by the MathTASK Project - a collaborative research and
development program on the mathematical and pedagogical speeches of mathematics
teachers and on the transformation of these speeches into pedagogical practice - a survey
was conducted with teachers in which they were presented with a situation hypothetical
classroom involving the game Subtraction with Tangram. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Minha experiência como professor nas séries finais do Ensino Fundamental II me levou
a refletir sobre a representatividade do professor nas conquistas diárias dos seus alunos,
principalmente a partir do impacto que suas escolhas didáticas têm sobre seus estudantes. Cresceu assim o desejo de desenvolver e compartilhar projetos que possam inspirar outros professores a modificarem suas práticas docentes, encontrando estratégias que despertam o interesse dos estudantes pela matemática. Neste trabalho são apresentadas algumas sugestões para a utilizações de jogos em sala de aula como uma ferramenta lúdica de aprendizagem que favorece a construção e a fixação de conceitos matemáticos. É relatada a experiência adquirida com a realização de uma Oficina Temática com estudantes do 7° ano do ensino fundamental. Além disso, inspirado pelo Projeto MathTASK - um programa de pesquisa e de desenvolvimento colaborativo sobre os discursos matemático e pedagógico de professores de matemática e sobre a transformação desses discursos em prática pedagógica - foi realizada uma pesquisa com professores na qual eles foram apresentados a uma situação hipotética de sala de aula envolvendo o jogo Triangulando Frações. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ressignificação do ensino |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jogos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
MathTASK |
pt_BR |