DSpace Repository

Ressignificando o ensino e a aprendizagem da matemática: a sala de aula como parte do cotidiano.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.author Machado, Raphael Lee Pinheiro
dc.date.accessioned 2021-06-09T23:45:09Z
dc.date.available 2021-06-09T23:45:09Z
dc.date.issued 2021-02-11
dc.identifier.citation MACHADO, Raphael Lee Pinheiro. Ressignificando o ensino e a aprendizagem da matemática: a sala de aula como parte do cotidiano. 2020. 55f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13197
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Ressignificando o ensino e a aprendizagem da matemática: a sala de aula como parte do cotidiano. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.referee Martarelli, Luzia da Costa Tonon
dc.contributor.referee Lins, Luiz Felipe
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Mathematical teaching pt_BR
dc.subject.en MathTASK pt_BR
dc.subject.en Teaching reframing pt_BR
dc.description.abstracten My experience as a teacher in the final grades of Elementary School II led me to reflect on the representativeness of the teacher in the daily achievements of his students, mainly from the impact that his didactic choices have on his students. Then came the desire to develop and share projects that can inspire other teachers to modify their teaching practices, finding strategies that arouse students' interest in mathematics. In this work, some suggestions are presented for the use of games in the classroom as a playful learning tool that favors the construction and fixation of mathematical concepts. The experience gained from conducting a Thematic Workshop with 7th grade elementary school students is reported. In addition, inspired by the MathTASK Project - a collaborative research and development program on the mathematical and pedagogical speeches of mathematics teachers and on the transformation of these speeches into pedagogical practice - a survey was conducted with teachers in which they were presented with a situation hypothetical classroom involving the game Subtraction with Tangram. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Minha experiência como professor nas séries finais do Ensino Fundamental II me levou a refletir sobre a representatividade do professor nas conquistas diárias dos seus alunos, principalmente a partir do impacto que suas escolhas didáticas têm sobre seus estudantes. Cresceu assim o desejo de desenvolver e compartilhar projetos que possam inspirar outros professores a modificarem suas práticas docentes, encontrando estratégias que despertam o interesse dos estudantes pela matemática. Neste trabalho são apresentadas algumas sugestões para a utilizações de jogos em sala de aula como uma ferramenta lúdica de aprendizagem que favorece a construção e a fixação de conceitos matemáticos. É relatada a experiência adquirida com a realização de uma Oficina Temática com estudantes do 7° ano do ensino fundamental. Além disso, inspirado pelo Projeto MathTASK - um programa de pesquisa e de desenvolvimento colaborativo sobre os discursos matemático e pedagógico de professores de matemática e sobre a transformação desses discursos em prática pedagógica - foi realizada uma pesquisa com professores na qual eles foram apresentados a uma situação hipotética de sala de aula envolvendo o jogo Triangulando Frações. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject.pt Ressignificação do ensino pt_BR
dc.subject.pt Jogos pt_BR
dc.subject.pt MathTASK pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|