dc.contributor.advisor |
Penna, Fábio Xavier |
|
dc.contributor.author |
Pergentino, Fábio Pinheiro |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-12T03:04:47Z |
|
dc.date.available |
2021-06-12T03:04:47Z |
|
dc.date.issued |
2020-12-17 |
|
dc.identifier.citation |
PERGENTINO, Fábio Pinheiro. Explorando as cônicas da geometria do táxi via geogebra. 2020. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13199 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Explorando as cônicas da geometria do táxi via geogebra |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Exploring the conics of taxi geometry using geogebra |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Penna, Fábio Xavier |
|
dc.contributor.referee |
Paula, Michel Cambrainha de |
|
dc.contributor.referee |
Costa, Christine Sertã |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Non-Euclidean Geometry |
pt_BR |
dc.subject.en |
Taxicab geometry |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
GeoGebra |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
With the aim of bringing everyday life closer to mathematics, specially to
geometry, the study of Taxicab Geometry presents the student with a different concept
of distance from the one learned in Euclidean Geometry, but similar to the concept
used in our daily lives when walking through the streets. As it is a non-Euclidean
geometry, Taxi Geometry adds even more value in complementing mathematics
teaching, simply because it is not a topic addressed in basic education. With the help
of dynamic geometry software, Geogebra, we can have a better understanding of the
conics in Taxi Geometry and thus further explore its definitions. Based on these
definitions, an algebraic and geometric treatment for the three conics is presented in
this work, obtaining surprising results. We proposed didactic activities that facilitate the
teacher's approach and the understanding of these results by the students. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Com o objetivo de aproximar o cotidiano da matemática, em específico da
geometria, o estudo da Geometria do Táxi mostra ao aluno um conceito de distância
diferente do aprendido na Geometria Euclidiana, mas semelhante ao conceito utilizado
no nosso dia a dia ao caminhar pelas ruas. Por ser uma geometria não euclidiana, a
Geometria do Táxi agrega ainda mais valor na complementação no ensino de
matemática, pelo simples fato de não ser um assunto abordado no ensino básico. Com
a ajuda do software de geometria dinâmica, GeoGebra, podemos ter um melhor
entendimento das cônicas na Geometria do Táxi e assim explorar ainda mais suas
definições. Partindo dessas definições, é apresentado nesse trabalho, um tratamento
algébrico e geométrico para as três cônicas, obtendo resultados surpreendentes.
Propusemos atividades didáticas que facilitam a abordagem do professor e o
entendimento desses resultados pelos alunos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Geometria não euclidiana |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Geometria do táxi |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cônicas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
GeoGebra |
pt_BR |