DSpace Repository

Explorando as cônicas da geometria do táxi via geogebra

Show simple item record

dc.contributor.advisor Penna, Fábio Xavier
dc.contributor.author Pergentino, Fábio Pinheiro
dc.date.accessioned 2021-06-12T03:04:47Z
dc.date.available 2021-06-12T03:04:47Z
dc.date.issued 2020-12-17
dc.identifier.citation PERGENTINO, Fábio Pinheiro. Explorando as cônicas da geometria do táxi via geogebra. 2020. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13199
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Explorando as cônicas da geometria do táxi via geogebra pt_BR
dc.title.alternative Exploring the conics of taxi geometry using geogebra pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Penna, Fábio Xavier
dc.contributor.referee Paula, Michel Cambrainha de
dc.contributor.referee Costa, Christine Sertã
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Non-Euclidean Geometry pt_BR
dc.subject.en Taxicab geometry pt_BR
dc.subject.en Education pt_BR
dc.subject.en GeoGebra pt_BR
dc.description.abstracten With the aim of bringing everyday life closer to mathematics, specially to geometry, the study of Taxicab Geometry presents the student with a different concept of distance from the one learned in Euclidean Geometry, but similar to the concept used in our daily lives when walking through the streets. As it is a non-Euclidean geometry, Taxi Geometry adds even more value in complementing mathematics teaching, simply because it is not a topic addressed in basic education. With the help of dynamic geometry software, Geogebra, we can have a better understanding of the conics in Taxi Geometry and thus further explore its definitions. Based on these definitions, an algebraic and geometric treatment for the three conics is presented in this work, obtaining surprising results. We proposed didactic activities that facilitate the teacher's approach and the understanding of these results by the students. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Com o objetivo de aproximar o cotidiano da matemática, em específico da geometria, o estudo da Geometria do Táxi mostra ao aluno um conceito de distância diferente do aprendido na Geometria Euclidiana, mas semelhante ao conceito utilizado no nosso dia a dia ao caminhar pelas ruas. Por ser uma geometria não euclidiana, a Geometria do Táxi agrega ainda mais valor na complementação no ensino de matemática, pelo simples fato de não ser um assunto abordado no ensino básico. Com a ajuda do software de geometria dinâmica, GeoGebra, podemos ter um melhor entendimento das cônicas na Geometria do Táxi e assim explorar ainda mais suas definições. Partindo dessas definições, é apresentado nesse trabalho, um tratamento algébrico e geométrico para as três cônicas, obtendo resultados surpreendentes. Propusemos atividades didáticas que facilitam a abordagem do professor e o entendimento desses resultados pelos alunos. pt_BR
dc.subject.pt Geometria não euclidiana pt_BR
dc.subject.pt Geometria do táxi pt_BR
dc.subject.pt Cônicas pt_BR
dc.subject.pt Educação pt_BR
dc.subject.pt GeoGebra pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|