dc.contributor.advisor |
Lima, Tatiana da Motta |
|
dc.contributor.author |
Coutinho, R. V. |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-14T15:17:15Z |
|
dc.date.available |
2021-06-14T15:17:15Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
COUTINHO, R. V. Performar a forma: Reflexões sobre processos de atuação no teatro de Robert Wilson. Rio de Janeiro, 2020. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13201 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
embargoedAccess |
pt_BR |
dc.title |
Performar a forma: Reflexões sobre processos de atuação no teatro de Robert Wilson |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lima, Tatiana da Motta |
|
dc.contributor.referee |
Quilici, Cassiano Sydow |
|
dc.contributor.referee |
Ramos, Luiz Fernando |
|
dc.contributor.referee |
Merisio, Paulo Ricardo |
|
dc.contributor.referee |
Machado, Leonardo Ramos Munk |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Form |
pt_BR |
dc.subject.en |
Formalism |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Acting |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The thesis investigates the acting processes in Robert Wilson's theater from the notion of performing the form, which results from a series of theoretical-conceptual analyzes linked to observations and experiences by the researcher in rehearsals, lectures, and workshops with the director that took place in the United States and also in Brazil. The present research, anchoring itself in excerpts of his speech, as well as in diversified notions of form, formalism, and performance, allows approximations with his poetics to make explicit structures and qualities of his scene that strongly relate to performing. From the description and analysis of the activities developed in his creative spaces, the Byrd Hoffman School of Byrds and the Watermill Center, it is possible to verify how Wilson works with his actors through the dynamics present in the different stages of creation and elaboration of his theatre works. This evidences a specific work on the form and the performance in the scene that, in the scope of this research, is understood as performing the form. Finally, in light of the theoretical discussions and other experiences gathered here about Wilson's theater, I seek to offer possibilities to expand reflections and practices on the processes of acting in the contemporary scene. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A tese investiga os processos de atuação no teatro de Robert Wilson a partir da noção de performar a forma, que resulta de uma série de análises teórico-conceituais atreladas a observações e vivências experienciadas pelo pesquisador em ensaios, palestras e workshops com o encenador ocorridos nos Estados Unidos e também no Brasil. A presente pesquisa, ancorando-se em trechos de seu discurso, assim como em noções diversificadas de forma, formalismo e performance que permitem aproximações com sua poética, busca explicitar estruturas e qualidades de sua cena que dizem fortemente respeito ao trabalho de atuação. A partir da descrição e análise das atividades desenvolvidas em seus espaços criativos, a Byrd Hoffman School of Byrds e o Watermill Center, é possível verificar como Wilson trabalha com os seus atores por meio de dinâmicas presentes nas diferentes etapas de criação e elaboração de seus espetáculos, evidenciando-se um trabalho específico sobre a forma e a performance em cena que, no âmbito dessa pesquisa, é compreendido como performar a forma. Por fim, à luz das discussões teóricas e demais experiências aqui reunidas sobre o teatro de Wilson, busca-se oferecer possibilidades para ampliar reflexões e práticas sobre os processos de atuação na cena contemporânea. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bob Wilson |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Forma |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formalismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Performance |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Atuação |
pt_BR |