dc.contributor.advisor |
Coutinho, Marina Henriques |
|
dc.contributor.author |
Gonzalez, Tavie de Miranda Ribeiro |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-14T15:17:39Z |
|
dc.date.available |
2021-06-14T15:17:39Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
Gonzalez, Tavie de Miranda Ribeiro. Autismos na sala de aula – O lugar do professor de teatro na escola inclusiva. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13203 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
restrictedAccess |
pt_BR |
dc.title |
Autismos na sala de aula – O lugar do professor de teatro na escola inclusiva |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Coutinho, Marina Henriques |
|
dc.contributor.referee |
Freire, Ana Beatriz |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Elza Maria Ferraz de |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
Autism |
pt_BR |
dc.subject.en |
Inclusive School |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theatrical Pedagogy |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation proposes an investigation regarding the work of theater teachers in regular classes with autistic students included in public and private schools of basic education in Rio de Janeiro. For such, a data collection followed by analysis of both the academic training and the reality of the practice of these teachers were carried out and lead us to conclude that the current school is not in fact a truly inclusive school yet. However, the research herein reported enlightened by psychoanalytic theory points out the Oficina de Teatro Circulando extension project as an important academic space to production of knowledge and experience in the area of theater teacher, training that generates several tools to facilitate the work of these educators in the practical and theoretical scope. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação propõe uma investigação a respeito do trabalho de professores de teatro em classes regulares com estudantes autistas incluídos, em escolas do ensino básico público e privado do Rio de Janeiro. Para tal, foram realizados levantamento e análise sobre a formação e a realidade da prática desses professores, o que levou a concluir que a escola atual ainda não se apresenta enquanto escola inclusiva de fato. Entretanto, à luz da teoria psicanalítica, a pesquisa aqui desenvolvida aponta o projeto de extensão Oficina de Teatro Circulando, como um importante espaço acadêmico de produção de conhecimento e experiência na área de formação de professores de teatro, que gera diversas possíveis ferramentas facilitadoras do trabalho desses educadores, seja no âmbito prático ou teórico. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Autismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Escola Inclusiva |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pedagogia Teatral |
pt_BR |