DSpace Repository

Autismos na sala de aula – O lugar do professor de teatro na escola inclusiva

Show simple item record

dc.contributor.advisor Coutinho, Marina Henriques
dc.contributor.author Gonzalez, Tavie de Miranda Ribeiro
dc.date.accessioned 2021-06-14T15:17:39Z
dc.date.available 2021-06-14T15:17:39Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation Gonzalez, Tavie de Miranda Ribeiro. Autismos na sala de aula – O lugar do professor de teatro na escola inclusiva. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13203
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights restrictedAccess pt_BR
dc.title Autismos na sala de aula – O lugar do professor de teatro na escola inclusiva pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Coutinho, Marina Henriques
dc.contributor.referee Freire, Ana Beatriz
dc.contributor.referee Andrade, Elza Maria Ferraz de
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Theater pt_BR
dc.subject.en Autism pt_BR
dc.subject.en Inclusive School pt_BR
dc.subject.en Theatrical Pedagogy pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation proposes an investigation regarding the work of theater teachers in regular classes with autistic students included in public and private schools of basic education in Rio de Janeiro. For such, a data collection followed by analysis of both the academic training and the reality of the practice of these teachers were carried out and lead us to conclude that the current school is not in fact a truly inclusive school yet. However, the research herein reported enlightened by psychoanalytic theory points out the Oficina de Teatro Circulando extension project as an important academic space to production of knowledge and experience in the area of theater teacher, training that generates several tools to facilitate the work of these educators in the practical and theoretical scope. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente dissertação propõe uma investigação a respeito do trabalho de professores de teatro em classes regulares com estudantes autistas incluídos, em escolas do ensino básico público e privado do Rio de Janeiro. Para tal, foram realizados levantamento e análise sobre a formação e a realidade da prática desses professores, o que levou a concluir que a escola atual ainda não se apresenta enquanto escola inclusiva de fato. Entretanto, à luz da teoria psicanalítica, a pesquisa aqui desenvolvida aponta o projeto de extensão Oficina de Teatro Circulando, como um importante espaço acadêmico de produção de conhecimento e experiência na área de formação de professores de teatro, que gera diversas possíveis ferramentas facilitadoras do trabalho desses educadores, seja no âmbito prático ou teórico. pt_BR
dc.subject.pt Teatro pt_BR
dc.subject.pt Autismo pt_BR
dc.subject.pt Escola Inclusiva pt_BR
dc.subject.pt Pedagogia Teatral pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|