dc.contributor.advisor |
Elias Junior, Alberto Calil |
|
dc.contributor.author |
Tinoco, Monica de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-30T19:36:37Z |
|
dc.date.available |
2021-06-30T19:36:37Z |
|
dc.date.issued |
2021-01-19 |
|
dc.identifier.citation |
TINOCO, Monica de Oliveira. Práticas de Letramento Informacional nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: uma proposta de arcabouço. 2021. 207 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13216 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de Letramento Informacional nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: uma proposta de arcabouço |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Practices in information literacy the Federal Institute od Educacion, Science Technology of Rio de Janeiro: a framework proposal |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Elias Junior, Alberto Calil |
|
dc.contributor.referee |
Vargas, Patrícia |
|
dc.contributor.referee |
Castro, Gilberto de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Information literacy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Multilevel library |
pt_BR |
dc.subject.en |
Practices in information literacy |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation intends to propose an institutionalized policy of Information Literacy. The Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ) hosts fifteen campuses spread across the state of Rio de Janeiro, offering courses ranging from continuing education to a Stricto Sensu teaching course. It is an exploratory and descriptive research, with a qualitative and quantitative approach, characterized as a case study. It discusses the notions of literacy and reading, Information Literacy and its corresponding term in Portuguese, university extension activity and extension activity of libraries in the librarianship-informational field, as well as their appropriations in Librarianship and Information Science, presents the multilevel library as a typology for IFRJ libraries. The research population for Information Literacy was defined, all librarians of the Institute; and were researched in the Brazilian Post-Graduate Programs in Library and Information Science using the terms Information Literacy, school library, librarians, information competence, Information Literacy. The survey uses two research instruments: the questionnaire, applied to all librarians; and the interview, applied to librarians in positions of leadership or coordination. The methodology adopted for analysis was Collective Subject Speech. The data collected indicates that librarians have an understanding of Information Literacy and use it in their practices. They demonstrate a need for these practices to be supported by an institutional document and to be provided in all libraries. Based on the analysis of these data, in line with the theoretical reference used in the research, an Information Literacy program with information mediation actions is proposed, built based on Gasque (2012, 2020), and the educational project on Information Competencies created by Jobson Almeida (2015), for the Multilevel Libraries of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education (RFEPCT). The Information Literacy program, for now, is like a pilot project for the library on the Arraial do Cabo Campus and can be adapted for all IFRJ libraries. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho pretende propor uma política institucionalizada de Letramento Informacional. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) abriga quinze campi espalhados pelo estado do Rio de Janeiro, oferece cursos desde formação continuada a curso de ensino Stricto Sensu. Constitui-se uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Discute as noções de alfabetização e letramento, Information Literacy e Letramento Informacional, atividade extensionista universitária e atividade extensionista das bibliotecas no campo biblioteconômico-informacional, bem como suas apropriações na Biblioteconomia e Ciência da Informação, apresenta a biblioteca multinível como tipologia para as bibliotecas do IFRJ. Foram delimitados a população de pesquisa para Letramento Informacional, todos os bibliotecários do Instituto; e foram pesquisados nos programas de Pós-graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação brasileiros usando os termos Letramento Informacional, biblioteca escolar, bibliotecários, competência informacional, Information Literacy. A pesquisa utiliza dois instrumentos: o questionário, aplicado para todos os bibliotecários; e a entrevista, aplicada para bibliotecários em cargo de chefia ou coordenação. A metodologia adotada para análise foi o Discurso do Sujeito Coletivo. Os dados coletados sinalizam que os bibliotecários têm compreensão do Letramento Informacional e utilizam em suas práticas. Demonstram uma necessidade de que essas práticas tenham apoio de um documento institucional e que sejam previstos em todas as bibliotecas. A partir da análise desses dados, em consonância com o referencial teórico utilizado na pesquisa, é proposto um programa de Letramento Informacional com ações de mediação da informação, construído com base em Gasque (2012, 2020), e o projeto educativo em Competências Informacionais criado por Jobson Almeida (2015), para as Bibliotecas Multiníveis da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). O programa de Letramento Informacional, por ora, é como projeto-piloto para a biblioteca do Campus Arraial do Cabo e poderá ser adaptado para todas as bibliotecas do IFRJ. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Letramento Informacional |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Biblioteca multinível |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Práticas de letramento informacional |
pt_BR |