DSpace Repository

Práticas de Letramento Informacional nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: uma proposta de arcabouço

Show simple item record

dc.contributor.advisor Elias Junior, Alberto Calil
dc.contributor.author Tinoco, Monica de Oliveira
dc.date.accessioned 2021-06-30T19:36:37Z
dc.date.available 2021-06-30T19:36:37Z
dc.date.issued 2021-01-19
dc.identifier.citation TINOCO, Monica de Oliveira. Práticas de Letramento Informacional nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: uma proposta de arcabouço. 2021. 207 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13216
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Práticas de Letramento Informacional nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: uma proposta de arcabouço pt_BR
dc.title.alternative Practices in information literacy the Federal Institute od Educacion, Science Technology of Rio de Janeiro: a framework proposal pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Elias Junior, Alberto Calil
dc.contributor.referee Vargas, Patrícia
dc.contributor.referee Castro, Gilberto de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq BIBLIOTECONOMIA pt_BR
dc.subject.en Information literacy pt_BR
dc.subject.en Multilevel library pt_BR
dc.subject.en Practices in information literacy pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation intends to propose an institutionalized policy of Information Literacy. The Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ) hosts fifteen campuses spread across the state of Rio de Janeiro, offering courses ranging from continuing education to a Stricto Sensu teaching course. It is an exploratory and descriptive research, with a qualitative and quantitative approach, characterized as a case study. It discusses the notions of literacy and reading, Information Literacy and its corresponding term in Portuguese, university extension activity and extension activity of libraries in the librarianship-informational field, as well as their appropriations in Librarianship and Information Science, presents the multilevel library as a typology for IFRJ libraries. The research population for Information Literacy was defined, all librarians of the Institute; and were researched in the Brazilian Post-Graduate Programs in Library and Information Science using the terms Information Literacy, school library, librarians, information competence, Information Literacy. The survey uses two research instruments: the questionnaire, applied to all librarians; and the interview, applied to librarians in positions of leadership or coordination. The methodology adopted for analysis was Collective Subject Speech. The data collected indicates that librarians have an understanding of Information Literacy and use it in their practices. They demonstrate a need for these practices to be supported by an institutional document and to be provided in all libraries. Based on the analysis of these data, in line with the theoretical reference used in the research, an Information Literacy program with information mediation actions is proposed, built based on Gasque (2012, 2020), and the educational project on Information Competencies created by Jobson Almeida (2015), for the Multilevel Libraries of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education (RFEPCT). The Information Literacy program, for now, is like a pilot project for the library on the Arraial do Cabo Campus and can be adapted for all IFRJ libraries. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho pretende propor uma política institucionalizada de Letramento Informacional. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) abriga quinze campi espalhados pelo estado do Rio de Janeiro, oferece cursos desde formação continuada a curso de ensino Stricto Sensu. Constitui-se uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Discute as noções de alfabetização e letramento, Information Literacy e Letramento Informacional, atividade extensionista universitária e atividade extensionista das bibliotecas no campo biblioteconômico-informacional, bem como suas apropriações na Biblioteconomia e Ciência da Informação, apresenta a biblioteca multinível como tipologia para as bibliotecas do IFRJ. Foram delimitados a população de pesquisa para Letramento Informacional, todos os bibliotecários do Instituto; e foram pesquisados nos programas de Pós-graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação brasileiros usando os termos Letramento Informacional, biblioteca escolar, bibliotecários, competência informacional, Information Literacy. A pesquisa utiliza dois instrumentos: o questionário, aplicado para todos os bibliotecários; e a entrevista, aplicada para bibliotecários em cargo de chefia ou coordenação. A metodologia adotada para análise foi o Discurso do Sujeito Coletivo. Os dados coletados sinalizam que os bibliotecários têm compreensão do Letramento Informacional e utilizam em suas práticas. Demonstram uma necessidade de que essas práticas tenham apoio de um documento institucional e que sejam previstos em todas as bibliotecas. A partir da análise desses dados, em consonância com o referencial teórico utilizado na pesquisa, é proposto um programa de Letramento Informacional com ações de mediação da informação, construído com base em Gasque (2012, 2020), e o projeto educativo em Competências Informacionais criado por Jobson Almeida (2015), para as Bibliotecas Multiníveis da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). O programa de Letramento Informacional, por ora, é como projeto-piloto para a biblioteca do Campus Arraial do Cabo e poderá ser adaptado para todas as bibliotecas do IFRJ. pt_BR
dc.subject.pt Letramento Informacional pt_BR
dc.subject.pt Biblioteca multinível pt_BR
dc.subject.pt Práticas de letramento informacional pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|