dc.contributor.advisor |
Gomes, Edlaine de Campos |
|
dc.contributor.author |
Silva, Sormani da |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-07T18:32:03Z |
|
dc.date.available |
2021-07-07T18:32:03Z |
|
dc.date.issued |
2021-06-11 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Sormani da. “Imagens da batucada à meia-noite”: memórias através da coleção fotográfica produzida pelo departamento de imprensa e propaganda na Escola de Samba Portela. 2021. 149 f. Tese (Doutorado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13219 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
“Imagens da batucada à meia-noite”: memórias através da coleção fotográfica produzida pelo departamento de imprensa e propaganda na Escola de Samba Portela |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“Images of a Midnight Drum Gathering”: memories through the photography collection produced by the Department for Press and Propaganda at the Portela Samba School |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Gomes, Edlaine de Campos |
|
dc.contributor.referee |
Vieira, Andréa Lopes da Costa |
|
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Ana Paula Alves |
|
dc.contributor.referee |
Oliveira, Luís Cláudio de |
|
dc.contributor.referee |
Santos, Rafael dos |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.en |
Collection |
pt_BR |
dc.subject.en |
Black aesthetics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Journalistic photography |
pt_BR |
dc.subject.en |
Visual culture |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This doctoral dissertation presents the photography Collection (a set of ten photographs)
documenting Walt Disney’s historical August 1941 visit to the Portela Samba School. This
event became one of the greatest moments of the so-called ‘Good Neighbor Policy’, the
diplomatic strategy of the United States of America toward Latin-American countries, seeking
to contain the influence of Axis powers in the region. Such images, produced within the
mandate of the Department for Press and Propaganda, under the supervision of its Tourism Division, have become central to the cultural memory of that period, marking the emergence of national cinema and photography themselves. This dissertation’s objective is to analyse, through said collection, the tensions surrounding the appropriations of Black aesthetics, while offering a compared perspective in relation to other images that allow us to re-signify the collection as ‘Images of a Midnight Drum Gathering’. The event, primarily held to publicise a conception of cultural identity projected from Samba Schools, had some of its expectations and repercussions frustrated. What resulted was a framing process whereby the images became strongly associated to a Disney character, the parrot José Carioca. The dissertation proposes to problematise the framing of the collection, identifying another aesthetic frame of reference, in an approach that intertwines memory and history to challenge some perceptions that have become hegemonic. In seeking new ways to look at the Collection, the work contextualises the emergence of the language of journalistic photography, which pioneered an aesthetic never before seen in Brazil, and that was a part of the identity proposal of the Tourism Division, of exploring the Carnival festivities as part of a nation-building project, while situating the cultural practices of samba musicians and composers in the disputed terrain of visual culture, the very context where the Collection must be re-imagined. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A tese apresenta a Coleção fotográfica (conjunto de 10 fotografias) que registra a histórica visita de Walt Disney à Escola de Samba Portela, em agosto de 1941. Este acontecimento acabou se tornando um dos principais momentos da chamada “Política da Boa Vizinhança”, estratégia diplomática dos Estados Unidos em relação aos países latino-americanos, no sentido de conter a influência das forças do Eixo na região. As imagens, produzidas no âmbito do Departamento de Imprensa e Propaganda, em agosto de 1941, sob a supervisão da Divisão de Turismo, são registros que se fixaram como parte da memória cultural do período, marcando a emergência do cinema e da própria fotografia. O objetivo é analisar, através da Coleção, as tensões sobre as apropriações da estética negra e, ao mesmo tempo, traçar uma perspectiva comparativa em relação a outras imagens que auxiliam na sua ressignificação como: “Imagens da Batucada à Meia-Noite”. O encontro, que tinha como meta a divulgação de uma identidade cultural construída a partir das escolas de samba, teve algumas de suas expectativas e repercussões frustradas. Disso resultou um processo de enquadramento que praticamente vinculou a visibilidade das imagens à personagem do papagaio Zé Carioca. A proposta da tese é problematizar o enquadramento conferido à Coleção, identificando um outro marco estético, que passa por uma abordagem entre a memória e a história, no sentido de desmontar algumas percepções que se tornaram hegemônicas. Nesta busca de um novo olhar, o trabalho contextualiza a emergência da linguagem do fotojornalismo, que inaugurou uma estética jamais vista no Brasil, e que estava inserida na proposta identitária da Divisão de Turismo em explorar a festa carnavalesca no projeto da nacionalidade, ao mesmo tempo situando as práticas culturais dos sambistas no disputado campo da cultura visual. É nesse espaço que a Coleção deve ser reimaginada. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Coleção |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estética negra |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fotojornalismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cultura visual |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |