DSpace Repository

“Imagens da batucada à meia-noite”: memórias através da coleção fotográfica produzida pelo departamento de imprensa e propaganda na Escola de Samba Portela

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gomes, Edlaine de Campos
dc.contributor.author Silva, Sormani da
dc.date.accessioned 2021-07-07T18:32:03Z
dc.date.available 2021-07-07T18:32:03Z
dc.date.issued 2021-06-11
dc.identifier.citation SILVA, Sormani da. “Imagens da batucada à meia-noite”: memórias através da coleção fotográfica produzida pelo departamento de imprensa e propaganda na Escola de Samba Portela. 2021. 149 f. Tese (Doutorado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13219
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title “Imagens da batucada à meia-noite”: memórias através da coleção fotográfica produzida pelo departamento de imprensa e propaganda na Escola de Samba Portela pt_BR
dc.title.alternative “Images of a Midnight Drum Gathering”: memories through the photography collection produced by the Department for Press and Propaganda at the Portela Samba School pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Gomes, Edlaine de Campos
dc.contributor.referee Vieira, Andréa Lopes da Costa
dc.contributor.referee Ribeiro, Ana Paula Alves
dc.contributor.referee Oliveira, Luís Cláudio de
dc.contributor.referee Santos, Rafael dos
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.en Collection pt_BR
dc.subject.en Black aesthetics pt_BR
dc.subject.en Journalistic photography pt_BR
dc.subject.en Visual culture pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.description.abstracten This doctoral dissertation presents the photography Collection (a set of ten photographs) documenting Walt Disney’s historical August 1941 visit to the Portela Samba School. This event became one of the greatest moments of the so-called ‘Good Neighbor Policy’, the diplomatic strategy of the United States of America toward Latin-American countries, seeking to contain the influence of Axis powers in the region. Such images, produced within the mandate of the Department for Press and Propaganda, under the supervision of its Tourism Division, have become central to the cultural memory of that period, marking the emergence of national cinema and photography themselves. This dissertation’s objective is to analyse, through said collection, the tensions surrounding the appropriations of Black aesthetics, while offering a compared perspective in relation to other images that allow us to re-signify the collection as ‘Images of a Midnight Drum Gathering’. The event, primarily held to publicise a conception of cultural identity projected from Samba Schools, had some of its expectations and repercussions frustrated. What resulted was a framing process whereby the images became strongly associated to a Disney character, the parrot José Carioca. The dissertation proposes to problematise the framing of the collection, identifying another aesthetic frame of reference, in an approach that intertwines memory and history to challenge some perceptions that have become hegemonic. In seeking new ways to look at the Collection, the work contextualises the emergence of the language of journalistic photography, which pioneered an aesthetic never before seen in Brazil, and that was a part of the identity proposal of the Tourism Division, of exploring the Carnival festivities as part of a nation-building project, while situating the cultural practices of samba musicians and composers in the disputed terrain of visual culture, the very context where the Collection must be re-imagined. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A tese apresenta a Coleção fotográfica (conjunto de 10 fotografias) que registra a histórica visita de Walt Disney à Escola de Samba Portela, em agosto de 1941. Este acontecimento acabou se tornando um dos principais momentos da chamada “Política da Boa Vizinhança”, estratégia diplomática dos Estados Unidos em relação aos países latino-americanos, no sentido de conter a influência das forças do Eixo na região. As imagens, produzidas no âmbito do Departamento de Imprensa e Propaganda, em agosto de 1941, sob a supervisão da Divisão de Turismo, são registros que se fixaram como parte da memória cultural do período, marcando a emergência do cinema e da própria fotografia. O objetivo é analisar, através da Coleção, as tensões sobre as apropriações da estética negra e, ao mesmo tempo, traçar uma perspectiva comparativa em relação a outras imagens que auxiliam na sua ressignificação como: “Imagens da Batucada à Meia-Noite”. O encontro, que tinha como meta a divulgação de uma identidade cultural construída a partir das escolas de samba, teve algumas de suas expectativas e repercussões frustradas. Disso resultou um processo de enquadramento que praticamente vinculou a visibilidade das imagens à personagem do papagaio Zé Carioca. A proposta da tese é problematizar o enquadramento conferido à Coleção, identificando um outro marco estético, que passa por uma abordagem entre a memória e a história, no sentido de desmontar algumas percepções que se tornaram hegemônicas. Nesta busca de um novo olhar, o trabalho contextualiza a emergência da linguagem do fotojornalismo, que inaugurou uma estética jamais vista no Brasil, e que estava inserida na proposta identitária da Divisão de Turismo em explorar a festa carnavalesca no projeto da nacionalidade, ao mesmo tempo situando as práticas culturais dos sambistas no disputado campo da cultura visual. É nesse espaço que a Coleção deve ser reimaginada. pt_BR
dc.subject.pt Coleção pt_BR
dc.subject.pt Estética negra pt_BR
dc.subject.pt Fotojornalismo pt_BR
dc.subject.pt Cultura visual pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|