dc.contributor.advisor |
Lima, Manoel Ricardo de |
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dc.contributor.author |
Kern, Priscilla |
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dc.date.accessioned |
2021-07-15T18:19:21Z |
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dc.date.available |
2021-07-15T18:19:21Z |
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dc.date.issued |
2021-05-27 |
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dc.identifier.citation |
KERN, Priscilla. A fisionomia secreta de uma época: memórias e a experiência de uma partilha do sensível. 2021. 88 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13223 |
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dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A fisionomia secreta de uma época: memórias e a experiência de uma partilha do sensível |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The secret physiognomy of an era: memories and the experience of a distribution of the sensible |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lima, Manoel Ricardo de |
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dc.contributor.referee |
Faceira, Lobelia da Silva |
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dc.contributor.referee |
Magri, Ieda Maria |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Experience |
pt_BR |
dc.subject.en |
Distribution of the sensible |
pt_BR |
dc.subject.en |
Dissent |
pt_BR |
dc.subject.en |
Image |
pt_BR |
dc.subject.en |
Body |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musehum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Centro Cultural Oi Futuro |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study aims to articulate, by means of aesthetic and artistic procedures of thinking
composition and writing gesture, an open gaze on the senses of memory, the
experience, the distribution of the sensible, the common, the dissent, the ambivalence
of images and the body. The secret physiognomy of an era is operated from an
anachronistic idea about memory, proposing a look that seeks to build non-linear
relationships without closing itself to the possibilities of fabulation, existence, and
creation. In part I, Present Object, I propose a conversation between notes, reports
that, in part, narrate a personal journey of experiences as a researcher. In this
narrative, imagery notes are taken as ethical issues, which culminate in the description
of a mediation practice carried out with the staff (here called employee-body) of the
current Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades Oi Futuro. In part II,
Absent Object, I focus on the decomposition process that the object of this study
underwent after the epistemological break caused by the COVID-19 pandemic. I work
based on the idea of a fissure in seeing, through the production of a series of images
that seek to convey some relationship between the one who looks and what is looked
at, between the gaze that remains uneasy towards its object that remains and is, more
than ever, absent. From the transformation of the employee-body into the creationbody,
the study ends with the final video “The secret physiognomy of an era: memories
and the experience of a distribution of the sensible”. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este estudo pretende articular, através de procedimentos estéticos e artísticos de
composição de pensamento e gesto de escrita, uma abertura do olhar sobre os
sentidos da memória, da experiência, da partilha do sensível, do comum, do dissenso,
da ambivalência das imagens e do corpo. A fisionomia secreta de uma época é
operada a partir de uma ideia anacrônica acerca da memória, propondo um olhar que
procura armar relações não lineares sem se fechar às possibilidades de fabulação, de
existência e de criação. Na parte I, Objeto Presente, proponho uma conversa entre
anotações, relatos que, em parte, narram um percurso pessoal de vivências como
pesquisadora. Nessa narrativa, anotações imagéticas são tomadas como questões
éticas, as quais culminam na descrição de uma prática de mediação realizada com o
corpo-funcionário do atual Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades Oi
Futuro. Na parte II, Objeto Ausente, me debruço sobre o processo de decomposição
pelo qual o objeto deste estudo passou, após o corte epistemológico provocado pela
pandemia de covid-19. Trabalho partindo da ideia de uma fissura no ver, através da
produção de uma série de imagens que buscam transmitir alguma relação entre o
olhante e o olhado, entre o olhar que segue inquieto em direção ao seu objeto que
permanece e se faz, mais do que nunca, ausente. Da passagem do corpo-funcionário
ao corpo-criação, o trabalho encerra-se com o vídeo final A fisionomia secreta de uma
época: memórias e a experiência de uma partilha do sensível. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Experiência |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Partilha do sensível |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Dissenso |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Imagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Corpo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Musehum |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Centro Cultural Oi Futuro |
pt_BR |