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A fisionomia secreta de uma época: memórias e a experiência de uma partilha do sensível

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dc.contributor.advisor Lima, Manoel Ricardo de
dc.contributor.author Kern, Priscilla
dc.date.accessioned 2021-07-15T18:19:21Z
dc.date.available 2021-07-15T18:19:21Z
dc.date.issued 2021-05-27
dc.identifier.citation KERN, Priscilla. A fisionomia secreta de uma época: memórias e a experiência de uma partilha do sensível. 2021. 88 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13223
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A fisionomia secreta de uma época: memórias e a experiência de uma partilha do sensível pt_BR
dc.title.alternative The secret physiognomy of an era: memories and the experience of a distribution of the sensible pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Lima, Manoel Ricardo de
dc.contributor.referee Faceira, Lobelia da Silva
dc.contributor.referee Magri, Ieda Maria
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.subject.en Experience pt_BR
dc.subject.en Distribution of the sensible pt_BR
dc.subject.en Dissent pt_BR
dc.subject.en Image pt_BR
dc.subject.en Body pt_BR
dc.subject.en Musehum pt_BR
dc.subject.en Centro Cultural Oi Futuro pt_BR
dc.description.abstracten This study aims to articulate, by means of aesthetic and artistic procedures of thinking composition and writing gesture, an open gaze on the senses of memory, the experience, the distribution of the sensible, the common, the dissent, the ambivalence of images and the body. The secret physiognomy of an era is operated from an anachronistic idea about memory, proposing a look that seeks to build non-linear relationships without closing itself to the possibilities of fabulation, existence, and creation. In part I, Present Object, I propose a conversation between notes, reports that, in part, narrate a personal journey of experiences as a researcher. In this narrative, imagery notes are taken as ethical issues, which culminate in the description of a mediation practice carried out with the staff (here called employee-body) of the current Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades Oi Futuro. In part II, Absent Object, I focus on the decomposition process that the object of this study underwent after the epistemological break caused by the COVID-19 pandemic. I work based on the idea of a fissure in seeing, through the production of a series of images that seek to convey some relationship between the one who looks and what is looked at, between the gaze that remains uneasy towards its object that remains and is, more than ever, absent. From the transformation of the employee-body into the creationbody, the study ends with the final video “The secret physiognomy of an era: memories and the experience of a distribution of the sensible”. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este estudo pretende articular, através de procedimentos estéticos e artísticos de composição de pensamento e gesto de escrita, uma abertura do olhar sobre os sentidos da memória, da experiência, da partilha do sensível, do comum, do dissenso, da ambivalência das imagens e do corpo. A fisionomia secreta de uma época é operada a partir de uma ideia anacrônica acerca da memória, propondo um olhar que procura armar relações não lineares sem se fechar às possibilidades de fabulação, de existência e de criação. Na parte I, Objeto Presente, proponho uma conversa entre anotações, relatos que, em parte, narram um percurso pessoal de vivências como pesquisadora. Nessa narrativa, anotações imagéticas são tomadas como questões éticas, as quais culminam na descrição de uma prática de mediação realizada com o corpo-funcionário do atual Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades Oi Futuro. Na parte II, Objeto Ausente, me debruço sobre o processo de decomposição pelo qual o objeto deste estudo passou, após o corte epistemológico provocado pela pandemia de covid-19. Trabalho partindo da ideia de uma fissura no ver, através da produção de uma série de imagens que buscam transmitir alguma relação entre o olhante e o olhado, entre o olhar que segue inquieto em direção ao seu objeto que permanece e se faz, mais do que nunca, ausente. Da passagem do corpo-funcionário ao corpo-criação, o trabalho encerra-se com o vídeo final A fisionomia secreta de uma época: memórias e a experiência de uma partilha do sensível. pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Experiência pt_BR
dc.subject.pt Partilha do sensível pt_BR
dc.subject.pt Dissenso pt_BR
dc.subject.pt Imagem pt_BR
dc.subject.pt Corpo pt_BR
dc.subject.pt Musehum pt_BR
dc.subject.pt Centro Cultural Oi Futuro pt_BR


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