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O horário gratuito de propaganda eleitoral e a democracia brasileira: as eleições de 2014 e 2018 em perspectiva comparada

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dc.contributor.advisor Borba, Felipe de Moraes
dc.contributor.author Medeiros, Luiza da Silva
dc.date.accessioned 2021-08-03T14:39:26Z
dc.date.available 2021-08-03T14:39:26Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation MEDEIROS, Luiza da Silva. O horário gratuito de propaganda eleitoral e a democracia brasileira: as eleições de 2014 e 2018 em perspectiva comparada. 2020. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13244
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O horário gratuito de propaganda eleitoral e a democracia brasileira: as eleições de 2014 e 2018 em perspectiva comparada pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Borba, Felipe de Moraes
dc.contributor.referee Veiga, Luciana Fernandes
dc.contributor.referee Cervi, Emerson Urizzi
dc.degree.department CCJP pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ciência Política pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Humanas. Ciência Política pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho investiga o impacto da Lei nº 13.165 no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) para os candidatos à presidência em 2018. A principal hipótese é a de que o pouco espaço dado aos partidos na televisão – principalmente entre os candidatos com menor tempo de propaganda – dificulta a apresentação e o detalhamento de propostas, comprometendo um dos objetivos do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral: a apresentação e diferenciação dos candidatos. Outra hipótese é a de que a redução do tempo concedido aos partidos na televisão abre espaço para uma ainda maior personalização das campanhas. As propagandas, assim, discutiriam menos as propostas e mais a qualidade e atributos pessoais dos candidatos. Para verificar a hipótese, este trabalho propõe a fazer uma análise comparativa entre o primeiro turno do HGPE para presidente de 2014, antes da alteração da regra eleitoral, e o de 2018, após a alteração, dos candidatos mais votados. A análise de conteúdo dos arquivos das propagandas das duas últimas eleições permite verificar a recorrência da apresentação de propostas, o modo de construção dos discursos e as estratégias comunicacionais que usadas pelos candidatos. pt_BR
dc.subject.pt HGPE pt_BR
dc.subject.pt Campanha eleitoral pt_BR
dc.subject.pt Propaganda eleitoral pt_BR
dc.subject.pt Eleições pt_BR


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