dc.contributor.advisor |
Borba, Felipe de Moraes |
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dc.contributor.author |
Medeiros, Luiza da Silva |
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dc.date.accessioned |
2021-08-03T14:39:26Z |
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dc.date.available |
2021-08-03T14:39:26Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Luiza da Silva. O horário gratuito de propaganda eleitoral e a democracia brasileira: as eleições de 2014 e 2018 em perspectiva comparada. 2020. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13244 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O horário gratuito de propaganda eleitoral e a democracia brasileira: as eleições de 2014 e 2018 em perspectiva comparada |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Borba, Felipe de Moraes |
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dc.contributor.referee |
Veiga, Luciana Fernandes |
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dc.contributor.referee |
Cervi, Emerson Urizzi |
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dc.degree.department |
CCJP |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Humanas. Ciência Política |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho investiga o impacto da Lei nº 13.165 no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) para os candidatos à presidência em 2018. A principal hipótese é a de que o pouco espaço dado aos partidos na televisão – principalmente entre os candidatos com menor tempo de propaganda – dificulta a apresentação e o detalhamento de propostas, comprometendo um dos objetivos do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral: a apresentação e diferenciação dos candidatos. Outra hipótese é a de que a redução do tempo concedido aos partidos na televisão abre espaço para uma ainda maior personalização das campanhas. As propagandas, assim, discutiriam menos as propostas e mais a qualidade e atributos pessoais dos candidatos. Para verificar a hipótese, este trabalho propõe a fazer uma análise comparativa entre o primeiro turno do HGPE para presidente de 2014, antes da alteração da regra eleitoral, e o de 2018, após a alteração, dos candidatos mais votados. A análise de conteúdo dos arquivos das propagandas das duas últimas eleições permite verificar a recorrência da apresentação de propostas, o modo de construção dos discursos e as estratégias comunicacionais que usadas pelos candidatos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
HGPE |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Campanha eleitoral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Propaganda eleitoral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Eleições |
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