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Da coreografia à dramaturgia do gesto: mutações das práticas coreográficas no teatro carioca

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dc.contributor.advisor Tavares, Joana Ribeiro da Silva
dc.contributor.author Escobar, Luar Maria Monteiro Vargas
dc.date.accessioned 2021-08-05T23:16:35Z
dc.date.available 2021-08-05T23:16:35Z
dc.date.issued 2019-11
dc.identifier.citation Escobar, Luar Maria Monteiro Vargas. Da coreografia à dramaturgia do gesto: mutações das práticas coreográficas no teatro carioca. Rio de Janeiro, 2020. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13248
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights restrictedAccess pt_BR
dc.title Da coreografia à dramaturgia do gesto: mutações das práticas coreográficas no teatro carioca pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Launay, Isabelle
dc.contributor.referee Tavares, Joana Ribeiro da Silva
dc.contributor.referee Launay, Isabelle
dc.contributor.referee Cardoso, Thereza Cristina Rocha
dc.contributor.referee Tourinho, Ligia Loada
dc.contributor.referee Ribeiro, Monica Medeiros
dc.contributor.referee Trotta, Rosyane
dc.contributor.referee Keiserman, Nara
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.fr dramaturgie pt_BR
dc.subject.fr geste pt_BR
dc.subject.fr Klauss Vianna pt_BR
dc.subject.fr Angel Vianna pt_BR
dc.subject.fr théâtre pt_BR
dc.subject.fr chorégraphie pt_BR
dc.subject.fr danse pt_BR
dc.description.abstractfr Cette thèse présente une étude sur le processus de diversification des pratiques chorégraphiques dans le théâtre carioca. À partir de l’analyse du travail de professionnels spécifiques, situés tout d’abord dans les années 1960 et ensuite dans les années 1990, a été formulé l’hypothèse selon laquelle ces pratiques acquéraient progressivement des compétences considérées comme dramaturgiques. La recherche a choisi comme repère historique le travail des chorégraphes, chercheurs et professeurs Klauss (1928-1992) et Angel Vianna (1928). Au-delà de l’inflexion réalisée par les Vianna, l’émergence de deux autres pratiques plus récentes a été jugée représentative de ce processus. Il s’agit de la pratique de direction de mouvement, qui sera analysée à partir du travail de Duda Maia (1968), Marcia Rubin (1962) et Toni Rodrigues (1963), et du métier de dramaturge, étudié à travers les pratiques de Silvia Soter (1964) et Thereza Rocha (1968). La notion de geste apparaît comme principal point de convergence entre les savoirs mobilisés par les professionnels étudiés et une dramaturgie dont l’acception se détache d’une écriture strictement narrative et textuelle. Les multiples mises à jour du concept de dramaturgie et, en particulier, son appropriation par le champ de la danse, serviront de base à la présentation de la dimension dramaturgique identifiée dans certaines des composantes contemporaines de la chorégraphie théâtrale. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta tese apresenta um estudo sobre o processo de diversificação das práticas coreográficas no teatro carioca. Por meio da análise do trabalho de profissionais específicos, localizados primeiro na década de 1960 e posteriormente na década de 1990, formulou-se a hipótese de que essas práticas adquirem, progressivamente, competências consideradas de teor dramatúrgico. A pesquisa elegeu como marco histórico o trabalho dos coreógrafos, pesquisadores e professores Klauss (1928-1992) e Angel Vianna (1928-). Além da inflexão efetuada pelos Vianna, a emergência de duas outras práticas mais recentes foi considerada como representativa desse processo. Trata-se da direção de movimento, que será analisada a partir do trabalho de Duda Maia (1968-), Marcia Rubin (1962-) e Toni Rodrigues (1963-) e do ofício de dramaturgista, estudado através das práticas de Silvia Soter (1964-) e Thereza Rocha (1968-). A noção de gesto aparece como principal ponto de convergência entre os saberes mobilizados pelos profissionais estudados e uma dramaturgia cuja acepção descola-se de uma escritura estritamente narrativa e textual. As múltiplas atualizações do conceito de dramaturgia e, sobretudo, sua apropriação pelo campo da dança servirão de base para a apresentação da dimensão dramatúrgica identificada em algumas das vertentes contemporâneas da coreografia teatral. pt_BR
dc.subject.pt Dramaturgia pt_BR
dc.subject.pt gesto pt_BR
dc.subject.pt Klauss Vianna pt_BR
dc.subject.pt Angel Vianna pt_BR
dc.subject.pt teatro pt_BR
dc.subject.pt coreografia pt_BR
dc.subject.pt dança pt_BR


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