dc.contributor.advisor |
Tavares, Joana Ribeiro da Silva |
|
dc.contributor.author |
Escobar, Luar Maria Monteiro Vargas |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-05T23:16:35Z |
|
dc.date.available |
2021-08-05T23:16:35Z |
|
dc.date.issued |
2019-11 |
|
dc.identifier.citation |
Escobar, Luar Maria Monteiro Vargas. Da coreografia à dramaturgia do gesto: mutações das práticas coreográficas no teatro carioca. Rio de Janeiro, 2020. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13248 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
restrictedAccess |
pt_BR |
dc.title |
Da coreografia à dramaturgia do gesto: mutações das práticas coreográficas no teatro carioca |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Launay, Isabelle |
|
dc.contributor.referee |
Tavares, Joana Ribeiro da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Launay, Isabelle |
|
dc.contributor.referee |
Cardoso, Thereza Cristina Rocha |
|
dc.contributor.referee |
Tourinho, Ligia Loada |
|
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Monica Medeiros |
|
dc.contributor.referee |
Trotta, Rosyane |
|
dc.contributor.referee |
Keiserman, Nara |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.fr |
dramaturgie |
pt_BR |
dc.subject.fr |
geste |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Klauss Vianna |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Angel Vianna |
pt_BR |
dc.subject.fr |
théâtre |
pt_BR |
dc.subject.fr |
chorégraphie |
pt_BR |
dc.subject.fr |
danse |
pt_BR |
dc.description.abstractfr |
Cette thèse présente une étude sur le processus de diversification des pratiques chorégraphiques dans le théâtre carioca. À partir de l’analyse du travail de professionnels spécifiques, situés tout d’abord dans les années 1960 et ensuite dans les années 1990, a été formulé l’hypothèse selon laquelle ces pratiques acquéraient progressivement des compétences considérées comme dramaturgiques. La recherche a choisi comme repère historique le travail des chorégraphes, chercheurs et professeurs Klauss (1928-1992) et Angel Vianna (1928). Au-delà de l’inflexion réalisée par les Vianna, l’émergence de deux autres pratiques plus récentes a été jugée représentative de ce processus. Il s’agit de la pratique de direction de mouvement, qui sera analysée à partir du travail de Duda Maia (1968), Marcia Rubin (1962) et Toni Rodrigues (1963), et du métier de dramaturge, étudié à travers les pratiques de Silvia Soter (1964) et Thereza Rocha (1968). La notion de geste apparaît comme principal point de convergence entre les savoirs mobilisés par les professionnels étudiés et une dramaturgie dont l’acception se détache d’une écriture strictement narrative et textuelle. Les multiples mises à jour du concept de dramaturgie et, en particulier, son appropriation par le champ de la danse, serviront de base à la présentation de la dimension dramaturgique identifiée dans certaines des composantes contemporaines de la chorégraphie théâtrale. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese apresenta um estudo sobre o processo de diversificação das práticas coreográficas no teatro carioca. Por meio da análise do trabalho de profissionais específicos, localizados primeiro na década de 1960 e posteriormente na década de 1990, formulou-se a hipótese de que essas práticas adquirem, progressivamente, competências consideradas de teor dramatúrgico. A pesquisa elegeu como marco histórico o trabalho dos coreógrafos, pesquisadores e professores Klauss (1928-1992) e Angel Vianna (1928-). Além da inflexão efetuada pelos Vianna, a emergência de duas outras práticas mais recentes foi considerada como representativa desse processo. Trata-se da direção de movimento, que será analisada a partir do trabalho de Duda Maia (1968-), Marcia Rubin (1962-) e Toni Rodrigues (1963-) e do ofício de dramaturgista, estudado através das práticas de Silvia Soter (1964-) e Thereza Rocha (1968-). A noção de gesto aparece como principal ponto de convergência entre os saberes mobilizados pelos profissionais estudados e uma dramaturgia cuja acepção descola-se de uma escritura estritamente narrativa e textual. As múltiplas atualizações do conceito de dramaturgia e, sobretudo, sua apropriação pelo campo da dança servirão de base para a apresentação da dimensão dramatúrgica identificada em algumas das vertentes contemporâneas da coreografia teatral. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Dramaturgia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
gesto |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Klauss Vianna |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Angel Vianna |
pt_BR |
dc.subject.pt |
teatro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
coreografia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
dança |
pt_BR |