dc.contributor.advisor |
Leite, Marcelo Denny de Toledo |
|
dc.contributor.author |
Andrade, Eduardo Santos |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-05T23:16:40Z |
|
dc.date.available |
2021-08-05T23:16:40Z |
|
dc.date.issued |
2019-03 |
|
dc.identifier.citation |
Andrade, Eduardo dos Santos. O espaço encena teatralidade e performatividade na cenografia contemporânea. Rio de Janeiro, 2019. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2019 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13249 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O espaço encena teatralidade e performatividade na cenografia contemporânea |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Leite, Marcelo Denny de Toledo |
|
dc.contributor.referee |
Pereira, Carmen Cinyra Gadelha |
|
dc.contributor.referee |
Bernstein, Ana |
|
dc.contributor.referee |
Sá, Luiz Henrique |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Scenography |
pt_BR |
dc.subject.en |
Scenic Space |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performativity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theatricality |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research proposes a reflection on scenography that takes the notions of theatricality and performativity as its paradigms. The work involves an interdisciplinary, theoretical investigation in the fields of theatre studies, performance studies, and visual arts, as well as an investigation of specific works by Brazilian and international artists. Its aim is to analyze theatricality and performativity in the spatial and visual elements that constitute scenography, taking into account its intrinsic relationship with all dimensions of the mise-en-scene. It was hypothesized that scenography, during the twentieth century, releases itself from a purely semiotic function in order to become a performative body operating in the structure of the mise-en-scene. In this perspective, the research sugests that contemporary theater, as it moves away from a narrative purpose, requests a new type of performativity of its scenic space, whose elements, besides participating in the scenic syntax, as already advocated by Gordon Craig and many others during the twentieth century, participate fundamentally in the dramaturgical syntax itself, impacting the notion of theatricality. The intention is to recognize, from a phenomenological approach, the scenography as a performative agent, or as a tool of dramaturgy and scenic writing in some contemporary expressions of theatricality. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa propõe uma investigação sobre o dispositivo cenográfico, tomando-se como paradigma as noções de teatralidade e performatividade. A partir do cruzamento de conceitos e fundamentos teóricos dos estudos da performance, do teatro e das artes visuais, junto a exemplos de trabalhos internacionais e nacionais, com especial recorte na cena mineira, propõe-se uma reflexão e análise de como se opera a teatralidade e performatividade do dispositivo espacial e visual que compõe a cenografia do espetáculo cênico, levando-se em consideração sua intrínseca relação com os demais elementos que constituem a encenação. Tomou-se como hipótese que a cenografia, ao longo do século XX, liberta-se de uma função essencialmente semiótica para se afirmar como corpo performativo estruturante da encenação. Dentro dessa perspectiva, a pesquisa propõe que o teatro contemporâneo, quando se afasta de uma finalidade narrativa, solicita um novo tipo de performatividade de sua cenografia, cujos elementos, além de participarem da sintaxe cênica, como já preconizado por Gordon Craig e tantos outros ao longo do século XX, participam fundamentalmente da própria sintaxe dramatúrgica, repercutindo na noção de teatralidade. Busca-se, a partir de um enfoque fenomenológico, reconhecer a cenografia como agente performativo ou, ainda, como ferramenta de dramaturgia e de escrita cênica em algumas expressões contemporâneas de teatralidade. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cenografia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Espaço Cênico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatralidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Performatividade |
pt_BR |