dc.contributor.advisor |
Barancoski, Ingrid |
|
dc.contributor.author |
Moraes Junior, Edvan Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-10T21:05:30Z |
|
dc.date.available |
2021-08-10T21:05:30Z |
|
dc.date.issued |
2021-02 |
|
dc.identifier.citation |
Moraes Junior ,Edvan Rodrigues. RELAÇÕES SEMÂNTICO-MUSICAIS EM ÓPERA: a Teoria das Tópicas Musicais como recurso no desenvolvimento de soluções interpretativas aplicada à ópera Piedade de João Guilherme Ripper. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13250 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
RELAÇÕES SEMÂNTICO-MUSICAIS EM ÓPERA: a Teoria das Tópicas Musicais como recurso no desenvolvimento de soluções interpretativas aplicada à ópera Piedade de João Guilherme Ripper |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Barancoski, Ingrid |
|
dc.contributor.referee |
Gubernikoff, Carole |
|
dc.contributor.referee |
Vianna, João Guilherme Ripper |
|
dc.contributor.referee |
Moura, Mirna Rubin de |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Preparation of singers. |
pt_BR |
dc.subject.en |
Topic Theory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Operatic performance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Interpretive solutions |
pt_BR |
dc.subject.en |
João Guilherme Ripper |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian Contemporary Music |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The preparation of singers for operatic performance is the object of study of this dissertation, with special focus on the relations between text and music. The Topic Theory (RATNER, 1980; AGAWU, 1991; PIEDADE, 2012, 2013, 2015) is a tool of structural and expressive analysis that, since the 80’s, is applied to European eighteenth century music. From the 2000’s, it is applied to music from other cultures and times, including in Brazil. This dissertation proposes to demonstrate how the Topic Theory together with poetic analysis may be applied to Brazilian contemporary opera, in order to offer resources to the development of interpretive solutions for singers and vocal coaches, mainly. The above-mentioned analysis were applied to excerpts of Piedade, João Guilherme Ripper’s opera, and served as a basis to solutions for the performance, aiming to guide and encourage future interpreters to create their own processes of preparation in the light of topics. In the introduction, some details about the work and its methodology are presented. Chapter 1 is dedicated to the musical topics. In that chapter, a review of national and international literature about this subject is conducted. Some of the theoretical references used are pointed out and a couple of musical topics examples are shown. In Chapter 2, information about João Guilherme Ripper’s life and about Piedade is introduced. Chapter 3 begins with some elements of poetic analysis that are useful to our work. Then, to each of the three chosen excerpts, there is a brief analysis of the musical structure, the occurrence of topics is observed and they are related to interpretive solutions, manipulating aspects like phrasing, articulation, dynamics, timbre and agogic. After Conclusion there are references and appendix with the vocal score fragments that were studied in Chapter 3. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A preparação de cantores para a prática operística é o objeto de estudo desta dissertação, com especial enfoque para as relações entre texto e música. A Teoria das Tópicas Musicais (RATNER, 1980; AGAWU, 1991; PIEDADE, 2012, 2013, 2015) é uma ferramenta de análise estrutural e expressiva que, desde a década de 80 do séc. XX, vem sendo aplicada ao repertório europeu do séc. XVIII. A partir dos anos 2000, vem sendo aplicada a músicas de outras épocas e culturas, inclusive, no Brasil. Este trabalho se propõe a demonstrar de que forma a Teoria das Tópícas aliada à análise poética pode ser aplicada ao repertório operístico brasileiro contemporâneo, a fim de oferecer recursos para o desenvolvimento de soluções interpretativas para cantores e pianistas correpetidores, principalmente. As referidas análises foram aplicadas em trechos da ópera Piedade, do compositor carioca João Guilherme Ripper, e serviram de base para soluções para a performance, com o intuito de orientar e incentivar futuros intérpretes a criarem seus próprios processos de preparação à luz das tópicas. Na introdução são apresentados alguns detalhes sobre o trabalho e a metodologia utilizada. O capítulo 1 é dedicado às Tópicas Musicais e, nele, é feita uma revisão de bibliografia nacional e internacional sobre o assunto. São apontados alguns dos referenciais teóricos utilizados e mostrados exemplos de tópicas musicais. No capítulo 2, informações sobre a vida de João Guilherme Ripper e sobre a ópera Piedade são trazidos. O capítulo 3 começa com alguns elementos de análise poética que nos são úteis. Em seguida, para cada um dos três excertos escolhidos, é feita uma breve análise estrutural e observa-se a ocorrência de tópicas, que são relacionadas a soluções interpretativas, manipulando parâmetros como fraseado, articulação, dinâmica, timbre e agógica. Após a Conclusão, seguem as referências e os anexos com os fragmentos da partitura de canto e piano que foram estudados no capítulo 3. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Preparação de Cantores |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teoria das Tópicas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Performance operística |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Soluções interpretativas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Musica Brasileira Contemporânea |
pt_BR |