DSpace Repository

Conceitos de autoria e obra em música medieval: cooperação e continuidade

Show simple item record

dc.contributor.advisor Vetromilla, Clayton Daunis
dc.contributor.author Novaes, Pedro Hasselmann
dc.date.accessioned 2021-08-19T22:23:10Z
dc.date.available 2021-08-19T22:23:10Z
dc.date.issued 2021-05
dc.identifier.citation Novaes, Pedro Hasselmann. Conceitos de autoria e obra em música medieval: cooperação e continuidade . Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13259
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Conceitos de autoria e obra em música medieval: cooperação e continuidade pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Vetromilla, Clayton Daunis
dc.contributor.referee Lemos, Maya Suemi
dc.contributor.referee Ronái, Laura Tausz
dc.contributor.referee Reis, Doriana Mendes
dc.contributor.referee Nunes, José Mauro Gonçalves
dc.contributor.referee Aguilar, Patricia Michellini
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Medieval music pt_BR
dc.subject.en Musical work and Authorship pt_BR
dc.subject.en Cooperation and continuity pt_BR
dc.subject.en Orality pt_BR
dc.subject.en Intertextuality pt_BR
dc.description.abstracten The primary motivation for the doctoral research now presented in its final text was the observation that current concepts of musical work and authorship are particularly dependent on 19th-century visions. Such concepts were validated and even naturalized in academic and classical music circles. Considering this, we established the main objective of the research, which was to collaborate for a better autonomy of meanings of musical work and authorship related to the Middle Ages. For this purpose, we started by reviewing musicological assumptions that, based on positivistic research models, were inclined to adopt, almost indistinctly, Romantic concept of musical work (written, closed, and judged according to the author‘s originality criteria). Looking for definitions that were, as far as we know, more compatible with the medieval period, we adopted main theoretical references such as long duration (BRAUDEL), mouvance (ZUMTHOR) and intertextuality (PLUMLEY); these references are related to concepts known and widespread in the Middle Ages, such as that of authority (auctoritas) or that of the categories of authorship (BOAVENTURA). Our text explores two fronts: one theoretical and another in the field of Performance Practice. The bibliographic review covered publications mainly from the 20th and 21st centuries, in addition to modern editions from medieval primary sources. From these studies, it was possible to understand the continuous and cooperative actions that affected the musical works of the period, from where we built a particular conception of originality that we think is more appropriate. Descriptions and analyzes of techniques and procedures related to the composition and musical practices of that time led us to concrete and personal proposals for vocal/instrumental interpretation that are included in the final chapter. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A principal motivação da pesquisa de doutorado ora apresentada em seu texto final foi a constatação de que conceitos vigentes de obra e autoria musicais são particularmente tributários de visões e construções do século XIX. Tais conceitos foram validados e mesmo naturalizados em meios acadêmicos de música de concerto. Em vista dessa constatação, estabelecemos o objetivo geral da pesquisa, que foi o de colaborar para uma maior autonomia de sentidos de obra e autoria musicais relativos à Idade Média. Para tanto, partimos da revisão de pressupostos musicológicos que, fundados sobre modelos positivistas de pesquisa, tenderam a adotar, quase que indiscriminadamente, o conceito romântico de obra musical (escrita, fechada e valorizada segundo critérios de originalidade do autor). Para ensaiar definições que fossem, em nosso entendimento, mais compatíveis com o período medieval, adotamos os referenciais teóricos de longa duração (BRAUDEL), de movência (ZUMTHOR) e intertextualidade (PLUMLEY); essas referências têm relação com conceitos conhecidos e difundidos na Idade Média, como o de autoridade (auctoritas) ou aquele das categorias de autoria (BOAVENTURA). O presente texto explora duas frentes: uma teórica e outra do campo das práticas interpretativas. A revisão bibliográfica abrangeu publicações principalmente dos séculos XX e XXI, além de edições modernas de fontes primárias medievais. A partir desses estudos, foi possível compreender as ações contínuas e cooperativas que incidiram sobre as obras musicais do período, de onde divisamos uma concepção particular de originalidade que pensamos ser mais ajustada. Descrições e análises de técnicas e procedimentos relacionados à composição e às práticas musicais de época deram origem a propostas concretas e pessoais de interpretação vocais/instrumentais que constam do capítulo final. pt_BR
dc.subject.pt Música medieval pt_BR
dc.subject.pt Autoria e obra pt_BR
dc.subject.pt Cooperação e continuidade pt_BR
dc.subject.pt Intertextualidade pt_BR
dc.subject.pt Oralidade pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|