dc.contributor.advisor |
Abreu, Regina Maria do Rego Monteiro de |
|
dc.contributor.author |
Borges, Íria de Carvalho e |
|
dc.date.accessioned |
2021-11-03T17:57:49Z |
|
dc.date.available |
2021-11-03T17:57:49Z |
|
dc.date.issued |
2021-08-30 |
|
dc.identifier.citation |
BORGES, Íria de Carvalho e. Mário de Andrade e a poética do colecionamento: entre a etnografia, o patrimônio e o conhecimento sensível. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13273 |
|
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Mário de Andrade e a poética do colecionamento: entre a etnografia, o patrimônio e o conhecimento sensível |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mário de Andrade and the poetics of collection: between ethnography, heritage and sensitive knowledge |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Silva, Sabrina Dinola Gama |
|
dc.contributor.referee |
Abreu, Regina Maria do Rego Monteiro de |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Sabrina Dinola Gama |
|
dc.contributor.referee |
Geiger, Amir |
|
dc.contributor.referee |
Menezes, Renata de Castro |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mário de Andrade |
pt_BR |
dc.subject.en |
Collection |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ethnography |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cultural Heritage |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The dissertation explores Mário de Andrade's collecting work in its processual quality through appropriations of ethnography made by the poet in the 1920s and 1930s. The investigation begins with a gaze on Mário's multiplicity, and then moves on to his collecting side, taking O Turista Aprendiz as a document. The guiding principle is based on the premise that Mário's work in the 1930s, as director of the Department of Culture of São Paulo, even with the complexities of a work of recording cultural manifestations within a state apparatus, maintains continuities with the posture of the "experimental disposition" of the avant-garde procedures of the 1920s. Firstly, it’s presented, interlinking the bibliography, the many sides of Mário de Andrade since the Brazilian modernist movement up until his projects in the 1930s as Cultural Department director (modernist poet, traveler, folklorist, director), focusing on his relation with the ethnography and anthropology fields. Then, it’s discussed how a collection is conceived in general to initiate the investigation about how the collecting process was conducted by the poet, observing his forms of collecting objects and methods to register cultures, based on his travel literature and the letters he wrote to his colleagues. To conclude this work, it’s explored the continuities between Mário’s experiences in the 1920s and his work as a director in the 1930s in order to consider the contemporary aspect of his legacy to unravel other memories. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A dissertação explora o colecionamento de Mário de Andrade em sua qualidade processual, atravessada por apropriações da etnografia feitas pelo poeta paulistano nas décadas de 1920 e 1930. A investigação se desenha a partir do olhar lançado à multiplicidade de Mário, para então adentrar em sua faceta colecionista, tomando O turista aprendiz como documento. O fio condutor parte da premissa de que a atuação de Mário no período de 1930, enquanto diretor do Departamento de Cultura de São Paulo guarda, mesmo com os meandros de um trabalho de registro de manifestações culturais dentro de um aparelho estatal, continuidades com a postura da “disposição experimental” vanguardista marioandradina dos anos de 1920. Trabalha-se na primeira parte a interlocução com a bibliografia de forma a apresentar as facetas compartimentadas de Mário de Andrade, do começo no Movimento Modernista até a sua atuação nos anos 1930 no Departamento de Cultura (modernista, viajante, folclorista, diretor), ressaltando sua relação com os campos da etnografia e antropologia. Segue-se a discussão sobre
o estabelecimento de uma coleção de maneira abrangente, entrando assim no processo de colecionamento do poeta ao investigar as maneiras como conduziu sua coleta de objetos e registros com base nos relatos de viagens ao Norte e Nordeste com suas correspondências. No último capítulo, explora-se as continuidades entre a experiência dos anos de 1920 e sua atuação nos anos de 1930, a fim de refletir sobre o caráter contemporâneo do trabalho de Mário na (des)construção de memórias. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mário de Andrade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Colecionamento |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Etnografia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio Cultural |
pt_BR |