DSpace Repository

Mário de Andrade e a poética do colecionamento: entre a etnografia, o patrimônio e o conhecimento sensível

Show simple item record

dc.contributor.advisor Abreu, Regina Maria do Rego Monteiro de
dc.contributor.author Borges, Íria de Carvalho e
dc.date.accessioned 2021-11-03T17:57:49Z
dc.date.available 2021-11-03T17:57:49Z
dc.date.issued 2021-08-30
dc.identifier.citation BORGES, Íria de Carvalho e. Mário de Andrade e a poética do colecionamento: entre a etnografia, o patrimônio e o conhecimento sensível. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13273
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Mário de Andrade e a poética do colecionamento: entre a etnografia, o patrimônio e o conhecimento sensível pt_BR
dc.title.alternative Mário de Andrade and the poetics of collection: between ethnography, heritage and sensitive knowledge pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Silva, Sabrina Dinola Gama
dc.contributor.referee Abreu, Regina Maria do Rego Monteiro de
dc.contributor.referee Silva, Sabrina Dinola Gama
dc.contributor.referee Geiger, Amir
dc.contributor.referee Menezes, Renata de Castro
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.en Mário de Andrade pt_BR
dc.subject.en Collection pt_BR
dc.subject.en Ethnography pt_BR
dc.subject.en Cultural Heritage pt_BR
dc.description.abstracten The dissertation explores Mário de Andrade's collecting work in its processual quality through appropriations of ethnography made by the poet in the 1920s and 1930s. The investigation begins with a gaze on Mário's multiplicity, and then moves on to his collecting side, taking O Turista Aprendiz as a document. The guiding principle is based on the premise that Mário's work in the 1930s, as director of the Department of Culture of São Paulo, even with the complexities of a work of recording cultural manifestations within a state apparatus, maintains continuities with the posture of the "experimental disposition" of the avant-garde procedures of the 1920s. Firstly, it’s presented, interlinking the bibliography, the many sides of Mário de Andrade since the Brazilian modernist movement up until his projects in the 1930s as Cultural Department director (modernist poet, traveler, folklorist, director), focusing on his relation with the ethnography and anthropology fields. Then, it’s discussed how a collection is conceived in general to initiate the investigation about how the collecting process was conducted by the poet, observing his forms of collecting objects and methods to register cultures, based on his travel literature and the letters he wrote to his colleagues. To conclude this work, it’s explored the continuities between Mário’s experiences in the 1920s and his work as a director in the 1930s in order to consider the contemporary aspect of his legacy to unravel other memories. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A dissertação explora o colecionamento de Mário de Andrade em sua qualidade processual, atravessada por apropriações da etnografia feitas pelo poeta paulistano nas décadas de 1920 e 1930. A investigação se desenha a partir do olhar lançado à multiplicidade de Mário, para então adentrar em sua faceta colecionista, tomando O turista aprendiz como documento. O fio condutor parte da premissa de que a atuação de Mário no período de 1930, enquanto diretor do Departamento de Cultura de São Paulo guarda, mesmo com os meandros de um trabalho de registro de manifestações culturais dentro de um aparelho estatal, continuidades com a postura da “disposição experimental” vanguardista marioandradina dos anos de 1920. Trabalha-se na primeira parte a interlocução com a bibliografia de forma a apresentar as facetas compartimentadas de Mário de Andrade, do começo no Movimento Modernista até a sua atuação nos anos 1930 no Departamento de Cultura (modernista, viajante, folclorista, diretor), ressaltando sua relação com os campos da etnografia e antropologia. Segue-se a discussão sobre o estabelecimento de uma coleção de maneira abrangente, entrando assim no processo de colecionamento do poeta ao investigar as maneiras como conduziu sua coleta de objetos e registros com base nos relatos de viagens ao Norte e Nordeste com suas correspondências. No último capítulo, explora-se as continuidades entre a experiência dos anos de 1920 e sua atuação nos anos de 1930, a fim de refletir sobre o caráter contemporâneo do trabalho de Mário na (des)construção de memórias. pt_BR
dc.subject.pt Mário de Andrade pt_BR
dc.subject.pt Colecionamento pt_BR
dc.subject.pt Etnografia pt_BR
dc.subject.pt Patrimônio Cultural pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|