dc.contributor.advisor |
Lima, Vanessa Teixeira de |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Beatriz Magno Alves de |
|
dc.date.accessioned |
2021-11-04T19:00:18Z |
|
dc.date.available |
2021-11-04T19:00:18Z |
|
dc.date.issued |
2020-03 |
|
dc.identifier.citation |
Oliveira, Beatriz Magno Alves de. A cena como relevo, o teatro como festa: reflexões sobre a revolução do espaço teatral de Georg Fuchs. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13275 |
|
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A cena como relevo, o teatro como festa: reflexões sobre a revolução do espaço teatral de Georg Fuchs |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lima, Vanessa Teixeira de |
|
dc.contributor.referee |
Nosella, Berilo Luigi de Deiro |
|
dc.contributor.referee |
Kosovski, Lídia |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
German theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
Georg Fuchs |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theater revolution |
pt_BR |
dc.subject.en |
Scenic space |
pt_BR |
dc.subject.en |
Relief scene |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The work consists of an analysis of the proposals for the scenic space by Georg Fuchs (1868- 1949), published in the book The Theater Revolution: conclusions concerning the Munich Artists' Theater (Die Revolution des Theaters: ergebnisse aus dem Münchener Künstler theater) published in 1909. For that, it was necessary to present the main aspects of Fuchs' thought, the historical context and the main artists who were a reference for him, such as: the sculptor Adolf von Hildebrand, the composer Richard Wagner and the writer Wolfgang von Goethe. Fuchs' thinking was analyzed based on two fundamental concepts: that of the relief scene and that of the party theater. These concepts were related to the two fields of study of the theatrical space, the scenography and the theatrical architecture, respectively. Fuchs' theatrical proposals were thought from his ideas on the role of theater for society. In this way, we sought to think about how his ideas for the scenic space contributed to the realization of his political ideals. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O trabalho consiste na análise das propostas para o espaço cênico de Georg Fuchs (1868- 1949) apresentadas no livro A Revolução do Teatro: conclusões acerca do Teatro dos Artistas de Munique (Die Revolution des Theaters: ergebnisse aus dem Münchener Künstler-theater) publicado em 1909. Para isso, foi necessário apresentar os principais aspectos do pensamento de Fuchs, o contexto histórico e os principais artistas que foram referência para ele, tais como: o escultor Adolf von Hildebrand, o compositor Richard Wagner e o escritor Wolfgang von Goethe. O pensamento de Fuchs foi analisado a partir de dois conceitos fundamentais: o de cena relevo e o de teatro festa. Estes conceitos foram relacionados aos dois campos de estudo do espaço teatral, a cenografia e a arquitetura teatral, respectivamente. As propostas teatrais de Fuchs foram pensadas a partir de suas ideias sobre a função do teatro para a sociedade. Dessa maneira, buscou-se pensar como suas ideias para o espaço cênico contribuíram para realizar seus ideais políticos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro alemão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Georg Fuchs |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Revolução do teatro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Espaço cênico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cena Relevo |
pt_BR |