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Os Comediantes: da gênese à formulação do teatro do futuro (1938-1942)

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dc.contributor.advisor Silva, Tania Brandão da
dc.contributor.author Xavier, Roger Ferreira
dc.date.accessioned 2021-11-04T19:00:24Z
dc.date.available 2021-11-04T19:00:24Z
dc.date.issued 2020-10
dc.identifier.citation Xavier, Roger Ferreira. Os Comediantes: da gênese à formulação do teatro do futuro (1938-1942) Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2020 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13276
dc.description.sponsorship CNPQ pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Os Comediantes: da gênese à formulação do teatro do futuro (1938-1942) pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Silva, Tania Brandão da
dc.contributor.referee Fontana, Fabiana Siqueira
dc.contributor.referee Costa Filho, José da
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.fr Théâtre Brésilien Moderne pt_BR
dc.subject.fr Os Comediantes pt_BR
dc.subject.fr Celso Kelly pt_BR
dc.subject.fr le théâtre amateur pt_BR
dc.subject.fr Modes de production thèâtrale pt_BR
dc.description.abstractfr Ce travail a pour objectif principal d'étudier la constitution initiale du groupe amateur Os Comediantes, inscrit par l'historiographie officielle comme le groupe responsable de l'inauguration du théâtre brésilien moderne. En ce sens, couvrant la période 1938-1942, il cherche à esquisser les conditions originales de l'émergence du groupe au sein de l'Association des Artistes Brésiliens (AAB), sous la présidence et à l'initiative de Celso Kelly, et en tenant compte des politiques publiques pour le théâtre dans le contexte de l'Estado Novo. Ainsi, il fallut analyser ses premières réalisations théâtrales: les spectacles Chacun sa vérité, de Luigi Pirandello et Une femme et trois clowns, de Marcel Achard, en 1940, en plus du remontage de Pirandello, en 1941. À cela s'ajoute l'effort du groupe pour créer un club de théâtre et la demande d'assistance accordée par le Service national du théâtre (SNT) pour réaliser un plan d'activités artistiques en 1943. Ici, l'absence du texte sur La robe de mariée, par Nelson Rodrigues et même le nom de Ziembinski dans la demande d'assistance respective, se démarque. Ces données, apparemment fragiles, mais compte tenu de la valeur de grandeur accordée au groupe, par rapport aux valeurs distribuées aux entreprises professionnelles, doivent être vues comme une action personnaliste du ministre Gustavo Capanema, mais aussi comme le reflet direct d'une action engendrée par l'élite de Rio , mécontent de la production théâtrale hégémonique à Rio de Janeiro. Certaines sources utilisées par cette recherche sont encore inédites et proviennent des Archives privées João Ângelo Labanca, situées au Centre de Documentation et d'Information (CEDOC) au Funarte, à Rio de Janeiro. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho tem como objetivo principal investigar a constituição inicial do grupo amador Os Comediantes, registrado pela historiografia oficial como o grupo responsável pela inauguração do teatro moderno brasileiro. Nesse sentido, abrangendo o período de 1938-1942, busca esboçar as condições originantes para a eclosão do grupo no interior da Associação dos Artistas Brasileiros (AAB), sob a presidência e iniciativa de Celso Kelly, e levando em consideração as políticas públicas para o teatro no contexto do Estado Novo. Assim, coube analisar as suas primeiras realizações teatrais: o espetáculo A verdade de cada um, de Luigi Pirandello e Uma mulher e três palhaços, de Marcel Achard, em 1940, além da remontagem de Pirandello, em 1941. Soma-se a isto o esforço do grupo pela criação de um clube de teatro e o pedido de auxílio concedido pelo Serviço Nacional de Teatro (SNT) para realização de um plano de atividades artísticas no ano de 1943. Destaca-se, aqui, a ausência do texto de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues e mesmo o nome de Ziembinski no interior do respectivo pedido de auxílio. Esse dado, aparentemente frágil, mas diante do valor de grandeza concedido ao grupo, se comparado aos valores distribuídos às companhias profissionais, deve ser visto como uma ação personalista por parte do ministro Gustavo Capanema, mas também reflexo direto de uma ação engendrada pela elite carioca, insatisfeita com a produção teatral hegemônica no Rio de Janeiro. Algumas fontes utilizadas por esta pesquisa são ainda inéditas e provêm do Arquivo Privado João Ângelo Labanca, localizado no Centro de Documentação e Informação (CEDOC) da Funarte, no Rio de Janeiro. pt_BR
dc.subject.pt Teatro Brasileiro Moderno pt_BR
dc.subject.pt Os Comediantes pt_BR
dc.subject.pt Celso Kelly pt_BR
dc.subject.pt amadorismo teatral pt_BR
dc.subject.pt modos de produção teatral pt_BR


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