DSpace Repository

Missão Sankofa: Um jogo de tabuleiro para a desconstrução do racismo religioso no ensino de história

Show simple item record

dc.contributor.advisor Magalhães, Aline Montenegro
dc.contributor.author Souza, João Roberto Abraham Silva
dc.date.accessioned 2021-11-22T18:57:40Z
dc.date.available 2021-11-22T18:57:40Z
dc.date.issued 2021-08-02
dc.identifier.citation SOUZA, João Roberto Abraham Silva. Missão Sankofa: Um jogo de tabuleiro para a desconstrução do racismo religioso no ensino de história. 2021. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13278
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Missão Sankofa: Um jogo de tabuleiro para a desconstrução do racismo religioso no ensino de história pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Magalhães, Aline Montenegro
dc.contributor.referee Costa, Carina Martins
dc.contributor.referee Costa, Warley da
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en History teaching pt_BR
dc.subject.en Religious persecution pt_BR
dc.subject.en Religious racism pt_BR
dc.subject.en Games in history teaching pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation produced a board game, called Mission Sankofa, which addresses the persecution of the Republican State against candomblés in Rio de Janeiro during the first fifty years of the Republic, as well as the attacks suffered by Religions of African Origin today. It also deals with the resistance strategies of the candomblecist communities. It sought to use religious racism as a key concept for the interpretation of the mentioned persecutions and attacks. It also created the concept of school religious racism, whose purpose is to understand the ways in which racist attitudes and speeches that target Afro-religious students act in school. Missão Sankofa intends to contribute to the implementation of law 10.639/03, through an approach that contemplates the religious, social and historical dimensions of candomblés in Rio de Janeiro. Therefore, its use in history teaching can promote the debate about ethno-racial relations in school, strengthening the struggle for an anti-racist education. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação produziu um jogo de tabuleiro, denominado Missão Sankofa, que aborda a perseguição do Estado republicano contra os candomblés do Rio de Janeiro durante os primeiros cinquenta anos da República, bem como os ataques sofridos pelas Religiões de Matrizes Africanas atualmente. Trata também das estratégias de resistência das comunidades candomblecistas. Buscou-se utilizar o racismo religioso como conceito chave para a interpretação das perseguições e dos ataques referidos. Foi igualmente criado o conceito de racismo religioso escolar, cujo propósito é a compreensão dos modos pelos quais falas e atitudes racistas, que tem por alvo os(as) estudantes afrorreligiosos(as), agem na escola. Missão Sankofa pretende contribuir para a implementação da lei 10.639/03, mediante uma abordagem que contempla as dimensões religiosa, social e histórica dos candomblés cariocas. Por isto, sua utilização no ensino de história pode promover o debate sobre as relações étnicorraciais na escola, fortalecendo a luta por uma educação antirracista. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de História pt_BR
dc.subject.pt Perseguição religiosa pt_BR
dc.subject.pt Racismo religioso pt_BR
dc.subject.pt Jogos no ensino de história pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|