DSpace Repository

Baby Consuelo (sim, por que não?) E sua participação no rock durante a década de 1970

Show simple item record

dc.contributor.advisor Ulhôa, Martha Tupinambá de
dc.contributor.author Trotta, Nathália Andrião
dc.date.accessioned 2021-11-23T14:31:19Z
dc.date.available 2021-11-23T14:31:19Z
dc.date.issued 2021-08
dc.identifier.citation Trotta, Nathália Andrião. Baby Consuelo (yes, why not?) And her participation in rock during the 1970s. 2021. Dissertation (Masters in Music) – Graduate Program in Music, Center for Arts and Arts, Federal University of the State of Rio of January (UNIRIO) pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13279
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Baby Consuelo (sim, por que não?) E sua participação no rock durante a década de 1970 pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Ulhôa, Martha Tupinambá de
dc.contributor.referee Requião, Luciana
dc.contributor.referee Silva, Herom Vargas
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Baby Consuelo pt_BR
dc.subject.en Novos Baianos pt_BR
dc.subject.en Album covers pt_BR
dc.subject.en Performance pt_BR
dc.subject.en Brazilian Rock pt_BR
dc.description.abstracten This research aims to present and discuss the career and legacy of rock musician Baby Consuelo both within her band Novos Baianos and in her solo career in Brazilian rock throughout the 1970s. Her solo career is understood as her short period of activity between 1970-1971 – resulting in her releases of the songs “Curto de Véu e Grinalda” by Moraes Moreira and Luiz Galvão, her own composition “Volta que o mundo dá” –, and the two LPs she released after leaving Novos Baianos: O que vier eu traço (1978) and Pra enlouquecer (1979). It was also important to analyze the movements performed by artists prior to the 1970s, the relationship between rock and the cultural industry, and women's performance in this musical genre. Chronologically, at first, were mentioned the initial rock productions in Brazil and the relationship with dance, the popularization of Jovem Guarda, Tropicalismo, Counterculture, and, the psychedelic and progressive rock. In order to understand Baby Consuelo's musical practice in the 1970s, an analysis is presented of the covers, back covers and inserts of the LP and double compact of the band Novos Baianos, during their first period of musical production (1970-1978), and of Baby Consuelo’s solo albums (1978-1979. The images and mechanisms used by journals to consolidate the image that was being built of Baby Consuelo's artistic persona were also observed, as well of the Novos Baianos, in reports presented, for example, in O Pasquim, Revista Manchete, Jornal do Brasil, Correio da Manhã (Rio de Janeiro), Jornal de música e som and Rolling Stone. ). It is understood that these visual materials involve an identity and performance of music making and marketing developed by the artists studied here. The influences used by Baby Consuelo and Novos Baianos in rock, whether from counterculture, Brazilian popular rhythms and genres, rock as an element of pop culture, psychedelia, football, carnival, Trio Elétrico, and the symbols of rebellion presented to the public young people help contextualize and frame the idea of the “new” proposed by these artists, also, was observed the adaptations for the phonographic industry. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa busca apresentar e discutir a produção de Baby Consuelo na banda Novos Baianos e sua carreira solo no rock nacional durante a década de 1970. A carreira solo aqui comentada remete-se ao curto período de atividade entre 1970 e 1971 – que resultou na gravação do compacto simples (1970) com as canções “Curto de Véu e Grinalda” de Moraes Moreira e Luiz Galvão e “Volta que o mundo dá”, de autoria própria –, assim como os dois discos produzidos pela artista após sua saída dos Novos Baianos: O que vier eu traço (1978) e Pra Enlouquecer (1979). Foi também de importância, a análise dos movimentos realizados por artistas anteriores à década de 1970, a relação do rock com a indústria cultural e a atuação feminina neste gênero musical. Assim, de forma cronológica, em um primeiro momento, foram mencionadas as produções iniciais do rock no Brasil e a relação com a dança, a popularização da Jovem Guarda, o tropicalismo, a contracultura e o rock psicodélico e progressivo. Para entendimento da prática musical, foi realizada uma análise das capas, contracapas e encartes de LPs e compactos duplos de Baby Consuelo, dos Novos Baianos durante o primeiro período de produção musical (1970-1978), e de outros artistas pertinentes para a realização desta pesquisa. Também foram observados os mecanismos utilizados pelos periódicos para consolidar a imagem que estava sendo construída da persona artística de Baby Consuelo, e dos Novos Baianos em reportagens presentes, por exemplo, em O Pasquim, Revista Manchete, Jornal do Brasil, Correio da Manhã (Rio de Janeiro), Jornal de música e som e Rolling Stone. Acredita-se que estes materiais envolvem identidade e performance do fazer musical e mercadológico desenvolvidos pelos artistas aqui mencionados. As influências que atravessaram o rock proposto por Baby Consuelo e Novos Baianos, seja da contracultura, de ritmos e gêneros populares brasileiros, o rock como elemento da cultura pop, a psicodelia, o futebol, carnaval, trio elétrico, e os símbolos de rebeldia apresentados para o público jovem, auxiliam na compreensão da ideia do “novo” que estava sendo proposta pelos artistas, levando em conta as adaptações e interesses para com o mercado fonográfico. pt_BR
dc.subject.pt Baby Consuelo pt_BR
dc.subject.pt Novos Baianos pt_BR
dc.subject.pt Capas de discos pt_BR
dc.subject.pt Performance pt_BR
dc.subject.pt Rock Nacional pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|