dc.contributor.advisor |
Ulhôa, Martha Tupinambá de |
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dc.contributor.author |
Garcia, Nicole Manzia |
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dc.date.accessioned |
2021-11-23T15:10:46Z |
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dc.date.available |
2021-11-23T15:10:46Z |
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dc.date.issued |
2021-08 |
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dc.identifier.citation |
Garcia, Nicole Manzia. A trajetória da compositora Lycia de Biase Bidart (1910-1991). Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13280 |
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dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A trajetória da compositora Lycia de Biase Bidart (1910-1991) |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ulhôa, Martha Tupinambá de |
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dc.contributor.referee |
Pinto, Carlos Alberto Figueiredo |
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dc.contributor.referee |
Silva, Eliana Maria da Almeida Monteiro da |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
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dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Trajectory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian composer |
pt_BR |
dc.subject.en |
Lycia de Biase Bidart |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Lycia de Biase Bidart (1910-1991) was a composer, pianist and Brazilian maestra with a career spanning many decades through the 20th century. This dissertation is the result of biographical and compositional research and aims to present her personal and musical trajectory by the light of trajectory concept from Pierre Bourdieu. Due to the lack of visibility of women’s artistic production through the human history, this composer was not too much studied in the academic field, for this purpose were used written sources, as 20th century journals on Hermeroteca Digital, interviews with the family’s composer, public documents, such as catalogue of compositions and sheet music, and family documents, as pictures and letters for example. Beside the chapter about her personnel trajectory, with familiar’s information, one chapter was dedicated for musical aspects analyzed on these sources, which include concert’s information,compositional inspirations written by herself and by the interviewed, observations about her opus and contact with other artists from that period. A brief list was made with music title and basic information about all her compositions founded on catalogues and the School of Communications and Arts’ Library (ECA/USP), where most of her sheet music was donated and still preserved. Many of the characteristics descripted by Bourdieu were identified in the composer’s trajectory, which contributed for her success in the beginning of her career and for her production until her last years of life. Lycia was, initially, well received in the artistic field, but opted out to spend most of her life in private writing music and dedicating her strengths for the family, something expected for women in her time. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
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dc.description.abstractpt |
Lycia de Biase Bidart (1910-1991) foi uma compositora, pianista e maestrina brasileira que teve grande produção composicional ao longo do século XX. A presente dissertação é resultado da pesquisa sobre sua vida e obra e tem como objetivo apresentar sua trajetória pessoal e musical a partir do conceito de trajetória de Pierre Bourdieu. Devido à omissão da produção artística de mulheres ao longo da história, a compositora foi pouco estudada no meio acadêmico, por isso, para a pesquisa foram utilizadas fontes escritas e orais, como jornais da época acessados pela Hemeroteca Digital, entrevistas com familiares, documentos públicos, como catálogos e partituras, e documentos fornecidos por familiares, como fotos e cartas. Além do capítulo sobre sua trajetória pessoal, com dados sobre sua vida cotidiana e familiar, um capítulo foi dedicado aos aspectos musicais encontrados nas fontes analisadas, com informações sobre as críticas de concertos, inspirações da compositora a partir dos comentários da própria e dos entrevistados, observações sobre peças específicas em comunicação com outros artistas etc. Também foi realizada uma listagem com os títulos e informações básicas a respeito de todas as composições encontradas em catálogos e na Biblioteca da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde se encontram a maioria das partituras doadas pela compositora. Vários dos capitais descritos por Bourdieu puderam ser identificados na trajetória da compositora, que contribuíram para o seu sucesso no início da carreira e por sua alta produção composicional até os últimos anos de sua vida. Inicialmente Lycia foi bem recebida no campo artístico, mas optou por passar a maior parte da vida reclusa compondo e se dedicando à família, algo esperado de uma mulher na época. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Trajetória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Compositora brasileira |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Lycia de Biase Bidart |
pt_BR |