dc.contributor.advisor |
Cambria, Vincenzo |
|
dc.contributor.author |
Marins, Raizza |
|
dc.date.accessioned |
2021-11-25T13:26:44Z |
|
dc.date.available |
2021-11-25T13:26:44Z |
|
dc.date.issued |
2021-08 |
|
dc.identifier.citation |
Marins, Raizza. Pelos Caminhos da Rainha da Floresta: o Hibridismo do Movimento Música de Rezo na Expansão do Cenário Neo-ayahuasqueiro. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro e Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13283 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Pelos Caminhos da Rainha da Floresta: o Hibridismo do Movimento Música de Rezo na Expansão do Cenário Neo-ayahuasqueiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Cambria, Vincenzo |
|
dc.contributor.referee |
Salgado, José Alberto |
|
dc.contributor.referee |
Loures de Assis, Glauber |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Música de Rezo |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ayahuasca |
pt_BR |
dc.subject.en |
Synesthesia |
pt_BR |
dc.subject.en |
Trance |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research aims to investigate the hybrid sound of the música de rezo movement that has been developed in the neo-ayahuasca scenario - as defined by Labate (2000), as a result of the expansion of ayahuasca in an urban context in Brazil - and involves an extensive network that has forest medicines as its main articulators. Ayahuasca - also known as uni, nixi pae, yagé, caapi, daime, vegetal, hoasca, among others - is a beverage of Amazonian origin made by infusing marirí (Banisteriopsis caapi) with chacrona (Psychiotria viridis) capable of producing a psychoactive effect derived especially from the substance DMT(N,N Dimethyltryptamine), sometimes called the "spirit molecule". It has become part of the urban scene through the “mestizo” use of the Santo Daime religion, and from the 1990’s onwards it went beyond the borders of indigenous traditions or ayahuasca religions, through the interchange of ideas with different traditions, musicalities and sources of knowledge in a growing phenomenon of interaction and resignification, giving rise to new ritual and sound arrangements. In order to understand the neo-ayahuasca panorama, a review of ayahuasca literature was carried out, seeking to approach music in different contexts in light of critical interculturality (WALSH, 2010); a virtual ethnography by Rezo Brasil channel, developing a self-reflection to ascertain the limits and connections between the virtual and the real; and a participant observation in Casa Verde (Vargem Grande, state of Rio de Janeiro, Brazil), conducted by Márcia Oliveira and Wagner Apolo. In order to analyze how interactions among music, culture, trance and ritual, I started from transcultural concepts of synesthesia as "senses modalities" (HORNBOSTEL, 1938), seeking to understand the natural symbolism and emotional atmosphere common to a given musical expression, and "Bi-conscience” (WEIK, 2019) - within the concept of “bi-musicality” by Mantle Hood (1960) - as a way to experience “physical music” also in the spiritual dimension promoted by ayahuasca medicine |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho tem como objetivo investigar a sonoridade híbrida do movimento “música de rezo” que vem sendo desenvolvido no cenário neo-ayahuasqueiro - como definido por Labate (2000), fruto da expansão da ayahuasca em contexto urbano no Brasil - e envolve uma extensa rede que tem as medicinas da floresta suas principais articuladoras. A ayahuasca - também conhecida como uni, nixi pae, yagé, caapi, daime, vegetal, hoasca, entre outros - é uma beberagem de origem amazônica feita pela infusão do marirí (cipó Banisteriopsis caapi) com a chacrona (arbusto Psychiotria viridis), capaz de produzir um efeito psicoativo derivado especialmente da substância DMT (N, N Dimetiltriptamina), por vezes chamada de molécula do espírito. Ela chegou ao cenário urbano pelo uso mestiço da religião do Santo Daime, e a partir dos anos 1990 ultrapassou as fronteiras das tradições indígenas ou das religiões ayahuasqueiras, dialogando com diferentes tradições, musicalidades e saberes em crescente fenômeno de interação e ressignificação, originando novos arranjos rituais e sonoros. Para compreender o panorama neo-ayahuasqueiro, foi feita uma revisão da literatura de ayahuasca, buscando abordar a música em diferentes contextos de seu uso pela luz da interculturalidade crítica (WALSH, 2010); uma etnografia virtual do canal Rezo Brasil, desenvolvendo uma autorreflexão para configurar os limites e as conexões entre o virtual e o real; e uma observação participante na Roda de Cura da Casa Verde, no bairro Vargem Grande (RJ), conduzida por Márcia Oliveira e Wagner Apolo. Para analisar as interações entre música, cultura, transe e ritual, parto de conceitos transculturais da sinestesia como “modalidades entre sentidos” (HORNBOSTEL, 1938), buscando compreender o simbolismo natural e a atmosfera emocional comuns à determinada expressão musical, e uma “Bi-consciência” (WEIK, 2019) - dentro do conceito de “bi-musicalidade” de Mantle Hood (1960) - como forma de experimentar a música “física” também na dimensão espiritual promovida pela medicina ayahuasca. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música de Rezo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ayahuasca |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sinestesia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Transe |
pt_BR |