dc.contributor.advisor |
Mendes, Doriana |
|
dc.contributor.author |
Jameson, Rowena Joy |
|
dc.date.accessioned |
2021-11-25T15:20:25Z |
|
dc.date.available |
2021-11-25T15:20:25Z |
|
dc.date.issued |
2021-07 |
|
dc.identifier.citation |
Jameson, Rowena Joy. Escutar, Imitar, Interpretar: Um Protocolo para a Preparação do Repertório Vocal de Jazz Standards Através da Análise de Fonogramas. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro e Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13285 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Escutar, Imitar, Interpretar: Um Protocolo para a Preparação do Repertório Vocal de Jazz Standards Através da Análise de Fonogramas |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Korman, Clifford |
|
dc.contributor.referee |
Mendes, Doriana |
|
dc.contributor.referee |
Korman, Clifford |
|
dc.contributor.referee |
Barancoski, Ingrid |
|
dc.contributor.referee |
Nogueira, Isabel |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Vocal jazz |
pt_BR |
dc.subject.en |
Audiotactile music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Vocal gesture |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mimesis |
pt_BR |
dc.subject.en |
Spectral analysis |
pt_BR |
dc.subject.en |
Embodiment |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Despite the growth of academic research on popular singing in recent years, new musicology, which aims to work more broadly with more diverse musical objects (beyond the score) needs to seek creative ways to deal with the challenges of this expansion (Cook, 2009). In this context, the theory of audiotactile music (Caporaletti, 2000) offers a way for us to contemplate our object of study - the styles and vocal gestures used by significant singers in the history of vocal jazz recording. This work proposes a research approach for the preparation of vocal jazz standard repertoire using phonograms in three stages: 1) With the intention of decoding the symbols and meanings carried in the recordings a reception test is performed on each song, adapted from Tagg’s model (2012), 2) Through process of embodiment (Cox, 2011), mimesis (Heidemann, 2014) and creative listening (Sundberg, 2018), an analysis of vocal techniques identified in the selected recordings is made and 3) In a final stage, spectral analysis software (Sonic Visualizer) will be used to generate empirical data to accompany and illustrate the findings generated by the experiences of the first two stages. We conclude that this type of study provides a solid and efficient base for the preparation of any popular singing repertoire. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Apesar do crescimento nos últimos anos de pesquisas acadêmicas sobre o canto popular, a nova musicologia, que visa trabalhar amplamente com objetos musicais de diversas naturezas (além da partitura), precisa explorar meios criativos para lidar com os desafios desta expansão (Cook, 2009). Neste contexto, a teoria da música audiotátil (Caporaletti, 2000) abre um caminho para contemplarmos o nosso objeto de estudo: os estilos e gestos vocais utilizados por cantores icônicos na história da gravação do jazz vocal. O presente trabalho propõe uma abordagem de estudo com fonogramas para a preparação de um repertório de canções standard de jazz em três etapas: 1) com o objetivo de decodificar os símbolos e sentidos contidos nos fonogramas realiza-se uma experiência de teste de recepção de cada canção, adaptado do modelo semiótico de Tagg (2012); 2) Através dos processos de corporificação (Cox, 2011), mímesis (Heidemann 2014) e audição criativa (Sundberg, 2018), é feita uma análise das técnicas vocais identificadas nos fonogramas selecionados e 3) como etapa final, software de análise espectral (Sonic Visualizer) é usado para gerar dados empíricos para acompanhar e ilustrar os resultados gerados pelas experiências das primeiras duas etapas. Comprovamos que este tipo de estudo provê uma base sólida e eficaz para a preparação de qualquer repertório de canto popular. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jazz vocal |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música audiotátil |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gesto vocal |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mímesis |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Corporificação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise espectral |
pt_BR |