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Escutar, Imitar, Interpretar: Um Protocolo para a Preparação do Repertório Vocal de Jazz Standards Através da Análise de Fonogramas

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dc.contributor.advisor Mendes, Doriana
dc.contributor.author Jameson, Rowena Joy
dc.date.accessioned 2021-11-25T15:20:25Z
dc.date.available 2021-11-25T15:20:25Z
dc.date.issued 2021-07
dc.identifier.citation Jameson, Rowena Joy. Escutar, Imitar, Interpretar: Um Protocolo para a Preparação do Repertório Vocal de Jazz Standards Através da Análise de Fonogramas. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro e Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13285
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Escutar, Imitar, Interpretar: Um Protocolo para a Preparação do Repertório Vocal de Jazz Standards Através da Análise de Fonogramas pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Korman, Clifford
dc.contributor.referee Mendes, Doriana
dc.contributor.referee Korman, Clifford
dc.contributor.referee Barancoski, Ingrid
dc.contributor.referee Nogueira, Isabel
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Vocal jazz pt_BR
dc.subject.en Audiotactile music pt_BR
dc.subject.en Vocal gesture pt_BR
dc.subject.en Mimesis pt_BR
dc.subject.en Spectral analysis pt_BR
dc.subject.en Embodiment pt_BR
dc.description.abstracten Despite the growth of academic research on popular singing in recent years, new musicology, which aims to work more broadly with more diverse musical objects (beyond the score) needs to seek creative ways to deal with the challenges of this expansion (Cook, 2009). In this context, the theory of audiotactile music (Caporaletti, 2000) offers a way for us to contemplate our object of study - the styles and vocal gestures used by significant singers in the history of vocal jazz recording. This work proposes a research approach for the preparation of vocal jazz standard repertoire using phonograms in three stages: 1) With the intention of decoding the symbols and meanings carried in the recordings a reception test is performed on each song, adapted from Tagg’s model (2012), 2) Through process of embodiment (Cox, 2011), mimesis (Heidemann, 2014) and creative listening (Sundberg, 2018), an analysis of vocal techniques identified in the selected recordings is made and 3) In a final stage, spectral analysis software (Sonic Visualizer) will be used to generate empirical data to accompany and illustrate the findings generated by the experiences of the first two stages. We conclude that this type of study provides a solid and efficient base for the preparation of any popular singing repertoire. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Apesar do crescimento nos últimos anos de pesquisas acadêmicas sobre o canto popular, a nova musicologia, que visa trabalhar amplamente com objetos musicais de diversas naturezas (além da partitura), precisa explorar meios criativos para lidar com os desafios desta expansão (Cook, 2009). Neste contexto, a teoria da música audiotátil (Caporaletti, 2000) abre um caminho para contemplarmos o nosso objeto de estudo: os estilos e gestos vocais utilizados por cantores icônicos na história da gravação do jazz vocal. O presente trabalho propõe uma abordagem de estudo com fonogramas para a preparação de um repertório de canções standard de jazz em três etapas: 1) com o objetivo de decodificar os símbolos e sentidos contidos nos fonogramas realiza-se uma experiência de teste de recepção de cada canção, adaptado do modelo semiótico de Tagg (2012); 2) Através dos processos de corporificação (Cox, 2011), mímesis (Heidemann 2014) e audição criativa (Sundberg, 2018), é feita uma análise das técnicas vocais identificadas nos fonogramas selecionados e 3) como etapa final, software de análise espectral (Sonic Visualizer) é usado para gerar dados empíricos para acompanhar e ilustrar os resultados gerados pelas experiências das primeiras duas etapas. Comprovamos que este tipo de estudo provê uma base sólida e eficaz para a preparação de qualquer repertório de canto popular. pt_BR
dc.subject.pt Jazz vocal pt_BR
dc.subject.pt Música audiotátil pt_BR
dc.subject.pt Gesto vocal pt_BR
dc.subject.pt Mímesis pt_BR
dc.subject.pt Corporificação pt_BR
dc.subject.pt Análise espectral pt_BR


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