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A indumentária no ensino de história: hierarquia e identidade no século XIX

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dc.contributor.advisor Almeida, Anita Correia Lima de
dc.contributor.author Filocreão, Lilian Patricia Soares
dc.date.accessioned 2021-11-26T14:12:39Z
dc.date.available 2021-11-26T14:12:39Z
dc.date.issued 2021-10-20
dc.identifier.citation FILOCREÃO, Lilian Patricia Soares. A indumentária no ensino de história: hierarquia e identidade no século XIX. 2021. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13286
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A indumentária no ensino de história: hierarquia e identidade no século XIX pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Almeida, Anita Correia Lima de
dc.contributor.referee Lima, Ivana Stolze
dc.contributor.referee Muaze, Mariana de Aguiar Ferreira
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en Teaching of History pt_BR
dc.subject.en 19th Century pt_BR
dc.subject.en Clothing pt_BR
dc.subject.en Society pt_BR
dc.description.abstracten The present essay intends to analyze clothing as it was used by the different segments of Rio de Janeiro Society in the 18th Century, willing to suggest its didactical potentialities. In this way, we approach the historiographical discussions about material culture and more specifically the studies about the indumentary in other areas of the humanistic knowledge. Furthermore, we search to probe the role of the images in the understanding of social groups and other times in the past. So, the main goal was o investigate the viability of the clothing theme as a didactical tool in the discipline of History in the High School classes, seeking to promote a perspective of articulation between the recent knowledge of the historiographical production and the Historical learning built in classroom. Mapping about two dozen of sources among iconographical ones, textual ones, those from material culture and others, in the scope of this research It was elaborated a courseware named “Almanac of costumes & adornments: clothing in 19th century Rio de Janeiro”. With the courseware we pursue to show the way how clothes and adornments could serve as representative social windows to highlight hierarchical and identitary constructions of that time. Elite were influenced by a European aesthetics that gave them flashy distinction by the way They dressed up. In the Other hand, the lower groups composed by the enslaved, enslaved that became free and the immigrants used clothes and accessories to show their origins, ethnicities and identity, even in a great social inequality scenario. The courseware intended to show clothing as a sign of the current social hierarchy and as a powerful tool of identity. The courseware intends to offer teachers and students one more contribution for the construction and the spreading of the historical knowledge in classroom. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho pretende analisar o vestuário utilizado pelos diferentes segmentos do Rio de Janeiro oitocentista, com o objetivo de sugerir suas potencialidades didáticas. Para isso, buscamos abordar o debate historiográfico a respeito da cultura material, e mais especificamente os estudos sobre a indumentária em outras áreas do conhecimento humanístico. Além disso, procuramos sondar o papel das imagens no entendimento dos grupos sociais e de temporalidades pretéritas. Assim, o objetivo principal foi investigar a viabilidade da temática da indumentária como instrumento didático na disciplina de História no Ensino Médio, procurando promover uma perspectiva de articulação entre o conhecimento recente da produção historiográfica e o saber histórico construído na sala de aula. Através do mapeamento de cerca de duas dezenas de tipos de fontes entre iconográficas, textuais, e de cultura material entre outras, no âmbito desta pesquisa foi elaborado um material didático denominado “Almanaque de trajes & adornos: o vestuário no Rio de Janeiro do século XIX”. Com o material, buscamos mostrar como as roupas e os acessórios serviram de janelas sociais representativas para ressaltar as construções hierárquicas e identitárias da época. As elites eram influenciadas por uma estética europeia que lhes conferia grande distinção por seus modos de vestir. Já os grupos subalternizados, por sua vez, escravizados, libertos e imigrantes demonstravam suas origens, etnias e identidades através de suas roupas e acessórios, mesmo em um cenário de ampla desigualdade social. O material pretendeu, assim, abordar a indumentária como sinal da hierarquia social vigente, mas também como um potente instrumento de identidade. E tal produção pretende, enfim, se oferecer aos docentes e aos discentes como mais uma contribuição para a construção e a ampliação dos saberes históricos na sala de aula. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de História pt_BR
dc.subject.pt Século XIX pt_BR
dc.subject.pt Vestuário pt_BR
dc.subject.pt Sociedade pt_BR


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