DSpace Repository

Ações de liberdade e cotidiano da escravidão na Corte (1850 – 1888): experiências femininas, trajetórias de vida e Ensino de História

Show simple item record

dc.contributor.advisor Grinberg, Keila
dc.contributor.author Pezzino, Giovanna Frade
dc.date.accessioned 2021-11-30T14:18:57Z
dc.date.available 2021-11-30T14:18:57Z
dc.date.issued 2021-11-04
dc.identifier.citation PEZZINO, Giovanna Frade. Ações de liberdade e cotidiano da escravidão na Corte (1850 – 1888): experiências femininas, trajetórias de vida e Ensino de História. 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13288
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Ações de liberdade e cotidiano da escravidão na Corte (1850 – 1888): experiências femininas, trajetórias de vida e Ensino de História pt_BR
dc.title.alternative Freedom lawsuits and the slave's daily life in Rio de Janeiro (1850-1888): feminine experiences, life trajectories, and History teaching pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Grinberg, Keila
dc.contributor.referee Muaze, Mariana de Aguiar Ferreira
dc.contributor.referee Santos, Ynaê Lopes dos
dc.contributor.referee Almeida, Anita Correia de Lima
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en Slavery pt_BR
dc.subject.en Historical Sources pt_BR
dc.subject.en Education pt_BR
dc.description.abstracten The aim of this work is to analyze the possibilities of using the historiography about female slave resistance and some historical sources from the period (1870-1888) in elementary classrooms. The purpose is to indicate some ways for the didactic uses of primary and secondary sources in order to build, among students, a new perspective about the enslaved people in nineteenth-century Brazil. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades de uso da historiografia acerca da resistência escrava feminina, além de fontes históricas do período (1870-1888), nas salas de aula da educação básica. Indicando alguns caminhos para que os usos didáticos das fontes, primárias e secundárias, venham a possibilitar aos alunos a construção de um novo olhar acerca dos escravizados no Brasil do século XIX. pt_BR
dc.subject.pt Escravidão pt_BR
dc.subject.pt Fontes Históricas pt_BR
dc.subject.pt Ensino pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|