dc.contributor.advisor |
Grinberg, Keila |
|
dc.contributor.author |
Pezzino, Giovanna Frade |
|
dc.date.accessioned |
2021-11-30T14:18:57Z |
|
dc.date.available |
2021-11-30T14:18:57Z |
|
dc.date.issued |
2021-11-04 |
|
dc.identifier.citation |
PEZZINO, Giovanna Frade. Ações de liberdade e cotidiano da escravidão na Corte (1850 – 1888): experiências femininas, trajetórias de vida e Ensino de História. 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13288 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Ações de liberdade e cotidiano da escravidão na Corte (1850 – 1888): experiências femininas, trajetórias de vida e Ensino de História |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Freedom lawsuits and the slave's daily life in Rio de Janeiro (1850-1888): feminine experiences, life trajectories, and History teaching |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Grinberg, Keila |
|
dc.contributor.referee |
Muaze, Mariana de Aguiar Ferreira |
|
dc.contributor.referee |
Santos, Ynaê Lopes dos |
|
dc.contributor.referee |
Almeida, Anita Correia de Lima |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Slavery |
pt_BR |
dc.subject.en |
Historical Sources |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The aim of this work is to analyze the possibilities of using the historiography about
female slave resistance and some historical sources from the period (1870-1888) in
elementary classrooms. The purpose is to indicate some ways for the didactic uses of
primary and secondary sources in order to build, among students, a new perspective
about the enslaved people in nineteenth-century Brazil. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades de uso da
historiografia acerca da resistência escrava feminina, além de fontes históricas do
período (1870-1888), nas salas de aula da educação básica. Indicando alguns caminhos
para que os usos didáticos das fontes, primárias e secundárias, venham a possibilitar aos
alunos a construção de um novo olhar acerca dos escravizados no Brasil do século XIX. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Escravidão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fontes Históricas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino |
pt_BR |