dc.contributor.advisor |
Merisio, Paulo Ricardo |
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dc.contributor.author |
Lizaraso, Carla Patricia de Oliveira |
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dc.date.accessioned |
2021-12-13T23:01:18Z |
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dc.date.available |
2021-12-13T23:01:18Z |
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dc.date.issued |
2018-08 |
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dc.identifier.citation |
Lizaraso, Carla Patricia de Oliveira. Em busca das teatralidades ameríndias: entre os bufospaucartambinos e as experiências laboratoriais com alguns de seus personagens mascarados. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). 2018 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13292 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
embargoedAccess |
pt_BR |
dc.title |
Em busca das teatralidades ameríndias: entre os bufospaucartambinos e as experiências laboratoriais com alguns de seus personagens mascarados |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Merisio, Paulo Ricardo |
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dc.contributor.referee |
Leite, Vilma Campos dos Santos |
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dc.contributor.referee |
Coelho, José Luis Ligiero |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Amerindian |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mask, |
pt_BR |
dc.subject.en |
Buffoon |
pt_BR |
dc.subject.en |
Popular Theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ritual Theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Training for Actors |
pt_BR |
dc.subject.en |
Laboratory |
pt_BR |
dc.subject.es |
Amerindio |
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dc.subject.es |
Máscara |
pt_BR |
dc.subject.es |
Bufón |
pt_BR |
dc.subject.es |
Teatro Popular |
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dc.subject.es |
Teatro Ritual |
pt_BR |
dc.subject.es |
Performance |
pt_BR |
dc.subject.es |
Entrenamiento para Actores |
pt_BR |
dc.subject.es |
Laboratorio |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The dissertation approaches the Maqt'as and Q'ollas characters buffoons, some dances, masks and popular theater existing in the Fiesta de Paucartambo, that takes place from 15 th o 19 th July in Cusco, Peru. This festival gathers ritualistic, religious and theatrical characteristics in its manifestation and is performed for the devotion to the Virgin of Carmo. There are elements of Christianity and Andean culture integrated in this phenomenon. The party contains several dances, clothes, masks and songs in Spanish and quechua. The study reports the field research and the influences that the festivity exerted in the construction of an innovative matrix of thought for the elaboration of an experimental laboratory with masks paucartambinas, involving the making of masks, production of costumes and corporal training for the formation of actors. |
pt_BR |
dc.description.abstractes |
La disertación aborda a los personajes bufos Maqt'as y Q'ollas, algunas danzas, máscaras y el teatro popular existentes en la Fiesta de Paucartambo, que tiene lugar Del 15 al 19 de julio en Cusco, Perú. Esta fiesta reúne características rituales, religiosas y teatral en su manifestación y se realiza para la devoción a la Virgen del Carmen. Hay elementos del cristianismo y de la cultura andina integrados en este fenómeno. La fiesta contiene varias danzas, vestimentas, máscaras, canciones y cantos en español y quechua. El estudio relata la investigación de campo y las influencias que la festividad ejercieron en la construcción de una matriz diferenciada de pensamiento para La elaboración de un laboratorio experimental con las máscaras paucartambinas, envolviendo la confección de máscaras, producción de figurines y entrenamiento corporal para la formación de actores. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A dissertação aborda os personagens bufos Maqt’as e Q’ollas, algumas danças, máscaras e o teatro popular existentes na Fiesta de Paucartambo, que ocorre de 15 a 19 de julho, em Cusco, no Peru. Essa festa reúne características ritualísticas, religiosas e teatral em sua manifestação e é realizada para a devoção à Virgem do Carmo. Há elementos do cristianismo e da cultura andina integrados neste fenômeno. A festa contém diversas danças, vestimentas, máscaras, músicas e cantos em espanhol e quéchua. O estudo relata a pesquisa de campo e as influências que a festividade exerceram na construção de uma matriz diferenciada de pensamento para a elaboração de um laboratório experimental com as máscaras paucartambinas, envolvendo a confecção de máscaras, produção de figurinos e treinamento corporal para a formação de atores. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Amerindio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Máscara |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bufón |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro Popular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro Ritual |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Performance |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Treinamento para Atores |
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dc.subject.pt |
Laboratório |
pt_BR |