DSpace Repository

A voz no fazer teatral: pensando conceitos de pré-voz e emancipação sonora

Show simple item record

dc.contributor.advisor Oliveira, Domingos Sávio Ferreira de
dc.contributor.author Silva, Hugo Kerth Cortazio da Silva
dc.date.accessioned 2021-12-13T23:01:33Z
dc.date.available 2021-12-13T23:01:33Z
dc.date.issued 2018-12
dc.identifier.citation Silva, Hugo Kerth Cortazio da Silva. A voz no fazer teatral: pensando conceitos de pré-voz e emancipação sonora. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). 2018 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13294
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights embargoedAccess pt_BR
dc.title A voz no fazer teatral: pensando conceitos de pré-voz e emancipação sonora pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Oliveira, Domingos Sávio Ferreira de
dc.contributor.referee Becker, Lídia
dc.contributor.referee Bento, Maria Enamar Ramos Neherer
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en voice pt_BR
dc.subject.en voice pedagogy pt_BR
dc.subject.en prevoice pt_BR
dc.subject.en sonorous emancipation pt_BR
dc.subject.en Theatre Anthropology pt_BR
dc.subject.en Eugenio Barba pt_BR
dc.subject.en Grotowski pt_BR
dc.description.abstracten The actual research in the field of voice intended to uncover, develop, and analyze other ways to approach the teaching of spoken voice in the Performing Arts, starting from the body and its physical impulses that produce human voice, and their consequences and impacts in the daily training of the actor, whose autonomy on the vocal practice has been the main goal of this research. To this end, former and new students from UNIRIO participated in a laboratoryworkshop in order to explore and analyze the issue in its practice. They also answered to a form that brought up some objective results about the research. Eugenio Barba's Theatre Anthropology served as the main supply for the exercises, and the theoretical and pedagogical developments of Grotowski and Jacques Lecoq, respectively, were used as secondary intakes, to delve into two new classifications: "prevoice", dealing with the muscular impulses that precede the sound; and "sonorous emancipation", that analyzes the sound after it comes out, including its silences and poetics. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa investigativa na área de voz teve por finalidade expor, desenvolver e analisar outras maneiras de abordar o ensino de voz falada no Teatro, a partir do corpo e dos impulsos físicos que geram a voz, e seus desdobramentos e impactos no treinamento diário do ator, cuja autonomia sobre o fazer vocal foi o objetivo central desta pesquisa. Para isso, foi realizada uma oficina-laboratório com alunos-atores ingressantes e egressos da UNIRIO, cujo tema pôde ser explorado e analisado na prática, bem como um levantamento de dados objetivos realizado no âmbito da investigação. Como aporte principal, foi utilizada a Antropologia Teatral de Eugenio Barba, e como aportes secundários, os desenvolvimentos teóricos e pedagógicos de Grotowski e Jacques Lecoq, respectivamente, para aprofundar duas nomenclaturas, a saber: pré-voz, para dar conta dos impulsos musculares que antecedem o som, e emancipação sonora, para analisar o som depois de sua emissão, incluindo seus silêncios e poéticas. pt_BR
dc.subject.pt voz pt_BR
dc.subject.pt pedagogia vocal pt_BR
dc.subject.pt pré-voz pt_BR
dc.subject.pt emancipação sonora pt_BR
dc.subject.pt antropologia teatral pt_BR
dc.subject.pt Eugenio Barba pt_BR
dc.subject.pt Grotowski pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|