dc.contributor.advisor |
Oliveira, Domingos Sávio Ferreira de |
|
dc.contributor.author |
Silva, Hugo Kerth Cortazio da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-13T23:01:33Z |
|
dc.date.available |
2021-12-13T23:01:33Z |
|
dc.date.issued |
2018-12 |
|
dc.identifier.citation |
Silva, Hugo Kerth Cortazio da Silva. A voz no fazer teatral: pensando conceitos de pré-voz e emancipação sonora. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). 2018 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13294 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
embargoedAccess |
pt_BR |
dc.title |
A voz no fazer teatral: pensando conceitos de pré-voz e emancipação sonora |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Oliveira, Domingos Sávio Ferreira de |
|
dc.contributor.referee |
Becker, Lídia |
|
dc.contributor.referee |
Bento, Maria Enamar Ramos Neherer |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
voice |
pt_BR |
dc.subject.en |
voice pedagogy |
pt_BR |
dc.subject.en |
prevoice |
pt_BR |
dc.subject.en |
sonorous emancipation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theatre Anthropology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Eugenio Barba |
pt_BR |
dc.subject.en |
Grotowski |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The actual research in the field of voice intended to uncover, develop, and analyze other ways to approach the teaching of spoken voice in the Performing Arts, starting from the body and its physical impulses that produce human voice, and their consequences and impacts in the daily training of the actor, whose autonomy on the vocal practice has been the main goal of this research. To this end, former and new students from UNIRIO participated in a laboratoryworkshop in order to explore and analyze the issue in its practice. They also answered to a form that brought up some objective results about the research. Eugenio Barba's Theatre Anthropology served as the main supply for the exercises, and the theoretical and pedagogical developments of Grotowski and Jacques Lecoq, respectively, were used as secondary intakes, to delve into two new classifications: "prevoice", dealing with the muscular impulses that precede the sound; and "sonorous emancipation", that analyzes the sound after it comes out, including its silences and poetics. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa investigativa na área de voz teve por finalidade expor, desenvolver e analisar outras maneiras de abordar o ensino de voz falada no Teatro, a partir do corpo e dos impulsos físicos que geram a voz, e seus desdobramentos e impactos no treinamento diário do ator, cuja autonomia sobre o fazer vocal foi o objetivo central desta pesquisa. Para isso, foi realizada uma oficina-laboratório com alunos-atores ingressantes e egressos da UNIRIO, cujo tema pôde ser explorado e analisado na prática, bem como um levantamento de dados objetivos realizado no âmbito da investigação. Como aporte principal, foi utilizada a Antropologia Teatral de Eugenio Barba, e como aportes secundários, os desenvolvimentos teóricos e pedagógicos de Grotowski e Jacques Lecoq, respectivamente, para aprofundar duas nomenclaturas, a saber: pré-voz, para dar conta dos impulsos musculares que antecedem o som, e emancipação sonora, para analisar o som depois de sua emissão, incluindo seus silêncios e poéticas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
voz |
pt_BR |
dc.subject.pt |
pedagogia vocal |
pt_BR |
dc.subject.pt |
pré-voz |
pt_BR |
dc.subject.pt |
emancipação sonora |
pt_BR |
dc.subject.pt |
antropologia teatral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Eugenio Barba |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Grotowski |
pt_BR |