DSpace Repository

PALHAÇOS: Performance, hibridismo e multiplicidade

Show simple item record

dc.contributor.advisor Trotta, Rosyane
dc.contributor.author Castro, Lílian Cristina Abreu
dc.date.accessioned 2021-12-13T23:01:44Z
dc.date.available 2021-12-13T23:01:44Z
dc.date.issued 2018-11
dc.identifier.citation Castro, Lílian Cristina Abreu. PALHAÇOS: Performance, hibridismo e multiplicidade. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). 2018 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13296
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights embargoedAccess pt_BR
dc.title PALHAÇOS: Performance, hibridismo e multiplicidade pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Trotta, Rosyane
dc.contributor.referee Dias, Juarez Guimarães
dc.contributor.referee Silva, Daniel Marques da
dc.contributor.referee Coelho, José Luiz Ligiero
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en clown pt_BR
dc.subject.en multiplicity pt_BR
dc.subject.en performance pt_BR
dc.subject.en hybridity pt_BR
dc.description.abstracten This master's dissertation examines the clown understanding it as a performatic manifestation destined to generate the laughter that was present in different times and civilizations. The approach of the object occurs in a broad and conceptual way in order to highlight precisely its characteristics of multiplicity and hybridity. The research develops from two theories: the rhizome, by Gilles Deleuze and Félix Guatarri, and the Performance Studies, by Richard Schechner. Firstly, the work presents a wide and inclusive typology, presenting the main types of clowns with their respective histories and characteristics. Then, an explanation is given about the Performance Studies and their possibilities of application to the object. Finally, from the proposed theories, we analyze the performances of Lily Curcio/clown Jasmine; Fernando Cavarozzi/Chacovachi and Teófanes da Silveira /Biribinha. The main contributions of the research are: the opening of the conceptual field, the proposal of a rhizomatic perspective and the analyzes of the performance of important clowns of the present times. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação de mestrado examina o palhaço entendendo-o como uma manifestação performática destinada a gerar o riso que esteve presente em diferentes épocas e civilizações. A abordagem do objeto se dá de forma ampla e conceitual a fim de destacar justamente suas características de multiplicidade e hibridismo. A pesquisa se desenvolve a partir de dois aportes teóricos: o rizoma, de Gilles Deleuze e Félix Guatarri, e os Estudos da Performance de Richard Schechner. Primeiramente é elaborada uma larga e inclusiva tipologia, apresentando os principais tipos de palhaços existentes com suas respectivas histórias e características. Em seguida é feita uma explanação sobre os Estudos da Performance e suas possiblidades de aplicação ao palhaço. Por fim, a partir das teorias propostas, são analisadas performances de Lily Curcio, palhaça Jasmim; Fernando Cavarozzi/Chacovachi e Teófanes da Silveira/Biribinha. As principais contribuições da obra são: a abertura do campo conceitual, a proposição de uma perspectiva rizomática e a disponibilização de análises da atuação de importantes palhaços em atividade. pt_BR
dc.subject.pt palhaço pt_BR
dc.subject.pt multiplicidade pt_BR
dc.subject.pt performance pt_BR
dc.subject.pt hibridismo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|