dc.contributor.advisor |
Trotta, Rosyane |
|
dc.contributor.author |
Castro, Lílian Cristina Abreu |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-13T23:01:44Z |
|
dc.date.available |
2021-12-13T23:01:44Z |
|
dc.date.issued |
2018-11 |
|
dc.identifier.citation |
Castro, Lílian Cristina Abreu. PALHAÇOS: Performance, hibridismo e multiplicidade. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). 2018 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13296 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
embargoedAccess |
pt_BR |
dc.title |
PALHAÇOS: Performance, hibridismo e multiplicidade |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Trotta, Rosyane |
|
dc.contributor.referee |
Dias, Juarez Guimarães |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Daniel Marques da |
|
dc.contributor.referee |
Coelho, José Luiz Ligiero |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
clown |
pt_BR |
dc.subject.en |
multiplicity |
pt_BR |
dc.subject.en |
performance |
pt_BR |
dc.subject.en |
hybridity |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This master's dissertation examines the clown understanding it as a performatic manifestation destined to generate the laughter that was present in different times and civilizations. The approach of the object occurs in a broad and conceptual way in order to highlight precisely its characteristics of multiplicity and hybridity. The research develops from two theories: the rhizome, by Gilles Deleuze and Félix Guatarri, and the Performance Studies, by Richard Schechner. Firstly, the work presents a wide and inclusive typology, presenting the main types of clowns with their respective histories and characteristics. Then, an explanation is given about the Performance Studies and their possibilities of application to the object. Finally, from the proposed theories, we analyze the performances of Lily Curcio/clown Jasmine; Fernando Cavarozzi/Chacovachi and Teófanes da Silveira /Biribinha. The main contributions of the research are: the opening of the conceptual field, the proposal of a rhizomatic perspective and the analyzes of the performance of important clowns of the present times. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação de mestrado examina o palhaço entendendo-o como uma manifestação performática destinada a gerar o riso que esteve presente em diferentes épocas e civilizações. A abordagem do objeto se dá de forma ampla e conceitual a fim de destacar justamente suas características de multiplicidade e hibridismo. A pesquisa se desenvolve a partir de dois aportes teóricos: o rizoma, de Gilles Deleuze e Félix Guatarri, e os Estudos da Performance de Richard Schechner. Primeiramente é elaborada uma larga e inclusiva tipologia, apresentando os principais tipos de palhaços existentes com suas respectivas histórias e características. Em seguida é feita uma explanação sobre os Estudos da Performance e suas possiblidades de aplicação ao palhaço. Por fim, a partir das teorias propostas, são analisadas performances de Lily Curcio, palhaça Jasmim; Fernando Cavarozzi/Chacovachi e Teófanes da Silveira/Biribinha. As principais contribuições da obra são: a abertura do campo conceitual, a proposição de uma perspectiva rizomática e a disponibilização de análises da atuação de importantes palhaços em atividade. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
palhaço |
pt_BR |
dc.subject.pt |
multiplicidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
performance |
pt_BR |
dc.subject.pt |
hibridismo |
pt_BR |