dc.contributor.advisor |
Dias, José |
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dc.contributor.author |
Costa, Carla Aparecida da |
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dc.date.accessioned |
2021-12-13T23:01:49Z |
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dc.date.available |
2021-12-13T23:01:49Z |
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dc.date.issued |
2019-10 |
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dc.identifier.citation |
Costa, Carla. Os Figurinos do Personagem Negro: a projeção do vestuário cênico na cena contemporânea. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). 2018 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13297 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Os Figurinos do Personagem Negro: a projeção do vestuário cênico na cena contemporânea |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Dias, José |
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dc.contributor.referee |
Santos, Heloisa Helena de Oliveira |
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dc.contributor.referee |
Costa Filho, Jose da |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Costume |
pt_BR |
dc.subject.en |
Black character |
pt_BR |
dc.subject.en |
Clothing |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theater |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation is an approach to black character costume. We created a projection from fragments of the nineteenth century until the beginning of the twentieth, we present evidence of what this clothing could look like. For such, we draw in dramaturgical works the presence of the black that is hidden from the roles of protagonist, seen only as "the slave". We make an exercise through the images and photographs of the time to imagine the representation of the costume according to each author's rubrics. From 1940, with the formation of the Experimental Theater of the Black - TEN, the black character projects and reinvents themself. Since then, the costumes that wear the black theater have received new meanings and symbologies. Three scenic montages with different narratives and aesthetics are presented. This dissertation shows some ways of thinking about the black character's clothing in the contemporary scene. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
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dc.description.abstractpt |
Esta dissertação é uma abordagem sobre o figurino do personagem negro. Fizemos um breve panorama a partir de fragmentos do século XIX até o início do XX, apresentamos rapidamente a leitura da representação do vestuário cênico de alguns personagens. Para tal, pinçamos em obras dramatúrgicas a presença do negro que é ocultado dos papéis de protagonista, visto apenas como “o escravo”. Fazemos um exercício por meio das imagens e fotografias da época para imaginar a representação do figurino de acordo com as rubricas de cada autor. A partir de 1940, com a formação do Teatro Experimental do Negro - TEN, o personagem negro se projeta e se reinventa. Desde então, os figurinos que vestem o teatro negro recebem novos significados e simbologias. São apresentadas três montagens cênicas com narrativas e estéticas diferentes. Esta dissertação mostra algumas formas de pensar o vestuário do personagem negro na cena contemporânea. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Figurino |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Personagem Negro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Indumentária |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro |
pt_BR |