DSpace Repository

Os Figurinos do Personagem Negro: a projeção do vestuário cênico na cena contemporânea

Show simple item record

dc.contributor.advisor Dias, José
dc.contributor.author Costa, Carla Aparecida da
dc.date.accessioned 2021-12-13T23:01:49Z
dc.date.available 2021-12-13T23:01:49Z
dc.date.issued 2019-10
dc.identifier.citation Costa, Carla. Os Figurinos do Personagem Negro: a projeção do vestuário cênico na cena contemporânea. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). 2018 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13297
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Os Figurinos do Personagem Negro: a projeção do vestuário cênico na cena contemporânea pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Dias, José
dc.contributor.referee Santos, Heloisa Helena de Oliveira
dc.contributor.referee Costa Filho, Jose da
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Costume pt_BR
dc.subject.en Black character pt_BR
dc.subject.en Clothing pt_BR
dc.subject.en Theater pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation is an approach to black character costume. We created a projection from fragments of the nineteenth century until the beginning of the twentieth, we present evidence of what this clothing could look like. For such, we draw in dramaturgical works the presence of the black that is hidden from the roles of protagonist, seen only as "the slave". We make an exercise through the images and photographs of the time to imagine the representation of the costume according to each author's rubrics. From 1940, with the formation of the Experimental Theater of the Black - TEN, the black character projects and reinvents themself. Since then, the costumes that wear the black theater have received new meanings and symbologies. Three scenic montages with different narratives and aesthetics are presented. This dissertation shows some ways of thinking about the black character's clothing in the contemporary scene. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação é uma abordagem sobre o figurino do personagem negro. Fizemos um breve panorama a partir de fragmentos do século XIX até o início do XX, apresentamos rapidamente a leitura da representação do vestuário cênico de alguns personagens. Para tal, pinçamos em obras dramatúrgicas a presença do negro que é ocultado dos papéis de protagonista, visto apenas como “o escravo”. Fazemos um exercício por meio das imagens e fotografias da época para imaginar a representação do figurino de acordo com as rubricas de cada autor. A partir de 1940, com a formação do Teatro Experimental do Negro - TEN, o personagem negro se projeta e se reinventa. Desde então, os figurinos que vestem o teatro negro recebem novos significados e simbologias. São apresentadas três montagens cênicas com narrativas e estéticas diferentes. Esta dissertação mostra algumas formas de pensar o vestuário do personagem negro na cena contemporânea. pt_BR
dc.subject.pt Figurino pt_BR
dc.subject.pt Personagem Negro pt_BR
dc.subject.pt Indumentária pt_BR
dc.subject.pt Teatro pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|