dc.contributor.advisor |
Carvalho, Ana Maria de Bulhões |
|
dc.contributor.author |
Padilha, Denise Pinto |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-13T23:01:58Z |
|
dc.date.available |
2021-12-13T23:01:58Z |
|
dc.date.issued |
2019-10 |
|
dc.identifier.citation |
Padilha, Denise Pinto. (Des)concertante - a música do teatro. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). 2019 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13298 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
(Des)concertante - a música do teatro. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Carvalho, Ana Maria de Bulhões |
|
dc.contributor.referee |
Pereira, Carlos Eduardo |
|
dc.contributor.referee |
Oliveira, Domingos Savio Ferreira de |
|
dc.contributor.referee |
Machado, Leonardo Ramos Munk |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The object of this master's dissertation is the music of the theater. Through the study of theoretical and critical perspectives and the observation of some specific creative practices and processes it is intended to think like music, in the form of a musical composition or evidenced as an organization of rhythmic and sound patterns, such as repetitions, variations, disjunctions, echoes, silences, which identify musicalities, can be established on the dramatic or scenic text as a dramatizing factor. Constituted in the mutual interference between the languages of music and theater, theatrical music or musicality is thus identified with a theatricality capable of affecting the viewer, reader or creative agente in the same region where music affects them: listening. Some perspectives inherent to the reverberations and communications in the regime of the senses, through which, the interaction between the arts is constituted, in particular between looking and listening: theater soundness and music visuality, are incorporated into the theme. All these aspects are rethought in the dissertation in the form of arguments and examples. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O objeto desta dissertação de mestrado é a música do teatro. Por meio do estudo de perspectivas teóricas e críticas e da observação de algumas práticas e processos criativos pontuais pretende-se pensar como a música, na forma de uma composição musical ou videnciada como a uma organização de padrões rítmicos e sonoros como, repetições, variações, disjunções, ecos, silêncios, que identificam musicalidades, pode se estabelecer no texto dramático ou cênico como um fator de dramatização. Constituída na mútua interferência entre as linguagens da música e do teatro, a música ou musicalidade teatral se aproxima, assim, de uma teatralidade capaz de afetar o espectador, leitor ou agente criador na mesma região em que a música os afeta: a escuta. Ao tema são incorporadas algumas perspectivas inerentes às reverberações e comunicações no regime dos sentidos, através das quais a interação entre as artes se constitui, em particular entre olhar e escuta: sonância do teatro e visualidade da música. Todos esses aspectos estão repensados na dissertação sob a forma de argumentos e exemplos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música |
pt_BR |
dc.subject.pt |
musicalidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
dramatização |
pt_BR |