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(Des)concertante - a música do teatro.

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dc.contributor.advisor Carvalho, Ana Maria de Bulhões
dc.contributor.author Padilha, Denise Pinto
dc.date.accessioned 2021-12-13T23:01:58Z
dc.date.available 2021-12-13T23:01:58Z
dc.date.issued 2019-10
dc.identifier.citation Padilha, Denise Pinto. (Des)concertante - a música do teatro. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). 2019 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13298
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title (Des)concertante - a música do teatro. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Carvalho, Ana Maria de Bulhões
dc.contributor.referee Pereira, Carlos Eduardo
dc.contributor.referee Oliveira, Domingos Savio Ferreira de
dc.contributor.referee Machado, Leonardo Ramos Munk
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.description.abstracten The object of this master's dissertation is the music of the theater. Through the study of theoretical and critical perspectives and the observation of some specific creative practices and processes it is intended to think like music, in the form of a musical composition or evidenced as an organization of rhythmic and sound patterns, such as repetitions, variations, disjunctions, echoes, silences, which identify musicalities, can be established on the dramatic or scenic text as a dramatizing factor. Constituted in the mutual interference between the languages of music and theater, theatrical music or musicality is thus identified with a theatricality capable of affecting the viewer, reader or creative agente in the same region where music affects them: listening. Some perspectives inherent to the reverberations and communications in the regime of the senses, through which, the interaction between the arts is constituted, in particular between looking and listening: theater soundness and music visuality, are incorporated into the theme. All these aspects are rethought in the dissertation in the form of arguments and examples. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O objeto desta dissertação de mestrado é a música do teatro. Por meio do estudo de perspectivas teóricas e críticas e da observação de algumas práticas e processos criativos pontuais pretende-se pensar como a música, na forma de uma composição musical ou videnciada como a uma organização de padrões rítmicos e sonoros como, repetições, variações, disjunções, ecos, silêncios, que identificam musicalidades, pode se estabelecer no texto dramático ou cênico como um fator de dramatização. Constituída na mútua interferência entre as linguagens da música e do teatro, a música ou musicalidade teatral se aproxima, assim, de uma teatralidade capaz de afetar o espectador, leitor ou agente criador na mesma região em que a música os afeta: a escuta. Ao tema são incorporadas algumas perspectivas inerentes às reverberações e comunicações no regime dos sentidos, através das quais a interação entre as artes se constitui, em particular entre olhar e escuta: sonância do teatro e visualidade da música. Todos esses aspectos estão repensados na dissertação sob a forma de argumentos e exemplos. pt_BR
dc.subject.pt Teatro pt_BR
dc.subject.pt Música pt_BR
dc.subject.pt musicalidade pt_BR
dc.subject.pt dramatização pt_BR


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