DSpace Repository

Memória e deslocamentos: A prática da palhaçaria e a performatividade

Show simple item record

dc.contributor.advisor Achcar, Ana
dc.contributor.author Rondinelli, Isabel Flaksman
dc.date.accessioned 2021-12-13T23:02:03Z
dc.date.available 2021-12-13T23:02:03Z
dc.date.issued 2019-12
dc.identifier.citation Rondinelli, Isabel Flaksman. Memória e deslocamentos: A prática da palhaçaria e a performatividade. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). 2019 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13299
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Memória e deslocamentos: A prática da palhaçaria e a performatividade pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Andrade, Elza Maria Ferraz de
dc.contributor.referee Achcar, Ana
dc.contributor.referee Riscado, Caio Arnizaut
dc.contributor.referee Andrade, Elza Maria Ferraz de
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en clown pt_BR
dc.subject.en clowning pt_BR
dc.subject.en performativity pt_BR
dc.subject.en presence pt_BR
dc.subject.en expectation and training pt_BR
dc.description.abstracten This thesis investigates the relations between clowning and performativity based on hospital and on-stage clown processes. Through the idea that both languages search for characteristics in the performer’s vulnerability, their direct iteration with the audience and the production of presence. presentation modes and their look at the things of the world the artistic residencies lived among the French theater group Thêátre du Soleil and the NGO Clowns Without Borders; the experimental practices lab with clowning students from the Enfermaria do Riso program; the scene creation processes of the clown; and the experience as an actress, author and collaborator in the works by Rio-based collective Miúda. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A dissertação investiga as prelações existentes entre a palhaçaria e a performatividade a partir de experiências vivenciadas na prática do palhaço em hospitais e em cena, e do ator em processos colaborativos autoficcionais. Partindo da ideia de que as duas linguagens procuram um modo de criação auto referencial, encontramos na vulnerabilidade do intérprete, na relação direta com o público e na produção de presença, as características comuns entre as práticas abordadas. Assim; a pesquisa propõe a reflexão dos modos de apresentação do performer e do seu olhar sobre as coisas do mundo, através do corpo. Isto se realiza a partir do relato de residências artísticas vivenciadas com o grupo teatral francês Thêatré du Soleil e com a ONG Palhaços Sem Fronteiras, e de laboratório prático de experimentação com estudantes de palhaçaria do Programa Enfermaria do Riso, assim como dos processos de criação de cena de palhaço, e como atriz, autora e colaboradora nos espetáculos do coletivo Miúda. pt_BR
dc.subject.pt palhaço pt_BR
dc.subject.pt palhaçaria pt_BR
dc.subject.pt performatividade pt_BR
dc.subject.pt teatro colaborativo pt_BR
dc.subject.pt jogo pt_BR
dc.subject.pt presença pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|