dc.contributor.advisor |
Achcar, Ana |
|
dc.contributor.author |
Rondinelli, Isabel Flaksman |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-13T23:02:03Z |
|
dc.date.available |
2021-12-13T23:02:03Z |
|
dc.date.issued |
2019-12 |
|
dc.identifier.citation |
Rondinelli, Isabel Flaksman. Memória e deslocamentos: A prática da palhaçaria e a performatividade. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). 2019 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13299 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Memória e deslocamentos: A prática da palhaçaria e a performatividade |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Andrade, Elza Maria Ferraz de |
|
dc.contributor.referee |
Achcar, Ana |
|
dc.contributor.referee |
Riscado, Caio Arnizaut |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Elza Maria Ferraz de |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
clown |
pt_BR |
dc.subject.en |
clowning |
pt_BR |
dc.subject.en |
performativity |
pt_BR |
dc.subject.en |
presence |
pt_BR |
dc.subject.en |
expectation and training |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis investigates the relations between clowning and performativity based on hospital and on-stage clown processes. Through the idea that both languages search for characteristics in the performer’s vulnerability, their direct iteration with the audience and the production of presence. presentation modes and their look at the things of the world the artistic residencies lived among the French theater group Thêátre du Soleil and the NGO Clowns Without Borders; the experimental practices lab with clowning students from the Enfermaria do Riso program; the scene creation processes of the clown; and the experience as an actress, author and collaborator in the works by Rio-based collective Miúda. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A dissertação investiga as prelações existentes entre a palhaçaria e a performatividade a partir de experiências vivenciadas na prática do palhaço em hospitais e em cena, e do ator em processos colaborativos autoficcionais. Partindo da ideia de que as duas linguagens procuram um modo de criação auto referencial, encontramos na vulnerabilidade do intérprete, na relação direta com o público e na produção de presença, as características comuns entre as práticas abordadas. Assim; a pesquisa propõe a reflexão dos modos de apresentação do performer e do seu olhar sobre as coisas do mundo, através do corpo. Isto se realiza a partir do relato de residências artísticas vivenciadas com o grupo teatral francês Thêatré du Soleil e com a ONG Palhaços Sem Fronteiras, e de laboratório prático de experimentação com estudantes de palhaçaria do Programa Enfermaria do Riso, assim como dos processos de criação de cena de palhaço, e como atriz, autora e colaboradora nos espetáculos do coletivo Miúda. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
palhaço |
pt_BR |
dc.subject.pt |
palhaçaria |
pt_BR |
dc.subject.pt |
performatividade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
teatro colaborativo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
jogo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
presença |
pt_BR |