DSpace Repository

Arte do palhaço e as fronteiras da pedagogia hospitalar

Show simple item record

dc.contributor.advisor Soares, Ana Lucia Martins
dc.contributor.author Brito, Luiza Alves de
dc.date.accessioned 2021-12-13T23:02:09Z
dc.date.available 2021-12-13T23:02:09Z
dc.date.issued 2019-12
dc.identifier.citation Brito, Luiza Alves de. Arte do palhaço e as fronteiras da pedagogia hospitalar. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). 2019 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13300
dc.description.sponsorship cnpq pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Arte do palhaço e as fronteiras da pedagogia hospitalar pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Soares, Ana Lucia Martins
dc.contributor.referee Maia, Adriana Gonçalves
dc.contributor.referee Andrade, Elza Maria Ferraz de
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Clown pt_BR
dc.subject.en Hospital Pedagogy pt_BR
dc.subject.en Health pt_BR
dc.subject.en Child pt_BR
dc.description.abstracten The present research investigates to what extent the performance of clowns in public hospitals in the city of Rio de Janeiro contributes to the field called Hospital Pedagogy. In addition to the updated theoretical support on the themes, the activities developed by the Clown Wheel Project and the Laughter Nursing Program were observed in order to understand how the two initiatives favor meeting the global needs of hospitalized children, guaranteed by law through Hospital Pedagogy. Sources were also collected from the Helena Antipoff Institute, an organ of the Municipal Secretariat of Education responsible for structuring and administering hospital classes in the city of Rio de Janeiro. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente pesquisa investiga em que medida a atuação de palhaços em hospitais públicos no município do Rio de Janeiro contribui com o campo denominado Pedagogia Hospitalar. Além do aporte teórico atualizado sobre os temas, foram observadas as atividades desenvolvidas pelo Projeto Roda de Palhaço e pelo Programa Enfermaria do Riso com vistas a perceber como as duas iniciativas favorecem o atendimento às necessidades globais da criança hospitalizada, garantido por lei através da Pedagogia Hospitalar. Também foram coletadas fontes com o Instituto Helena Antipoff, órgão da Secretaria Municipal de Educação responsável por estruturar e administrar as classes hospitalares no município do Rio de Janeiro. pt_BR
dc.subject.pt Palhaço pt_BR
dc.subject.pt Pedagogia-Hospitalar pt_BR
dc.subject.pt Saúde pt_BR
dc.subject.pt Criança pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|