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Conjuros para o corpo: Diálogos com três artistas latino-americanas.

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dc.contributor.advisor Bernstein, Ana
dc.contributor.author Martínez, Sandra Bonomini
dc.date.accessioned 2021-12-13T23:02:30Z
dc.date.available 2021-12-13T23:02:30Z
dc.date.issued 2019-10
dc.identifier.citation Martínez, Sandra Bonomini. Conjuros para o corpo: Diálogos com três artistas latino-americanas. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). 2019 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13303
dc.description.sponsorship capes pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Conjuros para o corpo: Diálogos com três artistas latino-americanas. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Bernstein, Ana
dc.contributor.referee Borges, Helia Maria Oliveira da Costa
dc.contributor.referee Donini, Angela Aparecida
dc.contributor.referee Silva, Adilson Florentino da
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Performance pt_BR
dc.subject.en Body pt_BR
dc.subject.en Feminisms pt_BR
dc.subject.en Decolonization pt_BR
dc.description.abstracten This work is an analysis and a dialogue with three performance projects by Latin American artists: Viril and Fálica by Ana Luisa Santos (Brazil), Presencia by Regina José Galindo (Guatemala) and Paso Doble by Mirella Carbone (Peru). It is from the perspective of feminist and decolonial theories that the latent issues in each performance are approached in order to understand the effects of coloniality - of power, knowledge and being - in the body and subjectivity of each artist. The intertwined notions of gender, sexuality, race, and class are also seen under the effects of coloniality on the subject. At the same time I approach the artistic field of performance, and more specifically the artists' work, as the territory that allows decolonization processes to be activated, and new (other) non-violent fictions to appear in them. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho trata da análise e do diálogo com três projetos de performance de artistas da América Latina. Viril e Fálica de Ana Luisa Santos (Brasil), Presencia de Regina José Galindo (Guatemala) e Paso Doble de Mirella Carbone (Peru). É a partir de teorias e pensamentos feministas e descoloniais que as questões latentes em cada performance são abordadas, com o intuito de entender os efeitos da colonialidade - do poder, do saber e do ser -, e dentro deste as noções entrelaçadas de gênero, sexualidade, raça, e classe no corpo e na subjetividade de cada artista. Ao mesmo tempo entende-se o campo artístico da performance, e pontualmente a obra das artistas como o território que permite que processos de descolonização sejam ativados, e neles novas (outras) ficções, não-violentas, apareçam. pt_BR
dc.subject.pt Performance. pt_BR
dc.subject.pt Corpo pt_BR
dc.subject.pt Feminismos pt_BR
dc.subject.pt Descolonização pt_BR


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