dc.contributor.advisor |
Bernstein, Ana |
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dc.contributor.author |
Martínez, Sandra Bonomini |
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dc.date.accessioned |
2021-12-13T23:02:30Z |
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dc.date.available |
2021-12-13T23:02:30Z |
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dc.date.issued |
2019-10 |
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dc.identifier.citation |
Martínez, Sandra Bonomini. Conjuros para o corpo: Diálogos com três artistas latino-americanas. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). 2019 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13303 |
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dc.description.sponsorship |
capes |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Conjuros para o corpo: Diálogos com três artistas latino-americanas. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Bernstein, Ana |
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dc.contributor.referee |
Borges, Helia Maria Oliveira da Costa |
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dc.contributor.referee |
Donini, Angela Aparecida |
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dc.contributor.referee |
Silva, Adilson Florentino da |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Body |
pt_BR |
dc.subject.en |
Feminisms |
pt_BR |
dc.subject.en |
Decolonization |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work is an analysis and a dialogue with three performance projects by Latin American artists: Viril and Fálica by Ana Luisa Santos (Brazil), Presencia by Regina José Galindo (Guatemala) and Paso Doble by Mirella Carbone (Peru). It is from the perspective of feminist and decolonial theories that the latent issues in each performance are approached in order to understand the effects of coloniality - of power, knowledge and being - in the body and subjectivity of each artist. The intertwined notions of gender, sexuality, race, and class are also seen under the effects of coloniality on the subject. At the same time I approach the artistic field of performance, and more specifically the artists' work, as the territory that allows decolonization processes to be activated, and new (other) non-violent fictions to appear in them. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho trata da análise e do diálogo com três projetos de performance de artistas da América Latina. Viril e Fálica de Ana Luisa Santos (Brasil), Presencia de Regina José Galindo (Guatemala) e Paso Doble de Mirella Carbone (Peru). É a partir de teorias e pensamentos feministas e descoloniais que as questões latentes em cada performance são abordadas, com o intuito de entender os efeitos da colonialidade - do poder, do saber e do ser -, e dentro deste as noções entrelaçadas de gênero, sexualidade, raça, e classe no corpo e na subjetividade de cada artista. Ao mesmo tempo entende-se o campo artístico da performance, e pontualmente a obra das artistas como o território que permite que processos de descolonização sejam ativados, e neles novas (outras) ficções, não-violentas, apareçam. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Performance. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Corpo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Feminismos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Descolonização |
pt_BR |