dc.contributor.advisor |
Magalhães, Marcelo de Souza |
|
dc.contributor.author |
Rangel, Edilson de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-28T13:54:41Z |
|
dc.date.available |
2021-12-28T13:54:41Z |
|
dc.date.issued |
2020-10-28 |
|
dc.identifier.citation |
RANGEL, Edilson de Oliveira. João Cândido e Almirante Negro: disputas de memória e sensibilização para o local. 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13304 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
João Cândido e Almirante Negro: disputas de memória e sensibilização para o local |
pt_BR |
dc.title.alternative |
João Cândido and Almirante Negro: dispute of memory anda awareness of the place |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Magalhães, Marcelo de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Gonçalves, Marcia de Almeida |
|
dc.contributor.referee |
Almeida, Anita Correia de Lima |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education of teenagers and adults (EJA) |
pt_BR |
dc.subject.en |
Historical Learning |
pt_BR |
dc.subject.en |
Knowledge and practices in the school space |
pt_BR |
dc.subject.en |
Citizenship and social identity |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present dissertation aims to analyze the possibilities of elaborating history classes more significant from the construction of an identity with the place with the use of characters that enable forms of identification with the students. From the process of dispute of memories in relation to the character João Cândido Felisberto, the "Black Admiral", leader of the revolt of the lash and his process of heroification carried out in the municipality of São João de Meriti, where he lived for over 30 years and supported by Law n. 10,639/03, as amended by Law n. 11,645/08 which makes it compulsory in public schools and particular Brazil the discussion on racial issues we seek to present projects related to the theme for elementary school, high school and, in particular, youth and adult education, students of the more diverse age groups and social conditions. We believe that the research presents new possibilities to work on school history content that can be collaboratively carried out by practically all school subjects making the classes more meaningful, interactive and participative without to give up the foreseen contents. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação tem como objetivo analisar as possibilidades de elaborarmos aulas de história mais significativas a partir da construção de uma identidade com o local por meio do uso de personagens que possibilitem formas de identificação com os discentes. A partir do processo de disputa de memórias em relação ao personagem João Cândido Felisberto, o “Almirante Negro”, líder da Revolta da Chibata e seu processo de heroificação realizado no município de São João de Meriti, local onde o mesmo viveu por mais de 30 anos e amparados na Lei n. 10.639/03, alterada pela Lei n. 11.645/08, que torna obrigatório nas escolas públicas e particulares do Brasil a discussão sobre as questões raciais, buscamos apresentar projetos relacionados ao tema para alunos do ensino fundamental, ensino médio e, em especial, na educação de jovens e adultos, discentes das mais diversas faixas etárias e condições sociais. Acreditamos que a pesquisa apresenta novas possibilidades para trabalharmos conteúdos escolares de história que podem ser realizados de forma colaborativa por praticamente todas as disciplinas escolares, tornando as aulas mais significativas, interativas e participativas, sem abrir mão dos conteúdos previstos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aprendizagem histórica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Saberes e práticas no espaço escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cidadania e identidade social |
pt_BR |