DSpace Repository

O estresse presente na vida do acadêmico de enfermagem: uma revisão integrativa

Show simple item record

dc.contributor.advisor Souza, Sonia Regina de
dc.contributor.author Oliveira, Luana Alves de Oliveira
dc.date.accessioned 2022-01-06T19:54:35Z
dc.date.available 2022-01-06T19:54:35Z
dc.date.issued 2020-11-26
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Luana Alves de Oliveira. O estresse presente na vida do acadêmico de enfermagem: uma revisão integrativa. 2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13313
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O estresse presente na vida do acadêmico de enfermagem: uma revisão integrativa pt_BR
dc.title.alternative The stress present in the life of the nursing student: an integrative review pt_BR
dc.title.alternative El estrés presente en la vida del estudiante de enfermería: una revisión integradora pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.referee Souza, Sonia Regina de
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.subject.en Psychological Stress pt_BR
dc.subject.en Nursing students pt_BR
dc.subject.en Health education pt_BR
dc.description.abstracten Objective: to identify and discuss the stress factors present in the daily life of nursing students. Methodology: integrative rev iew of the national scientific literature. Eight studies published between 2015 and 2019 were selected by searching the Virtual Health Library and results were found in the following databases: Nursing Database (BDENF) and Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) and the Scientific Electronic Library Online (SciELO) electronic collection. Results: it was found that there is still a predominance of females in the nursing course, financial situation also emerged among the studies as one of the factors for stress present in the student's life , time management, students from private institutions showed higher levels of stress, increasing levels of stress throughout the semesters and marital status as a stress generating fator. Conclusion: improvement in quality of life with the identification of stress factors would provide a better academic and personal development Integrative practices of body and mind care would be excellent assistants in the maintenance that of stress levels. pt_BR
dc.description.abstractes Objetivo: identificar y discutir los factores estresantes presentes en la vida diaria de los estudiantes de enfermería. Metodología: revisión integradora de la literatura científica nacional. Se seleccionaron ocho estudios publicados entre 2015 y 2019 mediante la búsqueda en la Biblioteca Virtual en Salud (BVS) y los resultados se encontraron en las siguientes bases de datos: Base de Datos de Enfermería (BDENF) y Literatura Latinoameric ana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS) y la colección electrónica de la Biblioteca Electrónica Científica en Línea (SciELO). Resultados: se encontró que aún existe un predominio del sexo femenino en la carrera de enfermería, la situación económica también emergió entre los estudios como uno de los factores de estrés presente en la vida del estudiante , gestión del tiempo, los estudiantes de instituciones privadas mostraron mayores niveles de estrés, niveles de estrés crecientes a lo largo de los semestres y el estado civil como factor generador de estrés. Conclusión: la mejora de la calidad de vida con la identificación de factores de estrés proporcionaría una un mejor desarrollo académico y personal Las prácticas integradoras del cuidado del cuer po y la mente serían excelentes asistentes en el mantenimiento el de los niveles de estrés. pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Objetivo: identificar e discutir os fatores de estresse presentes no cotidiano do graduando de enfermagem. Metodologia: revisão integrativa da literatura científica nacional. Foram selecionados 08 estudos publicados entre 2015 e 2019, através da busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com os seguintes descritores: estresse psicológico; estudantes de enfermagem e educação em enfermagem enfermagem. Resultados: verificou-se que ainda existe o predomínio do sexo feminino no curso de enfermagem, situação financeira também surgiu entre os estudos como um dos fatores para o estresse presente na vida do estudante, gerenciamento do tempo, alunos de instituições privadas apresentaram maiores níveis de estresse, níveis crescentes de estresse ao decorrer dos semestres e estado civil como fator gerador de estresse. Conclusão: a melhoria na qualidade de vida com a identificação dos fatores de estresse iria proporcionar um melhor desenvolvimento acadêmico e pessoal. Práticas integrativas de cuidado ao corpo e mente seriam excelentes auxiliadoras na redução dos níveis de estresse. pt_BR
dc.subject.pt Estresse Psicológico pt_BR
dc.subject.pt Estudantes de Enfermagem pt_BR
dc.subject.pt Educação em saúde pt_BR
dc.degree.course Bacharelado em Enfermagem pt_BR
dc.degree.college Escola de Enfermagem Alfredo Pinto pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|