dc.contributor.advisor |
Souza, Sonia Regina de |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Luana Alves de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2022-01-06T19:54:35Z |
|
dc.date.available |
2022-01-06T19:54:35Z |
|
dc.date.issued |
2020-11-26 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Luana Alves de Oliveira. O estresse presente na vida do acadêmico de enfermagem: uma revisão integrativa. 2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13313 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O estresse presente na vida do acadêmico de enfermagem: uma revisão integrativa |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The stress present in the life of the nursing student: an integrative review |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El estrés presente en la vida del estudiante de enfermería: una revisión integradora |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Souza, Sonia Regina de |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.en |
Psychological Stress |
pt_BR |
dc.subject.en |
Nursing students |
pt_BR |
dc.subject.en |
Health education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Objective: to identify and discuss the stress factors present in the daily life of nursing
students. Methodology: integrative rev iew of the national scientific literature. Eight studies
published between 2015 and 2019 were selected by searching the Virtual Health Library and results were found in the following databases: Nursing Database (BDENF) and Latin
American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) and the Scientific Electronic Library Online (SciELO) electronic collection. Results: it was found that there is
still a predominance of females in the nursing course, financial situation also emerged among the studies as one of the factors for stress present in the student's life , time management, students from private institutions showed higher levels of stress, increasing levels of stress throughout the semesters and marital status as a stress generating fator. Conclusion: improvement in quality of life with the identification of stress factors would provide a better academic and personal development Integrative practices of body and mind care would be excellent assistants in the maintenance that of stress levels. |
pt_BR |
dc.description.abstractes |
Objetivo: identificar y discutir los factores estresantes presentes en la vida diaria de los
estudiantes de enfermería. Metodología: revisión integradora de la literatura científica
nacional. Se seleccionaron ocho estudios publicados entre 2015 y 2019 mediante la búsqueda en la Biblioteca Virtual en Salud (BVS) y los resultados se encontraron en las siguientes bases de datos: Base de Datos de Enfermería (BDENF) y Literatura Latinoameric ana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS) y la colección electrónica de la Biblioteca Electrónica Científica en Línea (SciELO). Resultados: se encontró que aún existe un predominio del sexo femenino en la carrera de enfermería, la situación económica también emergió entre los estudios como uno de los factores de estrés presente en la vida del estudiante , gestión del tiempo, los estudiantes de instituciones privadas mostraron mayores niveles de estrés, niveles de estrés crecientes a lo largo de los semestres y el estado civil como factor generador de estrés. Conclusión: la mejora de la calidad de vida con la identificación de factores de estrés proporcionaría una un mejor desarrollo académico y personal Las prácticas integradoras del cuidado del cuer po y la mente serían excelentes asistentes en el mantenimiento el de los niveles de estrés. |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Objetivo: identificar e discutir os fatores de estresse presentes no cotidiano do graduando de enfermagem. Metodologia: revisão integrativa da literatura científica nacional. Foram selecionados 08 estudos publicados entre 2015 e 2019, através da busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com os seguintes descritores: estresse psicológico; estudantes de enfermagem e educação em enfermagem enfermagem. Resultados: verificou-se que ainda existe o predomínio do sexo feminino no curso de enfermagem, situação financeira também surgiu entre os estudos como um dos fatores para o estresse presente na vida do estudante, gerenciamento do tempo, alunos de instituições privadas apresentaram maiores níveis de estresse, níveis crescentes de estresse ao decorrer dos semestres e estado civil como fator gerador de estresse. Conclusão: a melhoria na qualidade de vida com a identificação dos fatores de estresse iria proporcionar um melhor desenvolvimento acadêmico e pessoal. Práticas integrativas de cuidado ao corpo e mente seriam excelentes auxiliadoras na redução dos níveis de estresse. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estresse Psicológico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estudantes de Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação em saúde |
pt_BR |
dc.degree.course |
Bacharelado em Enfermagem |
pt_BR |
dc.degree.college |
Escola de Enfermagem Alfredo Pinto |
pt_BR |