DSpace Repository

Métodos para análises conceituais: revisão integrativa

Show simple item record

dc.contributor.advisor Tonini, Teresa
dc.contributor.author Azevedo, Arthur Freiman de
dc.date.accessioned 2022-01-07T19:13:42Z
dc.date.available 2022-01-07T19:13:42Z
dc.date.issued 2020-12-03
dc.identifier.citation AZEVEDO, Arthur Freiman de. Métodos para análises conceituais: revisão integrativa. 2020. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13319
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Métodos para análises conceituais: revisão integrativa pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Tonini, Teresa
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Objetivo: identificar as evidências científicas publicadas sobre os métodos utilizados para análises conceituais nas pesquisas de Enfermagem. Método: revisão Integrativa da literatura realizada em novembro de 2020 nas bases BDENF, LILACS e SCielo por meio de combinação entre os termos “Formação de Conceito”, “Concept Formation” e “Formaccíon de Concepto”. Resultados: vinte e três estudos compuseram a amostra final, onde surgiram três modelos de análise conceitual: método evolucionário de Rodgers; método proposto por Walker e Avant e modelo de análise teórica de Meleis. Conclusão: perceber, reconhecer e clarificar as características que estão contidas nas ideias garante respostas mais efetivas e oportunas nas tomadas de decisão. Os profissionais de Enfermagem precisam compreender a necessidade da análise constante dos conceitos, bem como do ensino dessas metodologias durante os cursos de graduação, na perspectiva de formar profissionais capazes de desenvolvê-las e colocá-las em prática agregando maior valor científico em suas pesquisas, práticas e ensino. pt_BR
dc.subject.pt Formação de conceito pt_BR
dc.subject.pt Metodologia pt_BR
dc.subject.pt Enfermagem pt_BR
dc.degree.course Bacharelado em Enfermagem pt_BR
dc.degree.college Escola de Enfermagem Alfredo Pinto pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|