dc.contributor.advisor |
Tonini, Teresa |
|
dc.contributor.author |
Azevedo, Arthur Freiman de |
|
dc.date.accessioned |
2022-01-07T19:13:42Z |
|
dc.date.available |
2022-01-07T19:13:42Z |
|
dc.date.issued |
2020-12-03 |
|
dc.identifier.citation |
AZEVEDO, Arthur Freiman de. Métodos para análises conceituais: revisão integrativa. 2020. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13319 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Métodos para análises conceituais: revisão integrativa |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Tonini, Teresa |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Objetivo: identificar as evidências científicas publicadas sobre os métodos utilizados
para análises conceituais nas pesquisas de Enfermagem. Método: revisão Integrativa da
literatura realizada em novembro de 2020 nas bases BDENF, LILACS e SCielo por meio de combinação entre os termos “Formação de Conceito”, “Concept Formation” e “Formaccíon de Concepto”. Resultados: vinte e três estudos compuseram a amostra final, onde surgiram três modelos de análise conceitual: método evolucionário de Rodgers; método proposto por Walker e Avant e modelo de análise teórica de Meleis. Conclusão: perceber, reconhecer e clarificar as características que estão contidas nas ideias garante respostas mais efetivas e oportunas nas tomadas de decisão. Os profissionais de Enfermagem precisam compreender a necessidade da análise constante dos conceitos, bem como do ensino dessas metodologias durante os cursos de graduação, na perspectiva de formar profissionais capazes de desenvolvê-las e colocá-las em
prática agregando maior valor científico em suas pesquisas, práticas e ensino. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação de conceito |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Metodologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.degree.course |
Bacharelado em Enfermagem |
pt_BR |
dc.degree.college |
Escola de Enfermagem Alfredo Pinto |
pt_BR |