| dc.contributor.advisor | Tonini, Teresa | |
| dc.contributor.author | Azevedo, Arthur Freiman de | |
| dc.date.accessioned | 2022-01-07T19:13:42Z | |
| dc.date.available | 2022-01-07T19:13:42Z | |
| dc.date.issued | 2020-12-03 | |
| dc.identifier.citation | AZEVEDO, Arthur Freiman de. Métodos para análises conceituais: revisão integrativa. 2020. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/13319 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Métodos para análises conceituais: revisão integrativa | pt_BR |
| dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co | Tonini, Teresa | |
| dc.degree.department | CCBS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Enfermagem | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Objetivo: identificar as evidências científicas publicadas sobre os métodos utilizados para análises conceituais nas pesquisas de Enfermagem. Método: revisão Integrativa da literatura realizada em novembro de 2020 nas bases BDENF, LILACS e SCielo por meio de combinação entre os termos “Formação de Conceito”, “Concept Formation” e “Formaccíon de Concepto”. Resultados: vinte e três estudos compuseram a amostra final, onde surgiram três modelos de análise conceitual: método evolucionário de Rodgers; método proposto por Walker e Avant e modelo de análise teórica de Meleis. Conclusão: perceber, reconhecer e clarificar as características que estão contidas nas ideias garante respostas mais efetivas e oportunas nas tomadas de decisão. Os profissionais de Enfermagem precisam compreender a necessidade da análise constante dos conceitos, bem como do ensino dessas metodologias durante os cursos de graduação, na perspectiva de formar profissionais capazes de desenvolvê-las e colocá-las em prática agregando maior valor científico em suas pesquisas, práticas e ensino. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Formação de conceito | pt_BR |
| dc.subject.pt | Metodologia | pt_BR |
| dc.subject.pt | Enfermagem | pt_BR |
| dc.degree.course | Bacharelado em Enfermagem | pt_BR |
| dc.degree.college | Escola de Enfermagem Alfredo Pinto | pt_BR |