dc.contributor.advisor |
Martarelli, Luzia da Costa Tonon |
|
dc.contributor.author |
Barcelos, Gustavo Campos |
|
dc.date.accessioned |
2022-01-31T23:09:30Z |
|
dc.date.available |
2022-01-31T23:09:30Z |
|
dc.date.issued |
2021-10-25 |
|
dc.identifier.citation |
BARCELOS, Gustavo Campos. O ensino remoto da análise combinatória para estudantes com deficiência visual. 2021. 74f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13330 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O ensino remoto da análise combinatória para estudantes com deficiência visual |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The combinatorial analysis online teaching for students with visual desabilities |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Scarpelli, Raquel Tavares |
|
dc.contributor.referee |
Martarelli, Luzia da Costa Tonon |
|
dc.contributor.referee |
Busse, Ronaldo da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Pinho, Tânia Maria Moratelli |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Petrópolis, Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Combinatorial analysis teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
low vision students |
pt_BR |
dc.subject.en |
Learning |
pt_BR |
dc.subject.en |
School supplies |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation is focused on math and inclusive teaching and its main goal is the
combinatorial analysis teaching to blind and low vision elementary education students,
using manipulable supplies that can be found at their own home environment. The
methodology applied on the development of the counting teaching was based on
BNCC, because the counting issue is one of the thematic units established on BNCC
for the elementary education. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho é voltado para o ensino de Matemática e Educação Inclusiva e tem como
objetivo principal o aprendizado do raciocínio combinatório por alunos da educação
básica que são cegos ou que possuem baixa visão, através do uso de materiais
manipuláveis, encontrados facilmente em suas próprias casas. A metodologia
aplicada no desenvolvimento do ensino da Contagem foi baseada na Base Nacional
Comum Curricular (BNCC), já que a Contagem compõe uma das unidades temáticas
estabelecidas pelo documento para a educação básica. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino da Análise Combinatória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Deficientes visuais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aprendizado |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Material concreto |
pt_BR |
dc.subject.pt |
BNCC |
pt_BR |