DSpace Repository

O ensino remoto da análise combinatória para estudantes com deficiência visual

Show simple item record

dc.contributor.advisor Martarelli, Luzia da Costa Tonon
dc.contributor.author Barcelos, Gustavo Campos
dc.date.accessioned 2022-01-31T23:09:30Z
dc.date.available 2022-01-31T23:09:30Z
dc.date.issued 2021-10-25
dc.identifier.citation BARCELOS, Gustavo Campos. O ensino remoto da análise combinatória para estudantes com deficiência visual. 2021. 74f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13330
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O ensino remoto da análise combinatória para estudantes com deficiência visual pt_BR
dc.title.alternative The combinatorial analysis online teaching for students with visual desabilities pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Scarpelli, Raquel Tavares
dc.contributor.referee Martarelli, Luzia da Costa Tonon
dc.contributor.referee Busse, Ronaldo da Silva
dc.contributor.referee Pinho, Tânia Maria Moratelli
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Petrópolis, Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Combinatorial analysis teaching pt_BR
dc.subject.en low vision students pt_BR
dc.subject.en Learning pt_BR
dc.subject.en School supplies pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation is focused on math and inclusive teaching and its main goal is the combinatorial analysis teaching to blind and low vision elementary education students, using manipulable supplies that can be found at their own home environment. The methodology applied on the development of the counting teaching was based on BNCC, because the counting issue is one of the thematic units established on BNCC for the elementary education. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho é voltado para o ensino de Matemática e Educação Inclusiva e tem como objetivo principal o aprendizado do raciocínio combinatório por alunos da educação básica que são cegos ou que possuem baixa visão, através do uso de materiais manipuláveis, encontrados facilmente em suas próprias casas. A metodologia aplicada no desenvolvimento do ensino da Contagem foi baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já que a Contagem compõe uma das unidades temáticas estabelecidas pelo documento para a educação básica. pt_BR
dc.subject.pt Ensino da Análise Combinatória pt_BR
dc.subject.pt Deficientes visuais pt_BR
dc.subject.pt Aprendizado pt_BR
dc.subject.pt Material concreto pt_BR
dc.subject.pt BNCC pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|