| dc.contributor.advisor | Bernardes, Aline Caetano da Silva | |
| dc.contributor.author | Santos, Jandir Luiz Pereira dos | |
| dc.date.accessioned | 2022-02-08T00:29:09Z | |
| dc.date.available | 2022-02-08T00:29:09Z | |
| dc.date.issued | 2021-10-27 | |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Jandir Luiz Pereira dos. uma proposta de ensino para o teorema de pitágoras a partir de uma perspectiva histórica. 2021. 86f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/13335 | |
| dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Uma proposta de ensino para o teorema de pitágoras a partir de uma perspectiva histórica. | pt_BR |
| dc.title.alternative | A teaching proposal for the pythagoras theorem from a historical perspective | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Bernardes, Aline Caetano da Silva | |
| dc.contributor.referee | Paula, Michel Cambrainha de | |
| dc.contributor.referee | Santos, Cleber Haubrichs dos | |
| dc.degree.department | CCET | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Profissional | pt_BR |
| dc.degree.local | São Gonçalo, Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | MATEMÁTICA | pt_BR |
| dc.subject.en | Pythagoras Theorem | pt_BR |
| dc.subject.en | Problematized mathematics | pt_BR |
| dc.subject.en | History of mathematics in mathematics teaching | pt_BR |
| dc.description.abstracten | In the present work, we present a teaching proposal for the Pythagorean Theorem with the objective of breaking with the unproblematic view of mathematics, in which concepts and processes are presented as unquestionable truths, ready and finished. In this view, mathematics is available only to people with innate talent, who are able to produce and reproduce it. Instead, we seek to promote a more problematized and inclusive mathematics, which goes beyond the application of formulas in closed- response exercises and encourages the student to reflect on concepts and processes. For this, we explore three historical practices: that of the Pythagorean school with figured numbers, that of Chinese mathematics around the base and height problem, and that of Euclid, concerning the use of the theorem (Book I of The Elements). Our proposal comprises a series of activities, implemented on the Desmos platform, which were applied in a school unit, with volunteer high school students. The choice for this theorem is due to the fact that it is a recurrent theme in Basic Education. The experience provided a reflection on the way in which the theorem was used in the civilizations in which the practices developed. This led students to produce different meanings for the theorem and realize that knowledge around it goes far beyond applying a formula to determine one side of a right triangle. The results found lead us to believe that a problematizing approach to mathematics can significantly help to understand the theorem and that the history of mathematics has the potential to promote this approach. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | No presente trabalho, apresentamos uma proposta de ensino para o Teorema de Pitágoras com o objetivo de romper com a visão da matemática não problematizada, em que os conceitos e processos são apresentados como verdades inquestionáveis, prontas e acabadas. Nessa visão, a matemática está ao alcance apenas de pessoas com talento inato, que conseguem produzi-la e reproduzi-la. No lugar disso, buscamos promover uma matemática mais problematizada e inclusiva, que vai além da aplicação de fórmulas em exercícios de resposta fechada e incentiva o estudante a refletir sobre conceitos e processos. Para isso, exploramos três práticas históricas: a da escola pitagórica com os números figurados, a da matemática chinesa em torno do problema de base e de altura e a de Euclides, relativa ao uso do teorema (Livro I de Os Elementos). Nossa proposta é composta por uma série de atividades, implementadas na plataforma Desmos, que foram aplicadas em uma unidade escolar, com estudantes voluntários do Ensino Médio. A escolha por esse teorema deve-se ao fato de ser um tema recorrente na Educação Básica. A experiência proporcionou uma reflexão sobre a forma com a qual o teorema foi utilizado nas civilizações em que as práticas se desenvolveram. Isso levou os estudantes a produzirem diferentes sentidos para o teorema e perceber que o conhecimento em torno dele vai muito além de aplicar uma fórmula para determinar um dos lados de um triângulo retângulo. Os resultados encontrados levam-nos a acreditar que uma abordagem problematizadora da matemática pode auxiliar significativamente a compreensão do teorema e que a história da matemática tem potencial para promover essa abordagem. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Teorema de Pitágoras | pt_BR |
| dc.subject.pt | Matemática problematizada | pt_BR |
| dc.subject.pt | História da matemática no ensino de matemática | pt_BR |