dc.contributor.advisor |
Penna, Fábio Xavier |
|
dc.contributor.author |
Martins, Fernando Nascimento |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-08T23:17:48Z |
|
dc.date.available |
2022-02-08T23:17:48Z |
|
dc.date.issued |
2021-10-27 |
|
dc.identifier.citation |
MARTINS, Fernando Nascimento.Uma proposta de abordagem da planificação de poliedros no ensino básico utilizando o recurso de realidade aumentada do geogebra. 2021. 56f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13336 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Uma proposta de abordagem da planificação de poliedros no ensino básico utilizando o recurso de realidade aumentada do geogebra |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A proposed approach to polyhedro planning in basic education using the geogebra augmented reality resource |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Penna, Fábio Xavier |
|
dc.contributor.referee |
Simas, Fabio Luiz Borges |
|
dc.contributor.referee |
Mathias, Carmen Vieira |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Spatial geometry |
pt_BR |
dc.subject.en |
Geogebra |
pt_BR |
dc.subject.en |
Polyhedra |
pt_BR |
dc.subject.en |
Augmented reality |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The ability to solve problems is not only needed in school learning, but also to
solve adversities in daily life. One of the obstacles that cannot be separated from
everyday life is related to the visualization of objects such as boxes, balls, buildings,
cabinets, among others and their associations with spatial forms in geometry.
Mathematics is a school subject that addresses this situation, especially in relation to
polyhedra. The objective of this study is to present proposals for activities using the
Augmented Reality 3D Geogebra Graphic Calculator software to overcome the
difficulties of students in solving problems related to the visualization of polyhedra and
their planning. Such proposals focus on training educators who teach Geometry
through digital technologies and encourage them in the continuous search for
professional improvement. It is concluded that, based on this proposal, the use of
augmented reality as a didactic tool in the study of Spatial Geometry is expected as
one more resource that facilitates student learning. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A capacidade de resolver problemas não é necessária apenas na
aprendizagem escolar, mas também para solucionar adversidades da vida diária. Um
dos entraves que não pode ser separado do cotidiano está relacionado à visualização
de objetos como caixas, bolas, prédios, armários, entre outros e suas associações à
formas espaciais em geometria. A matemática é uma disciplina escolar que aborda
essa situação, especialmente em relação aos poliedros. O objetivo deste trabalho é
apresentar propostas de atividades utilizando o software Calculadora Gráfica
Geogebra 3D de Realidade Aumentada para suprir as dificuldades dos alunos na
resolução de problemas relacionados à visualização de poliedros e suas planificações.
Tais propostas tem como foco capacitar educadores que lecionam Geometria por
meio de tecnologias digitais e incentivá-los na busca contínua pelo aperfeiçoamento
profissional. Conclui-se que é esperada, a partir desta proposta, a utilização da
realidade aumentada como ferramenta didática no estudo da Geometria Espacial
como mais um recurso facilitador no aprendizado dos alunos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Geometria espacial |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Geogebra |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Poliedros |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Realidade aumentada |
pt_BR |