DSpace Repository

Letramento financeiro dos professores do ensino fundamental da rede municipal de niterói e proposta de atividades de ensino

Show simple item record

dc.contributor.advisor Simões, Bruno Francisco Teixeira
dc.contributor.author Souza, Vanessa Nunes de
dc.date.accessioned 2022-02-10T01:47:35Z
dc.date.available 2022-02-10T01:47:35Z
dc.date.issued 2021-10-29
dc.identifier.citation SOUZA, Vanessa Nunes de. Letramento financeiro dos professores do ensino fundamental da rede municipal da cidade de Niterói e proposta de atividades de ensino. 2021. 147f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13341
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Letramento financeiro dos professores do ensino fundamental da rede municipal de niterói e proposta de atividades de ensino pt_BR
dc.title.alternative Financial literacy of elementary school teachers in the municipal network of the city of Niterói and proposals for teaching activities pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Coutinho, Helisson Ricardo Rufo
dc.contributor.referee Simões, Bruno Francisco Teixeira
dc.contributor.referee Coutinho, Helisson Ricardo Rufo
dc.contributor.referee Martarelli, Luzia da Costa Tonon
dc.contributor.referee Figueiredo, Auriluci de Carvalho
dc.contributor.referee Goulart, Amari
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Financial literacy pt_BR
dc.subject.en Financial education pt_BR
dc.subject.en Teacher training pt_BR
dc.description.abstracten With the high indebtedness rates of the Brazilian population, the recent inclusion of the Financial Education theme in the Common National Curriculum Base, in addition to the low performance of Brazilian students in the International Student Assessment Program, highlight the need to address this issue in schools. Thus, it is also important that teachers are able to approach Financial Education in a way that goes beyond teaching the calculation of percentages, simple and compound interests and fórmulas. Thus, this work seeks to analyze the Financial Literacy of Mathematics teachers who work from the sixth to the ninth year of Elementary School in the city of Niterói. For this, a questionnaire prepared in accordance with the proposals guidelines by the Organization for Economic Cooperation and Development was used. To obtain data, an online survey was conducted due to measures of social distancing with a SARS-Cov-2 pandemic. The dimensions Attitude, Behavior and Financial Knowledge were evaluated in order to propose activities to be used in classrooms to help with the Financial Literacy of teachers and, consequently, of students. The analysis and discussion of the results pointed to the need to address issues related mainly to financial behavior in the activities, including planning, budgeting and financial organization. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt As altas taxas de endividamento da população brasileira, a recente inclusão do tema Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular, além do baixo desempenho dos estudantes brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes evidenciam a necessidade de educar financeiramente a população o mais cedo possível. Desta forma é importante também que os professores estejam aptos a abordar Educação Financeira de maneira que vá além de ensinar o cálculo de porcentagens, juros e fórmulas. Assim, este trabalho busca analisar o Letramento Financeiro dos professores de matemática que atuam do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental na cidade do Rio de Janeiro/Niterói. Para isso, foi utilizado um questionário elaborado de acordo com as diretrizes propostas pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Para obtenção dos dados foi realizada uma pesquisa online devido às medidas de afastamento social resultante da pandemia do SARS-Cov-2. Foram avaliadas as dimensões Atitude, Comportamento e Conhecimento Financeiro com o objetivo de propor atividades para serem utilizadas nas salas de aula visando auxiliar no Letramento Financeiro dos docentes e consequentemente dos alunos. A análise e discussão dos resultados apontaram para a necessidade de abordar nas atividades os assuntos relacionados principalmente ao comportamento financeiro, incluindo planejamento, orçamento e organização financeira. pt_BR
dc.subject.pt Educação financeira pt_BR
dc.subject.pt Letramento financeiro pt_BR
dc.subject.pt Formação de professores pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|