dc.contributor.advisor |
Penna, Fábio Xavier |
|
dc.contributor.author |
Lemos, Leonardo Santos |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-10T23:45:24Z |
|
dc.date.available |
2022-02-10T23:45:24Z |
|
dc.date.issued |
2021-10-21 |
|
dc.identifier.citation |
LEMOS, Leonardo Santos. Uma proposta para o ensino remoto de áreas de figuras planas usando a calculadora gráfica desmos. 2021. 62f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13343 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Uma proposta para o ensino remoto de áreas de figuras planas usando a calculadora gráfica desmos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
a proposal for remote teaching areas of flat figures using the desmos graphic calculator |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Penna, Fábio Xavier |
|
dc.contributor.referee |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.referee |
Venceslau, Marilis Bahr Karam |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Remote learning |
pt_BR |
dc.subject.en |
Desmos graphing calculator |
pt_BR |
dc.subject.en |
Following teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Areas |
pt_BR |
dc.subject.en |
Plane geometry |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work addresses the adoption of Remote Education for the continuation of
teaching activities for elementary school students in the midst of the COVID-19
pandemic period. Then, the Desmos Graphing Calculator and its functionalities as a
tool to be used in carrying out the work proposal are presented. Continuing, a
didactic sequence for teaching areas of flat figures is presented, with their proper
descriptions, comments and possible deductions, in order to help the student in the
second segment of Elementary School in learning the subject. This didactic
sequence is composed of activities developed in the Desmos Calculator, whose
access links are available in the text. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Neste trabalho, aborda-se a adoção do Ensino Remoto para a continuação das
atividades letivas do aluno do Ensino Fundamental em meio ao período pandêmico
da COVID-19. Em seguida, apresenta-se a Calculadora Gráfica Desmos e suas
funcionalidades como ferramenta a ser usada na realização da proposta do trabalho.
Prosseguindo, é apresentada uma sequência didática para o ensino de áreas de
figuras planas, com suas devidas descrições, comentários e possíveis deduções, a
fim de auxiliar o aluno do segundo segmento do Ensino Fundamental
na aprendizagem do tema. Esta sequência didática é composta por atividades
desenvolvidas na Calculadora Desmos, cujos links de acesso são disponibilizados
no texto. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Calculadora gráfica desmos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Áreas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Geometria plana |
pt_BR |